Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lâmpadas fracas


Sr. Burns

Posts recomendados

Tenho uma série de lâmpadas no teto da casa da minha mãe. São LED, mas cada uma tem seu próprio reator.
Não sei se estão em série ou em paralelo. Nenhuma está queimada. Todas fracas.

 

Minha mãe reclama que trocou a "fonte" delas duas vezes, pois queimaram. Como é leiga, deixou tudo nas mãos do "técnico", que até agora não devolveu consertadas as fontes.

Segundo ela, a tensão das lâmpadas é 12 V.

Liguei um transformador de 12 volts, 8A naquela coisa (é o que eu tinha em mãos). Porém estão fracas.

 

Posso comprar um transformador de 15 Volts, 2A ? Ou o negócio é transistor mesmo ?
Obviamente, a primeira opção é muito mais fácil, mas Quais as consequências ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não aumente a tensão delas, se elas são feitas para trabalhar em 12v você deve seguir a fabricação. Passar disso vai fazê-las esquentar mais e diminuir a vida útil delas.

 

Qual a tensão de entrada dos reatores?

Não entendi o que você quis dizer com "fonte". Se elas trabalham com reator, a entrada deles deve ser 110v ou 220v, certo? Se não houver reator pode haver fonte. Mas está meio confuso qual dos dois elas usam.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente não tenho como ver a tensão de cada unidade. Estão bem presas as lâmpadas no gesso.

 

 

Coloquei uma fonte DC de 12V e 8Amps. Só piscam uma única vez (o que é esperado)

Então, coloquei o mesmo transformador 220->12V, e funcionou. Ou seja, é Corrente Alternada.

 

A Fonte que ali havia, a qual não tenho nenhuma informação, acredito ser apenas um booster... um amplificador de corrente alternada... algo do gênero...
 

Faço a pergunta, porque acredito que haja uma queda de potência.

Talvez haja 12 V, mas não haja corrente suficiente

Ou talvez, dependendo da instalação (série/paralelo), nem 12 Volts tenha aí.

Acredito que aumentando a tensão, a potência se estabilizaria.
É completamente errada essa lógica ?
Acredito que só queime se a tensão && a corrente ultrapassarem o limite. Um dos dois (ou talvez ambos) estejam abaixo do nível.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui está

https://onedrive.live.com/redir?resid=39BCAF40451D7329!340&authkey=!AAq9iRQuYFnJbyY&ithint=folder%2cjpg

Há aí a Foto do transformador

(tirada de celular velho)

 

8 Amperes, sem neutro, de 110/220 para 12V

No lugar dele tinha uma "fonte", que não sei do que se tratava. Nem exijo que minha pobre mãe saiba de eletrônica...

 

E a  Foto da lâmpada

Está horrível, mas realmente não há muito que se ver nela... Como fabricante, por exemplo.
 

 

Dêem palpites.

Há de fato pouca informação para se tirar uma boa conclusão.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ilkyest,
Atualizei o mesmo link acima e incluí as fotos do monstrinho.

 

Comprei o Trafo na Severo Roth, em Porto Alegre. 120 e pocos pila.

Neste momento tirei das lâmpadas e coloquei de volta na fonte que construí.

 

A propósito, estou longe das lâmpadas no momento. Provavelmente eu retorne em alguns meses para consertá-las. Até lá, devo recolher teorias.

 

Amarildo, Corrija-me se minha lógica falha:

Se as lâmpadas não possuem reatores próprios, e o técnico botou um trafo, elas iriam funcionar com metade do brilho, já que LED puro só funciona bem em DC (afinal, são diodos).

 

Primeiro pensei como tu: são LED, e não possuem reator próprio. então fui lá e fiz uma fonte DC (que incluia esse mesmo trafo gigante)

 

Nao funcionaram as lâmpadas em DC, não importando a polaridade.

 

PORÉM, elas deram uma quase imperceptível piscada, logo que ligo a fonte DC (equivalendo ao comportamento de meia onda senóide). Como sei que transformadores bloqueiam pós disparos de nível DC*, comecei a crer que já tenham reatores, e concluí que as lampadas eram AC.

 

Botei então trafo direto, e ligaram.

 

 

*Obs.: Nao sei se reatores têm ou não transformadores. Se nao têm, eu tive sorte. Errei a lógica mas consegui ligar as lâmpadas mesmo assim.

 

 

Semi queimadas... talvez tu tenha razão. Infelizmente é uma possibilidade.

Já que assim estão, nao tenho nada a perder se eu botar uma tensão maior e esperar queimar o resto...

Se for assim, me resta comprar o trafo de 15 V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...