Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com o Speed Step


Posts recomendados

Olá pessoal. Resolvi criar este tópico já que não consegui resolver meu problema com nenhum outro.
Bem, eu tenho um i3 2348M CPU @ 2.30GHz e uma Intel HD graphics 3000, já que as placas de vídeo onboard necessitam muito do processador para ter um bom desempenho em jogos, simplesmente com essa tecnologia da Intel Speed Step, não consigo obter o máximo desempenho da placa onboard.
Essa tecnologia 
Speed Step da bendita Intel, seria muito boa se funcionasse bem no meu notebook. Quando vou jogar o clock do processador fica em 798.10MHz, depois sobe para o máximo que é 2194.76MHz, depois de alguns segundos rodando BF3 com 35~40 FPS, ele caí para 20 FPS, e quando vou olhar no CPU-Z, sim o clock volta para o mínimo 798.10MHz. Procurando sobre isso percebi que o problema é esse Speed Step, já fiz de tudo para tentar faze- lo funcionar normalmente mas não adianta, então o único jeito que achei para acabar com isso foi desabilitar esse maldito Speed Step, mas como ? Li sobra tópicos por aqui mesmo do Clube do Hardware para tentar desativa-lo, e li que para desativa-lo só pela BIOS, mas ai que ta o problema, a BIOS do Windows 8 não tem nada disso de Speed Step por lá...
E agora fica minha pergunta para vocês, como vou desabilitar o 
Speed Step ? Tem outro jeito de desabilita-lo a não ser pela BIOS ? Ou eu que sou muito burro e não sei mexer na BIOS ? Espero respostas por que esse problema já está me deixando louco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É melhor postar na seção de notes, porque a dinâmica é diferente. Ele pode estar aquecendo e diminuindo o clock do processador. O speed step (acho que é turbo boost) só pode ser desabilitado pelo BIOS, mas é simples. Pesquise no seu manual que deve ter o caminho correto. Mas se você desabilitá-lo, pode ser que tenha problema de superaquecimento e o note desligue.

 

Por isso eu acho melhor abrir um tópico na seção de notes.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só colocar o perfil de energia no Windows em "máxima performance" ou algo do tipo, que eu saiba isso força o clock do processador no máximo, já que o Speedstep é controlado pelo SO. Mas há um porém: o processador é capaz de reduzir o clock por conta própria se sua temperatura estiver muito alta (sem possibilidade de ser desligado, por razões óbvias). Eu tive uma experiência desse tipo com um notebook antigo meu, o processador era um Core 2 Duo, 1.86 GHz: O cooler estava entupido de poeira, literalmente (só descobri isso muito tempo depois) e fazia com que o processador atingisse 100C toda vez que algo pesado estava rodando por algum tempo, então o clock diminuía sozinho pra 1.33 GHz (que nem era o mais baixo que ele conseguia chegar), e depois subia de novo, quando o processador esfriava um pouco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

 

SpeedStep e Turbo Boost possuem funções diferentes, sendo que o primeiro é utilizado para diminuir o clock e a tensão da CPU quando a mesma não está sendo utilizada ou caso esteja aquecendo demais (o mesmo que faz o Cool'n'Quiet da AMD). Já o segundo faz exatamente o contrário: aumentar o desempenho quando o sistema é exigido, aumentando o clock e a tensão.

 

@Illuminati Jr.

 

Seria interessante utilizar seu notebook em uma base para notebook, pois em razão da temperatura a CPU pode estar diminuindo o clock. Dê uma olhada:   http://laptop-coolers-review.toptenreviews.com/

 

Caso tenha dúvidas quanto a qual temperatura está a CPU, esse software analisa a temperatura dos núcleos da CPU lendo o DTS (Digital Thermal Sensor) que fica dentro do processador:   http://www.alcpu.com/CoreTemp/howitworks.html

 

A dica do amigo @victhor393 é válida, porém se você quer forçar a desabilitação permanente do SpeedStep seria somente através da BIOS, sendo que não são todas as BIOS que possuem essa opção, ainda mais se for de notebook como nesse caso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...