Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

LGA 1150 X LGA 2011


Posts recomendados

A comparação está desproporcional, pois o i7-4790 é bloqueado para overclock. A comparação correta seria i7-4790K com i7-4820K. Nesse caso, o i7-4790K é bem melhor, pois o kit é mais barato. Tem placas-mãe muito boas de até 500 reais para o i7-4790K, enquanto o i7-4820K começa a partir de mil reais. E o i7-4790K é visivelmente mais forte do que o i7-4820K. Acho que chega perto dos 15%, pois só em relação ao i7-4770K ele tirou uns 10% em stock. Ou seja, gastar muito mais por um processador bem mais fraco.

 

Por que é mais caro? Porque o LGA 2011 tem:

 

40 pistas PCI, contra 16 do LGA 1150. Na prática, se você não for fazer tri SLI, o LGA 1150 segura duas Titan se for preciso. Acima de duas, aí o LGA 2011 é necessário para não dar gargalo.

Memória ECC, que geralmente é usada para servidor. Pesquise "memória ECC" para saber mais.
Acho que memória quad channel. Mas isso também só importa para quem faz edição de vídeo, renderização de arquiterura, etc. Coisa profissional mesmo, com arquivos de dezenas de gigas.

 

Mas como 99% das pessoas não faz tri/quad SLI, não usa memória ECC e não precisa de quad channel, a plataforma se torna um luxo muito caro. Sendo que o i7-4790K é bem mais forte do que o i7-4820K. Para comprar LGA 2011, eu acho que só vale a pena a partir dos hexacores, que custam R$ 2.500 reais. Mas aí nem precisa discutir, pois é só abrir a carteira / cofre.

 

Mas eu esperaria um pouco, pois em setembro vai ser lançado o Haswell-E, soquete LGA 2011-3, e o processador base vai ser um hexacore, talvez um pouco mais caro do que o i7-4790K. Dizem que a CPU base também vai vir só com 16 pistas PCI, mas de qualquer maneira é um hexacore. Aí já vale a pena. A questão é que vai vir tudo novo: placas-mãe novas, memória DDR4 novas, CPU novas. É provável que o kit saia pelo dobro do preço do LGA 1150. Talvez em 2015 começe a ficar mais barato.

 

Mas isso aqui no Brasil, porque já tem memória DDR4 ECC vendendo na Newegg não muito mais caro do que a DDR3.

 

Intel hexacore um pouco mais caro do que o quad core e com DDR4? Vai ter muita gente coçando a carteira por aí. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...