Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ganho de um transistor


Posts recomendados

Estou começando a estudar o funcionamento dos transistors, e pretendo utilizá-los em projetos com meu Arduino Mega. Porém, para não danificar minha placa tenho que tomar cuidado com a corrente gerada e a que será ligada no terra, e para saber isso dependo da informação do ganho/beta/hFE do transistor.

 

A questão é que ao olhar os Datasheets dos transistor, há sempre uma faixa de ganho (50-150, mín de 50, etc), e não um valor fixo padrão. Do que depende o ganho do transistor? Da corrente de base?

 

Obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Danilo Setton,

Perguntinha chatinha de responder ....

Para um determinado modelo de transistor, o ganho depende da corrente de base e da frequência, e de certo modo, da região de trabalho do transistor, pois se entrar em saturação o ganho cai muito pois não importa a corrente na base, a corrente do coletor não varia mais...

Quanto maior a corrente de base ou quanto maior a frequência utilizada, menor o ganho.

E para piorar , existe uma grande tolerância na fabricação, sendo que para a mesma corrente e mesma frequência voce pode ter dois transistores do mesmo modelo, um com ganho de 100 e outro com ganho de 200 !!!!

Para evitar problemas com isto, sempre utilizamos circuitos onde o ponto de operação é quase independente dessas variações.

Por exemplo, um estágio de pré-amplificador RIAA para cápsulas magnéticas quase sempre utiliza dois transistores de alto ganho ( cerca de 300 ) , mas o ganho total é diminuido por meio de realimentação negativa, e acaba sendo menor que 100.

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Como você disse que esta começando a estudar não deve estar fazendo nada que precise de muita precisão, então pode simplesmente medir com o multímetro, pois, mesmo que o ganho possa variar, provável que não seja nada muito significativo. Só dar uma olhada pela net que tem sites ensinando a medir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

show de resposta do amigo @aphawk!! Existem mais maneiras de proteger seu precioso kit. p.ex. com acoplador ótico. (mas este não tema do seu tópico)

Voltando ao bjt, uma maneira bem grosseira de visualizar seu ganho é RC/RB. Ou seja quanto maior o RC e menor RB, maior ganho. (obviamente respeitando o datashit). Lembrando que é de corrente.

 

Falando em ganho, em breve você vai preferir os ampops. É serio! rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...