Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Varistor para filtro de linha


Posts recomendados

Vi o topico aqui no forum "Tutorial: Construindo um filtro de linha... Atualizado" onde um membro indica uma montagem para um bom filtro de linha, porém o topico já foi fechado, então preferi abrir esse para falar sobre o assunto.

 

Lá indica um varistor TVR20201 ideal para rede de 110v, só que tenho procurado esse varistor para montar um filtro, mas não tenho achado.

 

Então gostaria que alguém me indicasse outro valor de varistor equivalente ao TVR20201 para rede de 110 ou 127v.

 

No aguardo! Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse varistor tem uma tensão nominal de 130 Volts RMS. ...   Não é o ideal para redes de 127 Volts, fica muito próximo a tensão nominal da rede. Prefiro colocar ai varistores de 150 Volts RMS.

Mas se desejares ai tem a correspondência:

Com tensão para 130 Volts: http://www.soldafria.com.br/varistor-20k-130-vac-s20k130-dnr20d201ks20k201-p-3317.html

 

Com tensão para 150 Volts: http://www.soldafria.com.br/varistor-20k-150-vac-s20k150-dnr20d241ks20k241-p-3318.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Faller, se eu quiser usar um desse mas de 180V tem algum problema?

 

Acredito que é mais fácil ter variações na rede para menos de 127v, raras vezes sobre aqui acima de 130v, mas só para dar uma distancia maior prefiro os 180v.

 

Achei no eletrodex.com.br esse TSV20D271 (175V), também de 20k:

http://www.eletrodex.com.br/varistor-20k-20mm.html

 

Tem uma lista de opções de tensões, para os mesmos 20k.

Posso optar por este também?

 

 

Cometi um equivoco, o topico de que eu falei não foi trancado, eu é que não estava logado na hora rs..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, outra coisa, se eu quiser montar o filtro para as duas tensões de 127 e 220v, conforme for a rede, é só usar um varistor de 250 a 300 V usando aquele esquema mesmo do tópico "Tutorial: Construindo um filtro de linha... Atualizado", caso a rede seja de 220v? 

Com essa tensão, vai valer também para 127v, já que uma tensão do varistor de 250v por ex está acima de 127v?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faller, outra coisa, se eu quiser montar o filtro para as duas tensões de 127 e 220v, conforme for a rede, é só usar um varistor de 250 a 300 V usando aquele esquema mesmo do tópico "Tutorial: Construindo um filtro de linha... Atualizado", caso a rede seja de 220v? 

Com essa tensão, vai valer também para 127v, já que uma tensão do varistor de 250v por ex está acima de 127v?

E exatamente assim que a maioria dos fabricantes de proteções age, aqui no Brasil.. Fazem filtros para 220 Volts e divulgam os mesmos como bivolt pois podem operar tanto em 110 quanto em 220 Volts..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, eu vi este post seu "Como tornei útil um estabilizador", você deve ter montado um ótimo filtro.

Tem como você me passar o esquematico do filtro e a lista de peças?

 

Como você montou o TCO?

 

Naquele post do AlmeidaFilho, não consegui ver as imagens dos esquemas, mas me parece que ele se inspirou nesse site aqui para fazer o filtro:

http://www.phrep.com.br/filtro_de_linha.pdf

 

é exatmente esse mesmo faller?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faller, eu vi este post seu "Como tornei útil um estabilizador", você deve ter montado um ótimo filtro.

Tem como você me passar o esquematico do filtro e a lista de peças?

 

Como você montou o TCO?

 

Naquele post do AlmeidaFilho, não consegui ver as imagens dos esquemas, mas me parece que ele se inspirou nesse site aqui para fazer o filtro:

http://www.phrep.com.br/filtro_de_linha.pdf

 

é exatmente esse mesmo faller?

O Almeida Filho foi o mentor do tópico e esse site que você ai fala, aquele PDF, foi somente um chupisco do tópico do Almeida Filho.. Alias, como cita o Roberto Bairros dos Santos, que você talvez não tenha lido ou leu e não entendeu....

 

Esquemático de filtro, não exatamente esse dai mas aquele que fiz para mim está ai:  Proteção e filtro de linha V2011 - By Faller - Montado num gabinete  de  estabilizador   

Tem para 120 e para 220 Volts..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom seu projeto! 

Os varistores que você usou são de 10k ou 20k?

Onde eu encontro o dispensor de 350v? ele é obrigatorio no circuito? qual sua aplicação?

e o rele, onde acho um bom? não sou ainda familiarizado com reles, me explique como testar o rele, quantos pinos ele tem (ou se o n° de pinos pode variar), o que cada pino é.

 

os componentes aderidos nos varistores atraves de pasta termica são os fusiveis? posso colocar qualquer fusivel ou tem um modelo especifico melhor? e os pontilhados verdes no esquema significam a adesão do fusivel ao varistor, isso mesmo?

 

o que significa os pontilhados azuis?

para que serve aquele botão "memorize"? onde acho?

 

as bobinas você enrolou com fio com fio comum encapado? quantos AWGs e quantas espiras?

quais devem ser as dimensoes do núcleo toroidal para enrolas as espiras?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito bom seu projeto!

Com esse mundaréu de duvidas que tens ai, fico pensando se essa sua afirmativa ai acima tem alguma significância..

 

Você me fez lembrar do vendedor de bíblia, gago, que sendo atendido pelo morador da casa em que abordara, para vender seu produto, disse a ele, gaguejando...

Você quer comprar uma bíblia ou prefere que eu a leia para você???

 

O que quero lhe dizer e que seria mais fácil fazer um filtro de linha/proteção do que responder a todos os teus questionamentos..

 

Mas vamos tentar:

1) Os varistores que você usou são de 10k ou 20k?

São de 20 mm e de 40 mm, como foi mostrado nas fotos de lá.. Bastava ler:

 

 

2) Onde eu encontro o dispensor de 350v?

Filtro_Proteo2011Fusveistrmicoscentelhad

No mercado de componentes eletrônicos..  poudera não teres encontrado,  nome correto é dispersor e não dispensor...

 

3) Ele é obrigatorio no circuito?

Obrigatório não é o termo.. É altamente desejável pois sua robustez e capacidade de suprimir surtos chega a ser 10 vezes maior que um varistor comum de 20 mm..

4) Qual sua aplicação?

É aplicado como supressor de surtos

 

5) Sobre relés.. Onde acho um bom?

No mercado de componentes eletrônicos

 

6) Não sou ainda familiarizado com reles, me explique como testar o rele, quantos pinos ele tem (ou se o n° de pinos pode variar), o que cada pino é.

Para testar um relé tem de saber suas características e sua pinologia. Tudo isso pode ser encontrado no datasheet do mesmo..

 

7) Os componentes aderidos nos varistores atraves de pasta termica são os fusiveis? posso colocar qualquer fusivel ou tem um modelo especifico melhor?

São fusíveis térmicos. Se abrem por excesso de temperatura e não por excesso de corrente como fusíveis comuns.. Esses dai: http://proesi.com.br/catalogsearch/result/?q=fusivel+termico

 

8) Os pontilhados verdes no esquema significam a adesão do fusivel ao varistor, isso mesmo?

Exatamente.. embora no circuito estejam em série com os varistores, mecanicamente estão acoplados lado a lado..

 

9) O que significa os pontilhados azuis?

Esses mostram o sentido do enrolamento do indutor. Note que um dos indutores tem exato o mesmo sentido em cada bobina e o outro tem o sentido inverso em uma bobina com relação a outra.

 

10) Para que serve aquele botão "memorize"? onde acho?

Aquele botão você aperta e ele habilita a alimentação nas tomadas de saída. Se faltar energia, mesmo que seja um instante de curta duração, , a energia das tomadas desarma e para rearmá-la terás de pressionar aquele botão novamente. Isso serve para evitar o entrar e sair da energia no caso daquelas faltas de energia onde a mesma fica piscando, saindo e voltando várias e repetidas vezes, uma atrás da outra, o que é prejudicial aos equipamentos em geral..  Essa sua pergunta demonstra somente sua preguiça de ler pois essa função, "Memória" ou memorize, foi amplamente discutida e apresentada como característica desejável da proteção que iria fazer e sua descrição completa está nos parágrafos 5 e 6 das características desejáveis da proteção. repito, tirada de lá...

 

- Push button com a função "memorize" no topo do dispositivo, que memoriza a alimentação, sendo que qualquer interrupção primária, na rede elétrica, dessa alimentação por mais de dois ciclos da rede elétrica de 60 Hz (interrupções maiores > 33 milisegundos) desfaz essa memória, desalimentando as 4 tomadas traseiras. Para novamente alimentar essas tomadas há que se pressionar o botão "memorize", no topo do dispositivo. Isso evita que seus equipamentos sejam submetidos ao repicar de entrada e saída da alimentação, da rede AC, se e quando isso vier a acontecer;

- A memorização deverá cair em qualquer uma de duas condições:

Se a tensão da rede elétrica faltar por dois ciclos ou mais;

Se a tensão da rede elétrica cair abaixo de 40 Volts (a ativação da função memorização só estará habilitada se a tensão de rede estiver acima de 80 volts AC);

 

Quem sabe agora você lê...

 

11) As bobinas você enrolou com fio com fio comum encapado? quantos AWGs e quantas espiras?quais devem ser as dimensoes do núcleo toroidal para enrolas as espiras?

Enrolei com fio cabinho (flexível) 18 ou 20 AWG e o número de espiras foi quantas couberam e o núcleo usado foi esse dai: http://proesi.com.br/cabos-e-fios/acessorios-para-bobinas/núcleo-toroidal-nt-27-16-12-2700-ip12r.html

Mais detalhes do núcleo aqui: http://www.thornton.com.br/produtos/nt.htm  Procure por PRODUTOS ==> NT  e depois pela descrição ==>  NT-27/16/12

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com esse mundaréu de duvidas que tens ai, fico pensando se essa sua afirmativa ai acima tem alguma significância..

 

 

 

kkkkkkkkkkk... é, meio paradoxo isso, mas tudo bem ! :)

 

Obrigado pelo retorno, você tem razão foi um pouquinho de preguiça em ler. Perguntei tudo isso porque tem hora que bate algumas duvidas, ainda sou leigo em varias coisas mas aos poucos vou pegando..

 

Vou começar a providenciar as peças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@faller, aproveitando o ensejo. afora o tamanho da "regua" que deveria ser maior, ter-se-a maior segurança, digamos assim, compensaria, por uma chave 110/220 e montar duas proteçoes, digamos assim, uma para 110V e outra para 220V?

 

digamos, algo REALMENTE bivolt?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@faller, aproveitando o ensejo. afora o tamanho da "regua" que deveria ser maior, ter-se-a maior segurança, digamos assim, compensaria, por uma chave 110/220 e montar duas proteçoes, digamos assim, uma para 110V e outra para 220V?

 

digamos, algo REALMENTE bivolt..

 

Não... É muito melhor ficar com a robustez de uma montagem com fios grossos do que tentar se beneficiar com chave com capacidade de chaveamento da ordem de 3 a 5 Amperes, como são as chaves seletoras de tensão..  Ademais o ganho não seria assim tão grande não..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller, aproveitando o ensejo. afora o tamanho da "regua" que deveria ser maior, ter-se-a maior segurança, digamos assim, compensaria, por uma chave 110/220 e montar duas proteçoes, digamos assim, uma para 110V e outra para 220V?

 

digamos, algo REALMENTE bivolt?

você diz fazer dois filtros dentro da mesma regua? numa posição a chave manda a rede para o filtro 110, noutra manda 220v para o filtro de 220?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...