Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como medir Resistência do relé


BobF

Posts recomendados

Olá boa noite,

Tenho um relé antigo da schrack Rud 101610, procurei por toda internet e não achei a datasheet..
Como não entendo muito de eletrônica, gostaria de saber como mede a resistência da bobina do relé com multímetro digital ou analógico?

Ajudaa pls!!!

Agradeço

140708093236991058.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basta você localizar qual dos pinos correspondem à bobina e — com o seletor do multímetro em resistência — colocar uma ponta de prova em cada pino da bobina. Simples assim. Esse rele tem bobina de 110 V, então vai ter uma resistência alta, comece medindo na escala de 20k e desça se necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado @Tomazelli ... deu certo
o relé tem resistencia de 3.84
so que o relé por ser 110v~ alternados, eu ligo ele em 110v~ funciona, so que notei que esquenta um pouco é normal?
a energia aqui de casa é 118,8 v será que esse é o motivo por ser um rele de 110v~ idenpendende da tolerancia maxima que nao sei, pois nao existe datasheet desse rele :/ eu acho

Olha o relé por dentro
140803022145114988.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino que deu 3,84K. Use sempre a unidade, evita erros e facilita o entendimento.

Jogue isso na lei de ohm e terá: 127V x 127V / 3840 = 4,2W de potência dissipada na bobina do relé. Normal esquentar um pouco com essa potência. A tensão normal das cidades é 127V, um pouco abaixo disso — ou um pouco acima, considerando a tensão nominal do relé — não faz nem cócegas nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino que deu 3,84K. Use sempre a unidade, evita erros e facilita o entendimento.

Jogue isso na lei de ohm e terá: 127V x 127V / 3840 = 4,2W de potência dissipada na bobina do relé. Normal esquentar um pouco com essa potência. A tensão normal das cidades é 127V, um pouco abaixo disso — ou um pouco acima, considerando a tensão nominal do relé — não faz nem cócegas nele.

isso mesmo 3.84K

Com sua explicação ficou tudo mais fácil.. obrigado mesmo por esclarecer minhas duvidas e me ajudar :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...