Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Medindo Distâncias com Ultrasom (US)


Posts recomendados

Este tópico visa a medição de distância, utilizando-se o ultrasom (US).

O ultrasom percorre o ar em determinada velocidade. Esta velocidade não é fixa, ela varia com a temperatura do ar ambiente. A expressão resultante não é linear. Ela foi inicialmente aproximada pela raiz de uma razão. Esta aproximação é aceitável dentro de limites. Estes limites se encontram fora das temperaturas ambientes normais. Ainda considerando-se essa não linearidade, a expressão anterior, com raiz de razão, foi aproximada por uma equação linear. Tal equação é mais apropriada para sua utilização em microcontroladores (uC). 

O uso desta equação em microcontroladores (uC) exige que se utilize variáveis do tipo ponto flutuante (PF). Operações com PF exigem muito mais memória do que operações com variáveis inteiras. O trabalho a seguir contém um pouco de teoria, com o objetivo de se chegar à expressão da distância percorrida pela onda de US.

A expressão da distância (h) obtida é função da velocidade da onda de US, em m/s, da temperatura ambiente (Ta), em ºC e do período, em s, que a onda de US percorreu o trajeto (para ir e retornar).

Como o sensor mais comum utilizado possui limitação da energia aplicada à onda de US, o percurso prático utilizável é limitado. Então seria mais interessante se utilizar o centímetro (cm) como unidade de distância. Para esta limitação, ocorre que o período do percurso da onda fica bem reduzido, a ponto de ser mais interessante usar o submúltiplo de micro segundos (us) para a medida deste percurso. Procedendo-se assim, podem-se utilizar variáveis inteiras com 32 bits para o cálculo da distância (h), reduzindo tanto o tempo com a operação, como a quantidade de memória necessária.

Indo um pouco mais além, caso o resultado da expressão tenha a finalidade de ser apresentada a um mostrador, pode-se re-escalar a expressão, para que ela possa ser calculada com apenas variáveis e constantes inteiras com 16 bits.

A dedução, com maiores detalhes, se encontra no arquivo a seguir.

 

http://www.4shared.com/download/uAMlyQnCce/US_Equao_Distncia.jpg?lgfp=3000

 

Como esta dedução foi realizada em pouco tempo, ela ainda não foi verificada. Caso alguém a utilize, solicito que apresente seus comentários, no sentido de obter a confirmação do material apresentado.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR,

Não seria possível voce publicar esses artigos na forma de um arquivo .pdf ?

Assim poderia anexar direto na mensagem, e todos nós poderemos abrir sem ter de baixar e descompactar...

Por exemplo eu uso um Ipad, e dá um baita trabalho baixar do 4 shared e descompactar !

Vou ver o post quando estiver no meu micro de casa.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!