Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação para PC de baixo custo


Posts recomendados

Primeiramente, se estou postando em local errado peço desculpas, pois de todos os locais que li, este parece ser o mais adequado para o tipo de tópico que venho a criar.

 

A questão é que perdi meu computador, que era um Core i7 com uma HD 6950. Fui vítima de estelionato, não quero entrar em detalhes. Agora é correr atrás e montar um novo computador. Considerando que preciso trabalhar na condição de, no máximo, gastar R$ 600,00 por mês em hardware, preciso de uma sugestão dos mais entendidos. Sei que com este orçamento será impossível eu obter um Core i7 novamente, mas andei pesquisando um pouco sobre peças e pelo meu uso, não chega a ser necessário um i7.

 

Eu pensei em duas alternativas, me ajudem à escolher a que me traga o melhor custo x benefício.

 

Na primeira opção, estou com um antigo computador (não tão antigo) que quero fazer um upgrade. O computador que está em minha mão é um Core 2 Duo E7500 com a placa-mãe citada abaixo, 2 pentes de memória genéricas de 2GB (totalizando 4GB), uma fonte de alimentação genérica de 250w e um HD de notebook de 100GB, utilizando uma VGA OnBoard da placa mãe (uma G41 Express). Do set atual, só quero manter a placa-mãe, e ir comprando aos poucos as outras peças (uma por mês). A ideia é deixar este set de configuração da seguinte forma (colocando o mês de compra ao lado de cada peça):

Processador: Core 2 Quad Q9550 @ 2.88Ghz (com 12mb de Cache L2) (Outubro)
Placa-Mãe: ASUS P5G41T-M (sem alteração)
Memória: 8GB (2x4GB) DDR3-1333 Kingston Hx. Fury (Kit) (Novembro)
Placa de Vídeo: PNY GTX 750ti 2GB DDR5 (Janeiro)
Fonte: Power-X 500w Reais (Setembro)

HD: SSHD Seagate Híbrido 1TB 3.5' (sim, um dos únicos híbridos para PC e não para notebook) (Dezembro)

Gabinete: Vinik Gamer Storm s/ fonte (Setembro)

 

Considerando que o principal uso do computador é para uso geral e jogos atuais (não exijo gráficos no ultra em todos os jogos), minha pergunta é: O bottleneck que terei com relação à este C2Q com a GTX 750ti será comprometedor? Seria algo tão exorbitante a ponto de não compensar o investimento ou é um bottleneck de poucos FPS?

 

Neste alternativa, eu presumo concluir o upgrade até Janeiro. Já na segunda alternativa, iria prolongar um pouco mais, porém pelo que pesquisei pode ser que dure uns 2 anos pelo menos. Nessa alternativa, eu não iria mexer neste computador que estou usando. Iria montar um set do zero, da seguinte forma:

 

Processador: AMD FX-6300 Six-Core @ 3.00ghz (Outubro)
Placa-Mãe: ASUS M5a78l-m Lx 
(Outubro)
Memória: 8GB (2x4GB) DDR3-1600 Corsair Vengeance (Kit) (Dezembro)
Placa de Vídeo: PNY GTX 750ti 2GB DDR5 (Fevereiro)
Fonte: Power-X 500w Reais (Setembro)

HD: SSHD Seagate Híbrido 1TB 3.5' (Janeiro)

Gabinete: Gamer Iluminium Black s/ fonte (Setembro)

 

Apesar de neste set os valores estarem um pouco apertados, é o máximo que posso pagar, sendo que o mais caro (o limite do meu gasto) nessa configuração, seria o kit do processador + placa-mãe que sai justamente pelos R$ 600,00.

 

Por favor, não me deem outro tipo de recomendação mais cara, pois já fiz todos os cálculos possíveis baseado em meu ganho e este upgrade e set que projetei é a única esperança de eu ter um computador usável nos próximos meses.

 

Desde já, muito obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem como Diminuir custos ai, Por exemplo o FX6300 as vezes você pode encontrar Semi Novo. Não compre um Core 2 Quad, já esta muito antigo. Alem disso amd e mais barato e com Multiplicador destravado para OC. A MOBO pode ser nova. Mais se tome cuidado , as vezes você pode pagar menos nela pegando uma Que tem Menos Recurso. Por exmplo, HDMI, se for umar um VGA, HDMI na MOBO é enfeite, USB 3.0. Você tem HD externo com USB 3.0, é você usa isso. VGA é muito pessoal, então escolha você. Fonte acho que serve, mais tambem tem a Solid 600w que é da Argus. Inclusive a Power-X, se não me engano e da Argus Também. Gabinete Também é pessoal, pórem se não for comprar MOBO com USB 3.0 entre outras coisas o Thermaltake v3 funciona bem. HD é bom Mais Você precisa de 1TB com SSHD, ou 500 de Note já Funciona. Procure no Mercado Livre. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem como Diminuir custos ai, Por exemplo o FX6300 as vezes você pode encontrar Semi Novo. Não compre um Core 2 Quad, já esta muito antigo. Alem disso amd e mais barato e com Multiplicador destravado para OC. A MOBO pode ser nova. Mais se tome cuidado , as vezes você pode pagar menos nela pegando uma Que tem Menos Recurso. Por exmplo, HDMI, se for umar um VGA, HDMI na MOBO é enfeite, USB 3.0. Você tem HD externo com USB 3.0, é você usa isso. VGA é muito pessoal, então escolha você. Fonte acho que serve, mais tambem tem a Solid 600w que é da Argus. Inclusive a Power-X, se não me engano e da Argus Também. Gabinete Também é pessoal, pórem se não for comprar MOBO com USB 3.0 entre outras coisas o Thermaltake v3 funciona bem. HD é bom Mais Você precisa de 1TB com SSHD, ou 500 de Note já Funciona. Procure no Mercado Livre. 

 

Então, na alternativa da FX-6300, é na verdade um kit de placa-mãe + processador que me sai por R$ 599,00 como eu já havia mencionado, um dos mais vendidos do mercado livre, e com frete grátis. A placa-mãe é básica, e tem tudo o que eu preciso, de fato não haveria necessidade de HDMI on-board. Pelo que vi, esta placa mãe do kit não tem USB 3.0 :/ apesar de não ter HD externo, realmente fico com receio de um dia precisar dessa tecnologia... Em relação ao HD, em todos os cenários eu vou comprar o SSHD de 1TB. Eu tinha 96gb de SSD + 1TB de HD da Seagate, porém sai mais caro que 1TB SSHD que novamente desempenhará perfeitamente no que eu preciso. VGA foi pelo custo x benefício, e a fonte + Gabinete foi pelo preço mesmo :P Sobre o processador da AMD, vi vários vídeos pela internet e simplesmente me apaixonei tanto pelo custo x desempenho quanto pelo baixo consumo de energia, só que obviamente sairia mais caro que o C2Q. A questão aqui é: O C2Q, mesmo fazendo um overzinho, ficaria TÃO atrás assim do FX-6300? Lembrando que a resposta aqui será decisiva para a minha compra ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazer uma recomendação pra daqui 3 até 6 meses é pra lá de complicado, pela variação de preços. Ou a falta dela, em se tratando de Brasil...

 

A única coisa que não recomendaria de jeito nenhum é a fonte. A escolhida é de 200 Watts apenas, não os 500 da propaganda.. Não olhe fonte por preço..

 

O kit da AMD é bem melhor..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazer uma recomendação pra daqui 3 até 6 meses é pra lá de complicado, pela variação de preços. Ou a falta dela, em se tratando de Brasil...

 

A única coisa que não recomendaria de jeito nenhum é a fonte. A escolhida é de 200 Watts apenas, não os 500 da propaganda.. Não olhe fonte por preço..

 

O kit da AMD é bem melhor..

 

Ainda tem este problema do intervalo de compra entre as peças. Mas em relação ao preço, creio que não vá subir, o pior é a tecnologia mudar né... A fonte em questão seria esta: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-573322378-fonte-atx-500w-reais-power-x-black-super-silenciosa-com-nf-e-_JM. Com certeza ela é apenas 200W reais? o.O Considerando que seja, estes 200W não segurariam uma FX 6300 (95w) + GTX 750ti (60w - acho eu)?

 

E um dos vídeos que ví a Q9550 em gameplay foi este: https://www.youtube.com/watch?v=tiD1z61KbDo. Utilizando-se de uma GTX 760 no BF4 e ainda com ShadowPlay ativo, praticamente não vi um lag sequer. Isso me fez pensar muito no Q9550 pela economia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se pode gastar 600 reais por mes por que não parcela tudo no cartão em 10 ou 12x?

Por que não tenho cartão e, na realidade, 600 é o maximo que posso gastar em 1 mês, e não todos os meses, entende? Minha sobra é na faixa de 300, no mês que eu for pagar 600, nao pagaria outras coisas para no outro mês não comprar nenhuma peça e pagar o que não paguei do mês anterior... Por isso 600 só poderia gastar duas vezes: 1 pro kit mobo + processador e 1 pra VGA uns 2 ou 3 meses depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda tem este problema do intervalo de compra entre as peças. Mas em relação ao preço, creio que não vá subir, o pior é a tecnologia mudar né... A fonte em questão seria esta: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-573322378-fonte-atx-500w-reais-power-x-black-super-silenciosa-com-nf-e-_JM. Com certeza ela é apenas 200W reais? o.O Considerando que seja, estes 200W não segurariam uma FX 6300 (95w) + GTX 750ti (60w - acho eu)?

 

E um dos vídeos que ví a Q9550 em gameplay foi este: https://www.youtube.com/watch?v=tiD1z61KbDo. Utilizando-se de uma GTX 760 no BF4 e ainda com ShadowPlay ativo, praticamente não vi um lag sequer. Isso me fez pensar muito no Q9550 pela economia.

Sobre a fonte, o último post deste tópico, vai te esclarecer:

 

http://forum.gamevicio.com/topico/2013/12/duvida-fonte-powerx-px500-real-ou-generica/#post_1924639

 

 

Fonte BOA MESMO, custa um pouco mais

 

https://www.guerradigital.net/fontes/evga/fonte-evga-430w-80-plus-certified-active-pfc-100-w1-0430-kr.html

 

https://www.guerradigital.net/fontes/corsair/corsair-builder-series-cx430-430w-atx12v-v2-3-80-plus-bronze-pfc-ativo-cp-9020046-ww.html

 

 

Sobre o link do Youtube.. o_O

 

O ruim é que a maioria das comparações só é feita com CPUs modernas. Imaginava que um Core2Quad era bom, mas não sabia que ainda tinha gás assim.. Viraria uma opção..

 

Uma coisa que me faz pensar se vale a pena atualizar MOBOs antigas é compatibilidade. Vez ou outra, vejo gente com MOBOs antigas tendo problemas, principalmente com essas memórias novas.. Seria muito bom mesmo, ter certeza que aquela Kingston é compatível com sua MOBO.. Se for, já terá uns 600 e poucos de economia..

 

É disso que estou falando:

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1079985-como-setar-1066mhz-na-bios/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este link e mais alguns que me fizeram pensar muito em investir num Q9550 que não costuma chegar a R$ 400,00. Minha reação foi a mesma!

 

Então, sobre as memórias, eu pesquisei e vi que esta placa mãe suporta 1333 mesmo, e ainda assim caso não suportasse, ela iria diminuir a frequência para 1066. Aliás, as duas memórias genéricas que estou usando são 1333.

 

Sobre a fonte, tinha cogitado pegar esta na primeira pesquisa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-568926845-fonte-corsair-500-builder-series-cmpsu-500cx-pfc-ativo-500w-_JM, só que sobe MUITO em meu orçamento :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Source_Code_Bcl

 

Então, o último link que postei ali em cima é de um cara com uma placa-mãe com o mesmo chipset que o seu. E deu problema.. A máquina nem dá boot.. O fato de suportar a frequência, não significa necessariamente, que ela vá suportar a memória.. Como você tem um orçamento curto, comprar algo "no escuro" é tenso demais..

 

Sobre a fonte, a mais barata que realmente é de qualidade é essa:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-570568530-fonte-seasonic-ss-350bs-350w-reais-80-plus-bronze-pfc-ativo-_JM

 

Ou a EVGA que linkei ai em cima.. E não. Aquele PC ali, não precisa de uma fonte de 500 Watts não..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, se for Gastar 300 por Mês. E já For começar. Pode já pensando em Que vai comprar. AMD ou Intel. Sabendo isso vá Atrás de uma MOBO. Se as Opções são o Core 2 Duo ou FX6300. Eu sei que o FX6300 cooler Box esta 300 reais, que cabe no orçamento pro mês que vem. Fica a sua Como Comprar, se compra de 2 em dois meses ou de 1 em um Mes. Agora vou dar minha opinião, acho melhor você começar Mes que Vem e Comprar uma MOBO com suas Necessidades, depois o Processador. Antes da RAM, Compre a Fonte e o Gabinete junto e gaste mais 300. Após HD e a Memoria. Outra dica e que Você não precisa comprar as memorias de uma vez só, outra dica sobre memoria é que veja se e Preciso adquirir uma Corsair Vengeace, as vezes uma Value Select da Corsair de 1600Mhz já esta de Bom tamanho. A não ser que você va fazer OC e precise de Dissipação de calor, latência baixa entre outras coisas. Sobre essa Placa da AMD, eu tenho uma e sei que é Bem simples e bem eficiente. Mais Sobre ou FX6300 com TDP no maximo e não e ruim. Se quiser eu passo o link do cara que me Vendeu no MercadoLivre, ou Paguei 185 e retirei na santa efigenia. Vale lembra que ontem no Forum tinha um cara vendendo uma placa da Gigabyte AM3+ por 180, a placa e melhor que essa ASUS para algumas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, galera. Então resumindo, vocês não me indicam investir num Q9550 e ir "upgradeando" aos poucos meu atual set, correto? Por mais econômico que seja a primeira opção, compensa gastar mais um pouco no FX 6300?

 

Caso eu investisse no upgrade do C2Q, por mais quanto tempo acham que rodaria aplicações atuais de forma satisfatória? 2 anos?

Caso eu investisse no FX 6300, por quanto tempo acham que rodaria bem todo tipo de aplicações? 4 anos?

 

Reforçando que, apesar de eu ter vindo de um Core i7, não sou exigente nem paranoico para que tudo seja aberto em um piscar de olhos (apesar que mesmo que fosse, meu orçamento não permitiria tal luxo).

 

De qualquer forma, comprarei primeiro a fonte e gabinete, pois ainda da tempo de ir decidindo até o mês da compra do kit AMD ou do C2Q.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixe, sei lá se compensa.. O FX-6300 tá com o mesmo preço..

 

Respondendo sua pergunta anterior, acho que tanto o FX-6300 quanto o Q9550 não tem vida muito longa. Mais um ano, um ano e meio. E olha que o Core2Quad é de 2008..

 

Mas se os dois tem tempo de vida semelhantes, por que eu deveria então comprar o kit AMD? Pelos vídeos que vi, eu podia ter certeza que o FX 6300 iria durar no mínimo 3 anos rodando aplicações atuais com ótimo desempenho o.O

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se os dois tem tempo de vida semelhantes, por que eu deveria então comprar o kit AMD? Pelos vídeos que vi, eu podia ter certeza que o FX 6300 iria durar no mínimo 3 anos rodando aplicações atuais com ótimo desempenho o.O

Posso estar viajando nessa previsão, mas a arquitetura deles não ajuda muito..

 

Talvez não valha a pena mesmo. Se C2Q suporta uma GTX 760, deve ser uma boa. Pelo menos é uma economia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...