Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem preta prejudica monitor?


Posts recomendados

  • Coordenador

Alexandre, um monitor LCD não possui uma tela como um monitor de "Tubo de Imagem" Nele LCD, há sempre uma luz sendo "projetada" atrás do painel de cristal... Sendo LED's ou Lâmpadas fluorescentes o "escurecimento" da tela não depende diretamente da fonte de luz, e sim da polarização dos cristais do painel! Portanto em monitores LCD, não existe economia de energia por exibir uma tela "escura".

O "escura" esta entre aspas, para não confundir com uma tela em preto/apagada, que é quando os circuitos cortam  a alimentação das lâmpadas ou LEDs que iluminam a tela....

 

Para uma maior economia, entre na opção de "Opções de Energia" (Dentro do painel de controle) > "Alterar configurações do plano"

e escolha um tempo para o Note ou PC, "Desligar o vídeo".

Isso fará com que os circuitos desligue os LED's ou Lâmpadas que iluminam a tela..., Nesse momento você estará economizando energia, Muito pouca, Mas estará!

 

Isso foi uma explanação muitíssimo genérica do funcionamento da iluminação dos monitores LCD! A tecnologia de hoje esta bem mais adiante!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu estou satisfeito com sua reposta. Mas preciso detalhar o caso.
 

Para uma maior economia, entre na opção de "Opções de Energia" (Dentro do painel de controle) > "Alterar configurações do plano" e escolha um tempo para o Note ou PC, "Desligar o vídeo".


Não adiantará eu fazer isso, porque estarei usando o computador remotamente, na rede local, conectado por VNC. O vídeo nunca desligará através desse método. Estou concluindo que para ele desligar eu tenho quatro alternativas:

  • Manter a tampa do notebook abaixada (o que não quero fazer)
  • Alterar o código do servidor UltraVNC
  • Descobrir e fazer um hack para desligar o monitor mantendo o UltraVNC independente
  • Testar se um monitor virtual com o ZoneScreen não possibilita manter o real desligado

Isso fará com que os circuitos desligue os LED's ou Lâmpadas que iluminam a tela..., Nesse momento você estará economizando energia, Muito pouca, Mas estará!


Sabe me dizer o quanto mais ou menos estaria sendo economizado?

Quando a tela de um smartphone está com muito brilho, a bateria acaba mais rápido...

 

PS.: editei a primeira postagem incluindo uma imagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Os Smartphones são todos de Leds, a economia neles (tela mais apagada ou apagada completamente) pode chegar a 60%, nos monitores de lâmpadas, essa economia não passa de 5 a 10% no "escurecimento" quando apagadas, lógico a economia é tão grande quanto os Leds...

 

Uma coisa não entendi na sua dúvida!, você tem necessidade da tela do Not ficar ligada mesmo você acessando-o remotamente?

 

Se não precisa da tela ficar ligada, entre naquela opção de energia que falei, e comande o not a desligar o vídeo em 5 Minutos, e deixe o resto, a/as outras configuração, (suspender/hibernar atividades, ou desligar etc. ...), como "nunca"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma coisa não entendi na sua dúvida!, você tem necessidade da tela do Not ficar ligada mesmo você acessando-o remotamente?

 

Se não precisa da tela ficar ligada, entre naquela opção de energia que falei, e comande o not a desligar o vídeo em 5 Minutos, e deixe o resto, a/as outras configuração, (suspender/hibernar atividades, ou desligar etc. ...), como "nunca"...

 

Vou explicar o problema que acontece pelo menos com o software experimentado até então. No servidor está sendo usado UltraVNC. No cliente, o Vinagre. Protocolo: VNC.

 

Eu quero que a tampa do notebook permaneça de pé. Uma motivação: estar tudo pronto para acionamentos esporádicos da webcam. Outra: não quero abrir e fechar a tampa muito frequentemente, para evitar ao máximo o desagaste mecânico de dobradiças (amolecer) e principalmente do cabo lógico do monitor (romper).

 

Se a tampa fosse abaixada, a tela apagaria e "tudo" estaria resolvido (mas não os meus dois requisitos/motivações acima), provavelmente pela ação de algum "interruptor" físico que existe controlando isso.

 

Se a tampa/tela fica em pé, não adianta configurar em Opções de Energia como você sugere, pois sistema operacional e UltraVNC lidam com os teclados e mouses remotos como se fossem teclado e mouse locais. Ou seja, se eu estiver teclando ou mexendo o mouse remotamente, os minutos configurados em Opções de Energia não contam.

 

Lembra que falei em "interruptor" físico, acima?

 

Tenho pesquisado se existe chamada de API Windows para valer mais do que ele. Mas não pude realizar testes e não sei quando terei tempo para isso. A soluções de software que pude testar até então só tem o mesmo poder de comando que as Opções de Energia tem: quando teclado ou mouse são movimentados, ainda que remotamente, a tela reacende.

 

Outro caminho seria alterar o código do UltraVNC para fazer uma melhor separação entre o que é entrada remota e o que local. Nele existem fluxos para o desligamento da tela, mas a execução do algoritmo não está entrando nesses casos. Talvez funcionasse em Windows XP, 2000, 9x... nesse notebook que está como servidor VNC o sistema operacional é Windows 7 Home Premium.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! 

Pelo título de sua pergunta, tela preta não prejudica em nada um monitor, seja de LCD, LCD/LED ou CRT(Tubo). Se desejar colocar alguma imagem o ideal é que seja uma imagem em movimento (Screensaver). Uma imagem estática para um monitor de Tubo é prejudicial, esses tubos contém FÓSFOROS e uma tela parada com o tempo marca na camada de FÓSFORO (exemplo bom está nos antigos televisores em que a hora constantemente, fica na tela, ao desligar dá para ver os "dígitos" ou números marcados na mesma. Veja se o software oferece uma tela em movimento(screensaver). Espero ter te ajudado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esqueçamos os monitores de tubo ou de plasma. O monitor é LCD, com lâmpadas, e não é de LED. Uma imagem estática, ainda que seja um preto uniforme e total (toda a área), prejudica ou não?

 

Tirando a limpo: eu já entendi que não economizaria energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...