Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas com o processador AMD FX-9370


Posts recomendados

Bom dia, estou pensando em fazer um Upgrade no meu PC, e estou de olho no FX 9370. Mas não sei qual placa mãe se encaixa melhor nesse processador. Vamos as dúvidas:

1 - Qual placa-mãe pode ser utilizada no FX-9370?

2 - Qual cooler é recomendado para a FX-9370?

3 - Qual fonte é necessária para o FX-9370 + Placa-mãe + Cooler + AMD Randeon R9 280x + Memória G.SKill Ripjaws X 16GB (2X8GB) DDR3 1866Mhz -16GBXL?

 

Procurei pelo forum do CDH e achei algumas coisas mas, não sei se tudo se encaixa:

Placa-mãe : Sabertooth 990FX R20

Cooler: Cooler Master Hyper 212X

 

Gosto de comprar na Kabum e pesquiso os preços também por lá, se alguém poder fazer a gentileza de me ajuda, ficaria muito agradecido !!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, esse FX-9370 é um FX-8350 overclocado de fábrica. Termal design de 220W? Eu acho piada de mau gosto da AMD. E você ainda vai ter que comprar um cooler H100 ou similar para rodar com temperaturas decentes.

 

Pelo que você quer comprar, é uma grana meio mal aplicada. Seria melhor:

 

i5-4690K com uma Z97X Gaming 5 da Gigabyte, UD5, Asus Z97-Pro ou similar. Compre um cooler EVGA ACX, faça um over de 4.6Ghz e seja feliz.

 

Se não for fazer over, poder ser um i5-4690 com GA-Z97X-SLI (bom preço, 615,00 na Pichau) e uma R9 290 (GTX 780) ao invés da R9 280X (faria uma diferença). Ou até uma B85 ou H81.

 

Na verdade, recomendo abrir um tópico na seção de micros para jogos. Dê o seu orçamento que o pessoal monta um micro muito mais forte para jogos do que esse aí que você quer comprar. Assim evita de você gastar dinheiro desnecessário.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa, Eu já tenho a R9, e estava pensando em comprar um processador, placa mãe, um cooler e se precisar uma fonte nova, já que a minha é de 700W.

Só não sei qual a placa mãe pra FX-9370 e um cooler também !!!

 

Mas precisa ser esse FX-9370? Como eu disse, é engodo. Mas se você quiser gastar dinheiro, a Sabertooth 990FX R20 suporta ele sim. Mas você precisa de um cooler forte. Esse Hyper 212X não deve segurar. Veja no site a especificação de tdp. Eu acredito que só um EVGA ACX ou H80 para cima segura 220W. Mas tem que ver as especificações de cada cooler. Por isso que eu digo que esse processador é meio piada. Para jogos, o i5-4690K vai ser melhor em 90% dos casos e o sistema vai ficar mais rápido. Até porque a R9 280X é "fraca" para todos os dois processadores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas precisa ser esse FX-9370? Como eu disse, é engodo. Mas se você quiser gastar dinheiro, a Sabertooth 990FX R20 suporta ele sim. Mas você precisa de um cooler forte. Esse Hyper 212X não deve segurar. Veja no site a especificação de tdp. Eu acredito que só um EVGA ACX ou H80 para cima segura 220W. Mas tem que ver as especificações de cada cooler. Por isso que eu digo que esse processador é meio piada. Para jogos, o i5-4690K vai ser melhor em 90% dos casos e o sistema vai ficar mais rápido. Até porque a R9 280X é "fraca" para todos os dois processadores.

 

O i5-4690k é quase 200 reais mais caro que o FX-9370, mas já que a placa-mãe suporta, ta beleza. Em relação ao cooler o h80, olhei no site da corsair ele não tem socket pra AM3+, mas o ACX tem sim, sou meio leigo neste assunto, será que é este mesmo e ele serve? http://www.evga.com/articles/00781/

Achei tambem esse da Cooler Master : http://www.coolermaster.com.br/detProduto.php?cod=78

Qual dos dois seria mais indicado ??

Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os dois estão praticamente pelo mesmo preço no kabum e pelo mesmo preço no Boa Dica (você podia comprar um dos dois no Rio, no ed. Avenida Central). Onde você está comprando? 200 reais de diferença é muita coisa.

 

Eu não estou vendo os tdps dos coolers nos sites, mas o EVGA ACX é muito parecido com o H80. Todos os dois vão servir. A presilha do soquete AM3+ é igual a do AM3, então não faria diferença (eles não costumam fazer o update das especificações), mas eu acho melhor comprar o EVGA, pois é quase igual e pela metade do preço. Só tem que ver o gabinete, pois esses coolers top de linha são grandes.

 

Eu sei que você vai comprar o FX-9370 de qualquer maneira, mas com essa grana você poderia comprar até um i7-4790K (não é i5, mas i7) com uma placa-mãe Z97 de 600 e pouco e o Hyper 212X e ficar com o melhor processador do mercado, pelo mesmo preço e com um sistema que consome e esquenta bem menos. Ainda com M-2 e SATA express. E compatível com os Broadwell.

 

Mas boa sorte com a sua compra. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o @Contiusa: precisa ser esse 9370?? Tem um review (em inglês), que mostra o desempenho dele e do FX-9590.

 

http://us.hardware.info/reviews/5135/amd-fx-9590-and-fx-9370-review-amds-return-to-the-high-end-market

 

Basicamente tem o mesmo desempenho de um 8350, consumindo o dobro de energia..

 

 

Como disse o @Contiusa, ele necessita de refrigeração específica, placa específica e fonte de potência maior. Se esse i5 é 200 reais mais caro, todo o conjunto necessário pro 9370 rodar direito, torna o custo muito desfavorável ao FX..

 

Nem precisa trocar de plataforma, mas pelo que o 9370 oferece, o 8350 é MUITO mais negócio...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o @Contiusa: precisa ser esse 9370?? Tem um review (em inglês), que mostra o desempenho dele e do FX-9590.

 

http://us.hardware.info/reviews/5135/amd-fx-9590-and-fx-9370-review-amds-return-to-the-high-end-market

 

Basicamente tem o mesmo desempenho de um 8350, consumindo o dobro de energia..

 

 

Como disse o @Contiusa, ele necessita de refrigeração específica, placa específica e fonte de potência maior. Se esse i5 é 200 reais mais caro, todo o conjunto necessário pro 9370 rodar direito, torna o custo muito desfavorável ao FX..

 

Nem precisa trocar de plataforma, mas pelo que o 9370 oferece, o 8350 é MUITO mais negócio...

 

Poderia me ajuda dizendo, Qual placa-mãe se encaixaria no 8350 ? E um cooler?

Eu poderia usar essa placa-mãe no FX-8350? http://www.kabum.com.br/produto/34969/placa-mãe-asus-p-amd-m5a99x-evo-r2-0-ddr3

Por gentileza

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o 8350 é algo mais "normal", pode ficar com uma de chipset 970:

 

http://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-mãe-gigabyte-ga-970a-ds3p-am3-chipset-amd-970a-box

 

 

O dinheiro economizado, você pode utilizar em outras coisas. Ou ficar com a 990FX. Qualquer uma é muito boa.. Um bom Air Cooler, na faixa dos 150 reais, já daria conta dele.. É recomendado um cooler melhor que o padrão que vem com eles..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Cara, esse FX-9370 é um FX-8350 overclocado de fábrica. Termal design de 220W? Eu acho piada de mau gosto da AMD. E você ainda vai ter que comprar um cooler H100 ou similar para rodar com temperaturas decentes.

 

Pelo que você quer comprar, é uma grana meio mal aplicada. Seria melhor:

 

i5-4690K com uma Z97X Gaming 5 da Gigabyte, UD5, Asus Z97-Pro ou similar. Compre um cooler EVGA ACX, faça um over de 4.6Ghz e seja feliz.

 

Se não for fazer over, poder ser um i5-4690 com GA-Z97X-SLI (bom preço, 615,00 na Pichau) e uma R9 290 (GTX 780) ao invés da R9 280X (faria uma diferença). Ou até uma B85 ou H81.

 

Na verdade, recomendo abrir um tópico na seção de micros para jogos. Dê o seu orçamento que o pessoal monta um micro muito mais forte para jogos do que esse aí que você quer comprar. Assim evita de você gastar dinheiro desnecessário.

 

Apesar de eu ser fã da AMD, concordo total com os amigos!

 

O preço que você gasta num AMD-FX 9370 você ou compra um i5/7 ou cai matando no 8350 e faz um over básico (além de consumir muito menos, não requerer uma fonte especial ou water cooler).

 

Fora que a plataforma AM3+ tá morta. Duvido muito que a AMD vá lançar o Steamroller desktop pois já abandonou o projeto de módulos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa noite,esse processador e otimo amigo,pode comprar sem medo,eu tenho um com as seguintes configuraçoes,

Fx 9370

Saberthoot.fx990.R.2,te que ser a R.2(importante)esta placa e para over extremo e com materias de classe militar,tudo de ferrite e não de ferro com performance de 25% a mais do que as comuns,antecipador de ceramica e e muito bonita ,mas vai sair a gem 3.que e a mesma so que com pci expres x3,mas nao acho vantage um aumento de 2 frames,esse pci expres e lenda,so para vender,procure se informar

H80i corsair esta de bom tamanho,deixa sua cpu trabalhar no calor a 34 graus,h100 e mais caro e precisa ter gabinetes maiores para baixar a temperatura em 1 a 2 graus.

eu tenho 16 gigas de vegence de 1600mhz,que nao e muito bom,pois o controlador de memorias do processador e de 1333mhz e 1866mhz,por isso para ter compatilidade total e bom comprar a 1866 mhz

o que ficou meio duvidoso e a fonte,tenho uma termalthake 775w reais e esta bom para mim,esta tudo dk na monitoraçao dela,inclusive a 3;3 w,que vai para a cpu,esta dando ate abaixo,o resto esta no limite;

nao caia nessa que ele e um fx 8350 com over,pois o fx8350 nao chega a 5.0 mhz no over automatico feito pela placa-mãe nem a pau,ja tive um,o orçamento sai mais barato mesmo com o water e a placa-mãe que tem que ser top,mesmo assim vale a pena,pois nunca um processador citado acima chega nos pes dele,e voce vai ter tudo de bom com essa configuração,gastando a mesma coisa que os da intel com placa-mãe xing ling e cooler a ar,  e vai ter melhor performance e produtos de qualidade,a intel e uma *****,so gasta dinheiro com ela quem cai na onda dos benkmarcks,testa tem que ser no jogo,o bichinho a 5.0 mhz,e rapidissimo,e roda qualquer jogo!!nao de dinheiro para intel,eles fazem os compradores de palhaço,preços altissimos e voce roda tudo com a amd da mesma forma que um intel,paga pela marca,nao sou fan boy,simplesmente dou valor ao meu dindim e quero coisas boas,abraços!!!!!


Esqueci de dizer que tpd não e consumo de energia e sim de temperatura,e claro que essa tpd consome um pouco mais de energia,mas não todos esses 220w,o silicio,material dos componentes dos processadores ja nao estão mais aguentando a evoluçao dos processadores e logo logo a intel se quer continuar com performance vai ter que aumentar sua tpd de qualquer jeito,a amd se antecipou e ja esta projetando processadores com esses tpd para continuar a evoluçao.a cada modelo elescorrigen mais os erros dos primeiros.pois começou do zero,logo os inteis da vida vão aumentar suas tpd,que inclusive ja esta a 140w de tpd,abraços

post-751385-0-95630500-1421209458_thumb.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Que isso galera, tava loco pra adquirir esse processador FX 9370, não sei se o @lasox11x adquiriu esse processador, tópico bem antigo, mas eu comprei desse, e claro, pra aguenta a alta temperatura, peguei um Water da Corsair H110i. Esse da conta tranquilo. A placa-mãe peguei uma GIGABYTE GA-990FX-GAMING AMD AM3+ CHIPSET AMD 990FX. Pelo o que eu li, ela aguenta esse proc. Agora, compara o FX 9370 com 8350? Eles tem diferença. FX 9370 Octa Core, Black Edition, Cache 16MB, 4.4GHz (4.7GHz Max Turbo) AM3+ com FX-8350 Vishera, Cache 8MB, 4.0GHz (4.2Ghz Max Turbo) AM3 . Sério que eles tem o mesmo desempenho? Fora que o custo benefício do 9370 é melhor que o 8350.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme OS

 

O problema do FX 9370 não é no desempenho melhor e preço mais em conta que o FX 8350, é o tdp, achar uma placa-mãe compatível, adquirir uma fonte melhor, refrigeração melhor, tudo isto você no final vai gastar mais.

 

Pensando no bolso eu levaria um FX 8320E com clock padrão de 3.2 ghz e tdp de 95W + uma mobo com chipset 970.

 

FX 8320E por 592 contos.:

http://www.kabum.com.br/produto/59985/processador-amd-fx-8320e-octa-core-black-edition-cache-16mb-3-2ghz-4-0ghz-max-turbo-am3-fd832ewmhkbox

 

placa-mãe GA 970A DS3P rev 2.0 por 439 contos:

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=45730&origem=52

 

Um cooler Rainjinteck Evo por 149 contos:

http://www.kabum.com.br/produto/64543/raijintek-cooler-air-themis-evo-para-cpu-amd-intel-120mm-op105245

 

Com este kit você sobe fácil, fácil o FX 8320E no mesmo clock do FX 9370, só que gastando menos.

 

Outro detalhe, o FX 8320E, FX 8370E e FX 8370 são a última linha de CPUs FX do Vishera com a litografia 32nm totalmente amadurecida e aprimorada, usam a mesma arquitetura do FX 8320, FX 8350, FX 9370, FX 9590, só que refinada, aprimorada, atualizada, além disso sobem melhor em overclock que o FX 9370.

 

Note que o FX 8370 tem o clock levemente maior que o FX 8350 e o mesmo tdp de 125 watts, confirmando o aprimoramento na arquitetura.

 

Vai por mim não compensa o investimento no FX 9370.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Guilherme OS disse:

Sério que eles tem o mesmo desempenho?

http://uk.hardware.info/reviews/5135/amd-fx-9590-and-fx-9370-review-amds-return-to-the-high-end-market

 

Testes feitos com programa dos mais diversos segmentos.. Tire suas conclusões..

 

 

3 horas atrás, Guilherme OS disse:

Fora que o custo benefício do 9370 é melhor que o 8350.

Precisa de uma placa-mãe parruda pra segurar ele, um Water Cooler de primeira e uma fonte potente, dimensionada pra suportar o consumo dele, que consome tanto quanto algumas placas de vídeo..

 

O 8350 não é tão exigente assim, com o resto do hardware.. Uma boa com chipset 970 e um bom air cooler mesmo, levam ele bem..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado ae a todos que deram suas opiniões. A respeito do processador 9370, já fiz a compra, e já ta aqui comigo. Não da pra volta atrás.. Bora roda ele. Mas pelo o que eu li, ele não é tão ruim, é um bom proc também, só é um pouco exigente. Vou criar um tópico com as configurações do meu PC, e queria suas opiniões a respeito.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Amigos, não acho tão ruim qto falam não esse tal de 9370. Uso cooler a AR Zalman CNPS 10x.  MB com 4% de incremento (204 mhzt, e 9% no processador 4.8) .Só nos dias mais quentes de verão (meu pc não fica em ambiente com ar condicionado, aqui chega a 38ºC na sombra fácil fácil), acontecem picos de 62ºC a 66ºC. Ai ativo o cool & quiet. O que ajuda muito é um gabinete Antec nine hundred que tem um big cooler de 22 cm no topo. Numa GA-990FXA UD3 e uma 285 R9 com 2 gb (comprei no lançamento a preço muito bom, pelo desempenho que tem), rodo dirt rally em full com tudo no max, 75 fps em 1080. Em 4k cai pra 60 com tudo no médio e algumas coisas no max. Dentre outros destaco o Apex - Foxza Motorsport6, 60 de fps com av-sync ativado.

A grande vantagem em relação ao 8350 é na conversão de vídeo, edição de fotos, conversão de áudio e descompactação de arquivos, muito mais rápido.

Tenho desempenho de um bom i7 gastando uma fração da grana q gastaria para ter a mesma performance na plataforma intel. E pude montar aos poucos esta máquina, se fosse intel não poderia montar em 2 anos como gastei. Com um ano e meio de uso não penso em upgrades mais, tudo que preciso tenho pc sobrando, gastei pouco mais de 4 mil reais pra montar. Minha conta de luz não sofreu aumento com a nova máquina. A única coisa que aumentou muito foi minha satisfação.

Ah! eu tenho um  i7 de segunda geração... conheço o que ele pode oferecer. Em várias situações o AMD se sobressai.

IMG-20150301-WA0001.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NascarBR,

Como eu escrevi anteriormente:  "Minha conta de luz não sofreu aumento com a nova máquina. A única coisa que aumentou muito foi minha satisfação.

Ah! eu tenho um  i7 de segunda geração... conheço o que ele pode oferecer. Em várias situações o AMD se sobressai."

 

Se este AMD 9370 consome mais energia, não discuto, nunca medi o consumo diretamente no cabo de alimentação do pc com um wattímetro. Se ele realmente consome mais é muito pequena a diferença pois não apareceu na minha conta de luz.

Você pode me responder, com segurança e precisão, qual o percentual da diferença de consumo?

Não acredito que seja muito superior a economia de energia proporcionado por um processador compatível da plataforma Intel em relação ao 9370. Principalmente levando-se em conta o custo do processador. Este 9370 hj está a 950 reais. Comprei o meu por 739 reais quando o dólar era mais barato. Qual processador da Intel é mais econômico que o AMD FX 9370 e tem o mesmo poder de fogo? Quanto este processador Intel custa?

Outra curiosidade: quem usa 2 placas de vídeo, mouse e teclado mais caro que muito processador de ponta, monitores de 2000 ou 3000 reais com alto consumo elétrico também e outras tecnologias mais modernas e caras vai pesar alguns centavos a mais de consumo de energia elétrica do processador? De quanto é essa diferença de consumo só para o processador?

Não sou fan da marca que uso. Acho até que ela poderia fazer bem melhor do que fez no passado e faz no presente, em relação aos seus produtos, preços e qualidade. Mas peso muito o custo benefício, e pelo custo não compensa pagar mais por produtos pouco melhores quando o que a concorrência oferece atende plenamente a demanda, mesmo com defasagem de tecnologia.

Aqui em casa o custo/benefício manda! por isso ainda opto pelo AMD.

Outro motivo é a compatibilidade, Se meu processador queimar tiro da gaveta  um velho Phenon six core T1100 e pau na máquina. Mantenho meus processadores antigos guardados, tem Pentium 100, 133, 233, k6 400, k6II 500, Celeron 400, PIII 1G, Athlon XP 2200 (rodando até hj) e o six core PH II T1100 devidamente engavetado para montagem de máquina auxiliar daqui uns meses, usado desde o lançamento. E aqui uma curiosidade: o Intel P3 é de soquete de cartucho, não da pra usar mais nem com muita vontade porque mb nem usada você encontra, e o raquítico XP 2200 segue firme e já roeu umas 3 placas mãe PCChip e a 10 anos ganhou uma Asus q não queimou mais, segue rodando liso. Eu preferiria ter o P3 do que o XP rodando em relação a performance e uso, mas como? A Intel não quer!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Aqui um comparativo de um i7 5° geração e TDP 84W com o FX9590 e TDP 220W:

http://www.anandtech.com/bench/product/1289?vs=1199

Paga menos no processador e mais na placa-mãe para suportá-lo, sendo que uma simples H81 tira tudo do i7. Não dá para em 2016 aceitar um processsador de TDP 220W. 

Concordo com seus argumentos quanto ao que importa é satisfação pessoal, mas aqui é um fórum de tecnologia, não dá para colocar em pé de igualdade tanta disparidade tecnológica. Torço para que o Zen chegue arrebentando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto custa este i7? Aqui em MG 1500 reais. Isso preço de hj. O 9370 ta a 1006 reais. quinhentas pratas pra mim é um fator decisivo.

Se me satisfaz é porque atende minhas necessidades técnicas, certo? Então tecnologicamente é uma ferramenta válida e plenamente utilizável. Daí a contribuição, ao meu ver rica, para um forum de tecnologia. É uma experiencia de vida e não somente um dado técnico na rede. Acredito em quase tudo que aprendo na internet em geral, quando posso comprovar na prática a aplicação daquilo na minha vida e na de pessoas que tem o mesmo interesse que eu. Penso ser este o intuito de um forum, compartilhar experiencias.

O meu processador em testes de estabilidade  e desempenho nunca passou de 122w de TPD (com overclock), que ele demora muito pra atingir. Tanto que opero com cooler a ar em ambiente sem ar refrigerado.  Acredito que ele suporte os 220w mas nunca tive notícias deste número em teste especifico algum. Em idle opera com módicos 34w a 1.4 G aqui em casa variando conforme o clock até 50w, realmente não sinto necessidade, para o uso que faço de uma plataforma mais cara ou mais eficiente assimcomo a maioria dos usuários que aqui frequentam. Creio que vai da maneira que você configura o setup e principalmente como se usa. Se configurado de maneira errada qualquer processador vai consumir em demasia.

Por outro lado os i7 mais eficientes, na pratica,  já superaram os 140w de TPD em full há muito.

Não tem segredo. As nano tecnologias são formas de dar sobrevida ao silício que já é usado na sua capacidade máxima, também a um bom tempo. Maior eficiência doravante só com aumento de TPD. Inevitável!

Não quero contudo justificar que este ou aquele é melhor por este ou aquele motivo, entenda. Penso que pelo preço que custa o 9370 oferece uma boa opção entre economia e eficiência, desde que bem configurado/utilizado.

 

Hoje aqui ta fresco a temperatura ambiente, 24ºC aproximadamente, tirei este print.

sensor.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

i7 tá 1500... 1600, 9370 na Kabum tá por 780 +/- ... Mesmo sendo TDP220w por esse valor, compro toda hora... Problema da Intel é que ela possui milhares de soquet.!!! Compo um modelo hoje, daqui um mês já tem mais três modelo superior ao meu... Resumindo, o meu i7 fica antiquado .

Paguei 750 no meu 9370, me atende perfeitamente. Conta de luz é o de menos... Não tenho nada o que reclamar! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O FX 9370 é mais barato por que o desempenho é menor, normal isso, estranho se ele tivesse desempenho inferior e fosse mais caro. Sem dizer que junto com ele tem que comprar um bom cooler por que ele vem sem, e as placas mãe compatíveis com processador de 220w são bem caras.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...