Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ler corrente em AC


Posts recomendados

Boa tarde pessoal, estou com uma duvida..

 

Gostaria de saber se é possível ler corrente (corrente consumida) de um sistema AC, tipo medir com PIC a corrente que está sendo consumida por um chuveiro??

 

É possível??? jã vi que em sistema DC é mais fácil mas e em AC ??? 

 

Att.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu mencionei o CT ali em cima. Não precisa interromper o circuito pra usar CT. Se eu não me engano, dá pra encontrar sensores Hall para medição de corrente que não precisam ter o circuito interrompido. A vantagem do sensor de efeito Hall é que ele pode medir DC também, diferente do CT, que satura o núcleo com DC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tamanho do transformador depende da corrente máxima que ele suporta. O transformador possui uma relação entre a corrente do primário (fio), a corrente do o secundário (onde você realiza a medição) e seu número de voltas, exatamente como um transformador normal, mas com corrente no lugar de tensão. Por exemplo, num CT de 1:100 voltas você vai ter uma corrente no secundário 100x menor que a passando pelo fio. Você coloca um resistor de carga no secundário, mede a tensão nesse resistor, e usando a lei de Ohm e a relação de voltas do transformador, é possível calcular a corrente passando pelo fio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem outros sensores desse tipo (efeito Hall) que suportam correntes maiores. Como é que você vai ler a corrente só com amp op? Com uma corrente de mais de 30A você vai ter muita dissipação no resistor, e ainda tem o problema da alta tensão, que um amp op qualquer não vai aguentar.

Tem uns CIs para medidor eletrônico de energia que medem tensão e corrente e produzem os valores calculados de tensão, corrente, potência real, aparente e reativa, tudo com os valores RMS. Só ler a saída do CI com I2C, SPI, UART.

 

CT tem alguns problemas que eu não mencionei. Eles precisam de uma corrente mínima no primário para funcionarem corretamente (determinada pelo valor do resistor no secundário), podem ser saturados por DC e por correntes AC acima do limite máximo.

Sensores de efeito Hall possuem um certo "offset" na tensão de saída, que deve ser compensado pelo microcontrolador.

 

Existem outros CIs de medição de corrente por efeito Hall fora esse ACS712, a Allegro mesmo fabrica outros capazes de medir correntes muito maiores:

http://www.allegromicro.com/en/Products/Current-Sensor-ICs/Fifty-To-Two-Hundred-Amp-Integrated-Conductor-Sensor-ICs.aspx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...