Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quero começar na programação


Posts recomendados

Você procura aprender por livros, faculdade ou pelo computador?

 

Caso seja pela faculdade, eu lhe recomendo fazer uma de Ciência da Computação, que abordará desde a lógica de programação até linguagens avançadas como C e C++.

 

Também existe a faculdade de Engenharia da Computação, com a qual lhe será muito boa se você gosta de Hardware e de entender como o computador verdadeiramente funciona. Apesar de lá o foco não ser programação, você aprende a programar em Assembly para poder trabalhar com microcontroladores e usar mais recursos de seu computador.

 

Caso prefira aprender por livros, existem muitos bons, vou lhe indicar alguns:

 

  • HTML5: A linguagem de marcação que revolucionou a Web
  • Violent Python: A cookbook for Hackers, Forensics Analystics, Penetration Testers and Security Engineerings
  • C - Completo e Total
  • A bíblia de Borland Delphi

Dentre outros.

 

Ou, você também pode aprender pelo computador, indo em sites, assistindo video-aulas, baixando apostilas ou mesmo lendo livros lá, seja em PDF, pelo Scribd ou por outro meio.

 

Eu por exemplo, aprendi (e ainda aprendo) a programar pelo computador, comecei estudando por vídeo-aulas, depois fui a alguns sites, fui baixando apostilas e livros e agora tenho um bom conhecimento em HTML, CSS e Python, sendo que no momento estou aprendendo C.

 

Caso você queira, conheço algumas boas fontes de conteúdo gratuito para começar a estudar programação, e posso lhes indicar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

codeacademy.com

 

Te garanto que a melhor coisa que você pode fazer é pegar uma noção de programação antes de entrar na faculdade. Não precisa aprender tudo, mas pelo menos saiba como resolver alguns problemas matemáticos usando a programação.

 

Não existe isso de aprender linguagem X e linguagem Y, se você sabe programar, você programa em qualquer linguagem, o que existe é uma adaptação à uma certa linguagem. É a mesma coisa que um médico falar que sabe operar homens mas não sabe operar mulheres. E a melhor linguagem pra se aprender é Pascal, depois que você pegar o ritmo da coisa, vai pra Python, Java e C.

 

E outra, não pense que na faculdade você vai aprender a fazer esses programazinhos que todo mundo acha que vai fazer na faculdade, os programas que você vai fazer vão ser pra resolver problemas matemáticos, tipo, um que calcule a série de fibonacci, calcular raiz, justificar textos, potenciação sem multiplicar, ordenação, e por ai vai.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que eu quero cursar alguma especialização(curso técnico, profissionalizante...) antes de terminar o ensino médio, tenho interesse na programação, mas pelo o que eu vi não "existem" cursos desse tipo, e a maioria dos estágios são oferecidos para quem cursa curso técnico em informática, então o que eu quero saber é: o caminho certo seria começar um técnico em informática e aprender sozinho programação em várias línguas? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que eu quero cursar alguma especialização(curso técnico, profissionalizante...) antes de terminar o ensino médio, tenho interesse na programação, mas pelo o que eu vi não "existem" cursos desse tipo, e a maioria dos estágios são oferecidos para quem cursa curso técnico em informática, então o que eu quero saber é: o caminho certo seria começar um técnico em informática e aprender sozinho programação em várias línguas? 

 

Cara, o técnico em informática trabalha mais com hardware, faz manutenção de micro e etc... Você não precisa fazer nenhum curso profissionalizante pra aprender a programar. O caminho certo seria esse sim, mas você também teria que saber fazer manutenção. E outra, você não aprende a programar naquela linguagem X, você aprende a programar independentemente da linguagem, é aquilo que falei, não existe isso de "eu sei programar em c mas não sei em python", o cara que falar isso nunca vai trabalhar em lugar nenhum, porque a programação é a mesma, seja ela em pascal ou em java, você só vai ter que se adaptar a certas linguagens, e isso pode demorar um pouco. Uma coisa que você vai ouvir muito é "O problema da programação não é o código, e sim o algoritmo".

 

Se eu fosse você, não faria técnico, estuda e passa pra uma federal. Só faça técnico se você estudar em uma escola técnica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estudo em uma escola que também tem o ensino técnico, conforme eu estudei algumas linguagens diferentes eu notei isso, a maioria são BEM semelhantes, o que muda mais é a sintaxe e as possibilidades/flexibilidade e fronteiras delas.
o que eu quero fazer agora, é um estágio, não vou deixar de seguir esse caminho em uma faculdade, apenas quero fazer um curso técnico ou algo que me capacite pra isso agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...