Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vivo Speedy lenta a noite


Posts recomendados

Boa noite,

Estou tendo problemas com minha internet à 1 mês, toda noite a internet fica lenta. E é só de noite isso.

A velocidade contratada é 10mbs, de manhã, tarde e madrugada a internet fica normal, pega os 10mbs e de vez em quando até um pouco mais, mas é só chegar de noite que fica lenta demais, as vezes fica 1, 2, 3 megas. Fiz vários testes em sites como speedtest.net e speedtest.copel.net, de noite eles informam que a velocidade realmente está baixa.

O problema não deve ser o modem nem o provedor, pois liguei para a Vivo e vieram aqui pra tentar arrumar a internet e disseram que não tinha certeza de qual seria o problema e "por precaução" trocaram o modem e o provedor. Eles disseram que se não funcionasse teria que trocar os fios da linha telefônica que vai até a "caixinha" da speedy la no poste ou algo assim, disseram que eles não trocam e que eu que teria que providenciar isso. E também disseram que a internet teria que estar normal pois eles não dividem a conexão com outros usuários e que em outras operadoras é comum a internet ficar meio lenta de noite, mas na Vivo não.

O estranho é que meu PC não está "pingando". Digito o comando ping no cmd e recebo a mensagem: Esgotado o tempo limite do pedido; Isso em qualquer IP, enquanto no notebook ele pinga normalmente. Já tentei desativa o firewall e o anti-vírus e ainda não consegui pingar.

Meu modem atual: DM2270 ADSL 2FT + 2W1. O modem tem wifi e eu uso a internet no pc (conectado com o cabo amarelo, ethernet) e o notebook via wifi.

Lembrando que liguei várias vezes na Vivo antes de os técnicos virem aqui e eles sempre diziam que pra eles la no sistema, a internet estava normal, estava chegando os 10 mbs, mandaram várias cargas na velocidade e nada.

 

Podem me ajudar? Qual seria o problema na minha internet? Terei que trocar os fios aqui? A vivo realmente não troca esses fios?

Agradeço desde já.

 

OBS: Tentei usar o pingtest.net pra ver o ping, e aparece isso: http://prntscr.com/47mamo - No notebook eu consigo testar o ping, acabei de testar em um server de Florianópolis (sou do interior de SP) e os resultados foram: packet loss = unable to test - ping = 273 ms - jitter = 22 ms

 

Dando uma resumida: Faz mais de 1 mês que a internet fica lenta só de noite, não consigo usar o comando ping no meu PC que é conectado ao modem, meu notebook conectado via wifi consegue pingar normalmente (o ping fica meio alto por causa da net lenta).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse problema de horário de pico (noite) a internet cair de velocidade , pra mim é problema de infraestrutura sobrecarregada , isso porque mesmo a Vivo usando tecnologia DSL (Virtua usa Cabo) que não acontece compartilhamento com outros usuários , ou seja você tem um link ''dedicado'' de conexão , se tivesse algum problema no caminho ou no seu modem , nos outros horários do dia você iria ter uma conexão com baixa velocidade.

 

Mas você falou que seu PC o ping não funciona e no notebook funciona , logo eu suponho que tenha algo de errado com ele , já que o notebook está normal , veja se durante a noite com ele você consegue 10Mbps , faça isso com o PC desligado , se conseguir 10Mbps então o problema é algo do computador , se não conseguir pra mim ou é realmente infraestrutura sobrecarregada ou talvez alguém roubando a sua internet a noite.

 

Tenta ver também o note direito no modem se dá a velocidade certa , testa nos sites Speedtest/BrasilBandaLarga e qualquer outro com servidor no Brasil , Nvidia tem se não me engano , ou links de faculdades.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse problema de horário de pico (noite) a internet cair de velocidade , pra mim é problema de infraestrutura sobrecarregada , isso porque mesmo a Vivo usando tecnologia DSL (Virtua usa Cabo) que não acontece compartilhamento com outros usuários , ou seja você tem um link ''dedicado'' de conexão , se tivesse algum problema no caminho ou no seu modem , nos outros horários do dia você iria ter uma conexão com baixa velocidade.

 

Mas você falou que seu PC o ping não funciona e no notebook funciona , logo eu suponho que tenha algo de errado com ele , já que o notebook está normal , veja se durante a noite com ele você consegue 10Mbps , faça isso com o PC desligado , se conseguir 10Mbps então o problema é algo do computador , se não conseguir pra mim ou é realmente infraestrutura sobrecarregada ou talvez alguém roubando a sua internet a noite.

 

Tenta ver também o note direito no modem se dá a velocidade certa , testa nos sites Speedtest/BrasilBandaLarga e qualquer outro com servidor no Brasil , Nvidia tem se não me engano , ou links de faculdades.

 

Desliguei o PC, desliguei e liguei o modem e fiz os testes no notebook. A internet ainda estava lenta, fiz vários testes de velocidade e a velocidade de download variava de 2 à 8 mbps. Fiz teste de ping (pelo cmd do windows) com o IP do google (www.google.com.br) e o ping estava alto, variava de 100 à 200 ms, uma ou duas vezes apareceu mais de 500 ms no teste de ping. Também testei com o notebook conectado ao modem e continuou a mesma coisa.

 

O que você quis dizer com infraestrutura sobrecarregada?

 

Edit: Creio que não tenha ninguém roubando sinal do wifi, já troquei a senha recentemente e no IP da Vivo tem um "console de gerenciamento OpenRG" que dá pra ver os dispositivos conectados, não aparece nenhum exceto o meu PC e o notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Entre às 20H~23H, conexões e tráfego na rede(internet/infraestrutura), seja da VIVO, Virtua, GVT....aumentam muito. Já que neste período o pessoal está chegando em casa após o trabalho e etc., e esse aumento, faz com que ocorra variações de velocidade, devido a demanda/sobrecarga de acessos/utilização.

-  Isto deveria acontecer?

Claro que não. Mas, como todos sabemos, Brasil + Infraestrutura adequada/Serviço de Qualidade = "isso non ecziste"

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o estranho é que eu tenho essa internet faz mais de um ano e só à um pouco mais de 1 mês que começou isso, por que será?

E como eu disse lá no primeiro post, o técnico da Vivo que veio aqui disse que a internet da Vivo não compartilha velocidade com outros usuários, cada usuário tem sua velocidade e não deveria ocorrer problemas de lentidão. A internet é ADSL. Ele mentiu então?

Tem também o meu PC que não consegue pingar por algum motivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então , o problema do seu PC não conseguir pingar , pode ou não ter a ver com o problema da internet , sugiro que você deixe apenas o PC conectado na internet , passe os scans online do Kapersky e NOD32 além do Malwabytes Anti Malware (pode ser versão free mesmo) , se for algum vírus ou algo pesado , passar esses programas resolver tipo 90% dos casos , pelo menos assim já ''elimina'' vírus.

 

Depois eu tentaria atualizar ou desinstalar e instalar o driver de ethernet , tentar ver se o problema é a placa de rede.

 

O negocio de compartilhar é o seguinte , eu não sou técnico da vivo então não sei como é exatamente como funciona , mas sei como funciona o básico da tecnologia DSL , livro Kurose de redes, cada modem DSL utiliza a linha telefônica existente (par de fios de cobre traçados), para trocar dados com um multiplexador digital de acesso a linha do assinante (DSLAM) normalmente em alguma CT da operadora , essa linha telefonica conduz simultaneamente Download/Upload/telefone. Na operadora , na CT , o DSLAM separa os dados e os sinais telefonicos e envia aqueles para a internet. Centenas ou mesmo milhares de residencias se conectam a um unico DSLAM. A taxa de transmissão de down e up reais das residencias depende da distancia entre o CT e a sua casa , logo por isso normalmente se tem um limite de distancia.

 

Por isso ele falou que é dedicado , só que tipo , eu suponho que se esse DSLAM ou qualquer outro enlace(links ou os ''cabos de rede'' entre os roteadores) estiverem sobrecarregados , seu ping e velocidade realmente vão ser baixos.

 

No final a sua velocidade de rede , ou seja a vazão , não depende apenas do seu link para DSLAM e sim toda a rede até os sites , pra você ter uma visão boa disso só com livro de redes mesmo , normalmente os sites Speedtest tem servidores e enlaces parrudos para suportar testes, então o fator limitante fica do lado do seu ISP e sua rede interna mesmo.

 

Mas é aquela coisa , para isso ser o culpado da lentidão , tem que eliminar o resto , de qualquer forma hoje já existe Lei com relação a velocidade , talvez você já se encaixa nessa Lei , dá uma pesquisada , porque 2Mbps de 10Mbps é muito pouco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então , o problema do seu PC não conseguir pingar , pode ou não ter a ver com o problema da internet , sugiro que você deixe apenas o PC conectado na internet , passe os scans online do Kapersky e NOD32 além do Malwabytes Anti Malware (pode ser versão free mesmo) , se for algum vírus ou algo pesado , passar esses programas resolver tipo 90% dos casos , pelo menos assim já ''elimina'' vírus.

 

Depois eu tentaria atualizar ou desinstalar e instalar o driver de ethernet , tentar ver se o problema é a placa de rede.

 

O negocio de compartilhar é o seguinte , eu não sou técnico da vivo então não sei como é exatamente como funciona , mas sei como funciona o básico da tecnologia DSL , livro Kurose de redes, cada modem DSL utiliza a linha telefônica existente (par de fios de cobre traçados), para trocar dados com um multiplexador digital de acesso a linha do assinante (DSLAM) normalmente em alguma CT da operadora , essa linha telefonica conduz simultaneamente Download/Upload/telefone. Na operadora , na CT , o DSLAM separa os dados e os sinais telefonicos e envia aqueles para a internet. Centenas ou mesmo milhares de residencias se conectam a um unico DSLAM. A taxa de transmissão de down e up reais das residencias depende da distancia entre o CT e a sua casa , logo por isso normalmente se tem um limite de distancia.

 

Por isso ele falou que é dedicado , só que tipo , eu suponho que se esse DSLAM ou qualquer outro enlace(links ou os ''cabos de rede'' entre os roteadores) estiverem sobrecarregados , seu ping e velocidade realmente vão ser baixos.

 

No final a sua velocidade de rede , ou seja a vazão , não depende apenas do seu link para DSLAM e sim toda a rede até os sites , pra você ter uma visão boa disso só com livro de redes mesmo , normalmente os sites Speedtest tem servidores e enlaces parrudos para suportar testes, então o fator limitante fica do lado do seu ISP e sua rede interna mesmo.

 

Mas é aquela coisa , para isso ser o culpado da lentidão , tem que eliminar o resto , de qualquer forma hoje já existe Lei com relação a velocidade , talvez você já se encaixa nessa Lei , dá uma pesquisada , porque 2Mbps de 10Mbps é muito pouco.

 

Passei o ESET Online Scanner de madrugada e achou 9 ameaças, todas foram eliminadas. Não sei se as ameaças tem algo a ver com a internet lenta mas vou esperar até a noite pra ver se vai ficar lenta de novo.

Ah, enquanto o ESET Online Scanner estava escaneando eu consegui pingar por algum motivo, isso era umas 4:30 da manhã, consegui pingar normalmente, já agora, não vai de jeito nenhum: http://i.imgur.com/E5QeIPd.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ao meu ver são dois os problemas:

 

Primeiro, o seu PC que realmente esta (ou estava) prejudicado pela infecção aparentemente, ou mesmo pelo próprio programa de antvírus.

Segundo, o abaulamento da velocidade nesse período, à noite como disseram antes pode sim ser devido à sobrecarga na rede da sua localidade especificamente, pois a Vivo/Telefônica usa multiplexação estatística para conseguir dividir um único link de dado de um DG para todos conectados à ele. Outro fator, que é mais raro mas não impossível, é o de a DSLAM corrigir muito mais erros à noite (por causa das altas frequências do ADSL2+ para o Speedy 8Mbps) tendo que injetar na sua linha um sinal com mais ruídos e, com mais ruídos o DSLAM pelo ADSL2+ irá "adaptar" o sinal ao meio físico mais ruidoso e consequentemente vem o problema a baixa velocidade, pois a técnica "Rate_Adaptive" do ADSL faz isso: adapta o sinal para que não se perca o sincronismo entre o seu modem e a DSLAM;

 

Resumo da ópera: o problema de sobrecarga (de clientes), seja no DSLAM ou no link de dados que chega ao DG muito provavelmente é a fonte desses problemas. Infelizmente é algo praticamente impossível para você, como cliente, provar que isso ocorre e agora sua conexão fica ao sabor da sorte. Triste mas é a mais dura realidade.

 

Com relação ao seu PC, eu particularmente, não meço esforços e formato sem dó. Às vezes pode parecer radical demais, mas tem situações que é o mais recomendado.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Sei que o tópico é antigo, mas... putz, cara, é exatamente o que tá acontecendo aqui.

 

também tenho Vivo Speedy e essa ME%#* começou dia 02/03/2014 (sei exatamente o dia pois assisto jogos da NBA no PC há 4 anos, e começou a travar nesse dia). Tinha net de 4mb na época, e depois das 20:00 caia pra 1,3Mb... impossível ver streams, mesmo que esses necessitem de apenas 120kbp/s.

 

Até hoje, agora com net de 9Mb, a net fica lenta - todos os dias, sem exceção - à partir das 20:00 e vai até as 23:30 (justo a hora dos jogos).

 

Nesse meio tempo (7 meses), já reclamei umas 300 vezes na vivo, mudei de PC, se S.O, de provedor, testei sem roteador, mudei cabos e tudo mais... e o problema persiste.

 

Não sei se o autor do tópico conseguiu resolver o problema. Do mais, é só um desabafo mesmo ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

O tópico é antigo, a última mensagem que ressucitou é antiga, mas ainda nos dias de hoje passo exatamente pelo mesmo problema (imagino que vários outros usuários, inclusive aqueles que nem sabem mensurar o problema). Não preciso abrir um tópico ou explicar meu problema, a mensagem que abre o tópico descreve exatamente o que ocorre.

Durante do dia, minha conexão Vivo Internet de 10 Mbps chega a 15 Mbps várias vezes. A noite a velocidade é inferior a 3 Mbps, ficando em 1 Mbps em grande parte do tempo.

Aumentou a quantidade de usuários, mas as empresas mantiveram a mesma estrutura de fornecimento que obviamente não comporta a demanda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Estou passando pelo mesmo problema há uns 15 dias, tenho Speedy Vivo 10Mb, agora percebi que entre 19h30 e 24h a velocidade cai para 1 ou 2Mb, fica quase impossível de assistir no NetFlix. Já venho uns três técnicos aqui e nada, agora vão falar com o Supervisor deles para ver se ele vem aqui depois das 8h para constar o problema. Se continuar assim é melhor cancelar, pois nesse horário eu costumo assistir séries no NetFlix e jogar online tmb. O pior, é que aqui na região só tem Speedy como opção, caso não resolvam o problema vou ter que negociar o valor da mensalidade com eles pedindo para baixar já que não estão fornecendo a velocidade contratada. Qualquer novidade posto aqui, temos que reclamar, pois se for problema de infraestrutura deles, eles tem que sentir no bolso com os clientes pedindo ressarcimento pela impossibilidade de usar o serviço contratado.

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou passando pelo mesmo problema há uns 15 dias, tenho Speedy Vivo 10Mb, agora percebi que entre 19h30 e 24h a velocidade cai para 1 ou 2Mb, fica quase impossível de assistir no NetFlix. Já venho uns três técnicos aqui e nada, agora vão falar com o Supervisor deles para ver se ele vem aqui depois das 8h para constar o problema. Se continuar assim é melhor cancelar, pois nesse horário eu costumo assistir séries no NetFlix e jogar online tmb. O pior, é que aqui na região só tem Speedy como opção, caso não resolvam o problema vou ter que negociar o valor da mensalidade com eles pedindo para baixar já que não estão fornecendo a velocidade contratada. Qualquer novidade posto aqui, temos que reclamar, pois se for problema de infraestrutura deles, eles tem que sentir no bolso com os clientes pedindo ressarcimento pela impossibilidade de usar o serviço contratado.

 

abs

 

Aqui eu ligava lá todo dia, pois eu assisto NBA a noite, e travava sempre, liguei durante uns 6 meses, fizeram de tudo... até que num Domingo veio um técnico muito gente boa, que pediu pra mudarem a "porta" na central para uma mais nova, resolveu de vez, recebo os 8mb contratados 24/7 agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • mês depois...

Bom, resolvi o problema aqui em casa! Já tem mais de um mês que está funcionando normalmente em qualquer horário.

 O que eu fiz foi, depois quatro ou cinco técnicos vir aqui em casa trocar modem e tudo mais, um dos atendentes do suporte disse que quando os técnicos não resolvem o problema só resta falar com a ouvidoria. Com os números dos protocolos em mãos liguei na ouvidoria da vivo e informei que o problema não era ruído de linha ou modem etc, já que o problema só ocorria no mesmo horário, ou seja, das 20h até as 24h a conexão caía para menos de 1MB não importando se é feriado ou dia da semana, e justamente é o horário que os técnicos não trabalham, ou seja, você fica com o problema somente pra você, porque no horário em que o técnico pode vir a conexão estaria sempre normal... fiz questão de explicar detalhadamente e com a CERTEZA de que não erá nada relacionado com horário de pico ou defeito no computador e etc... Enfim eles disseram que iam monitorar a conexão para tentar identificar o problema.

 

  Passando uma semana eles me ligaram e disseram que esse problema estava relacionado ao horário de pico e limitações da banda da região e que nada poderia ser feito, e que iam me dar um desconto na próxima conta pelos problemas, mas claro que não concordei com nada e disse que ia solicitar esse desconto todos os meses até que o problema fosse resolvido.

  Agora com o número do protocolo da ouvidoria só restava falar com o a Anatel, meu irmão cuidou dessa parte (foi muito simples). Enquanto isso o que eu fiz foi chamar um técnico novamente, mas não para ele vir aqui em casa, disse para ele ir direto para central e resolver o problema de lá, como ele não consegue resolver o problema a 'O.S' (ordem se serviço) fica em aberto e ele tem que passar o 'problema' para o superior dele. Na mesma semana que informamos a Anatel passando para eles o número de protocolo de atendimento da ouvidoria e com O.S em aberto, olha só, como mágica o problema foi resolvido, a vivo me ligou para perguntar se já estava funcionando no intuito de fechar a O.S,  mas não 'fechamos' a O.S, dissemos que íamos testar por uma semana, passando esse tempo eles ligaram e dissemos que está funcionando perfeitamente.

 

Aqui na minha região não temos outro opção além da vivo e justamente no horário que estou em casa a internet era tão lenta quanto uma linha discada na época dos modens de 56k. Praticamente impossível de assistir o Netflix por exemplo. 

 

Enfim, problema resolvido, 10Mb em qualquer horário justamente como deveria ser!!!  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...