Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador stéreo TDA2009 com "Tone Balance and Loudness Control"


Jorno
Ir à solução Resolvido por aphawk,

Posts recomendados

AVISO: as dúvidas a baixo são referentes a um trabalho para o curso de técnico em eletrônica, portanto agradeceria qualquer informação adicional ou link com informações para estudo sobre o assunto.

 

No esquemático a baixo (retirado do datasheet do TDA2009), à esquerda do TDA2009 está a parte do circuito que faz o "tone balance and loudness control", minha duvida é:

O que seriam esses dois itens e quais as funções desses 5 potenciômetros?

Na base do "chutômetro" eu penso que seria um para volume, um para balanço (left/reight) e três para equalização (low/mid/high)

 

JSI6Lm9.png

 

Também gostaria de saber se com esse circuito seria possível tocar uma música utilizando um celular como fonte do sinal (via cabo P2) ou se seria necessário uma pré-amp.

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Jorno,

Sim, pode ligar a saída de seu celular sem problemas.

Tone control - é um único potenciômetro que faz o som ficar mais agudo quando se move para um dos lados, ou mais grave quando se move para o outro lado. Nesse seu circuito é P1 e P2 , normalmente são um único potenciômetro duplo.

Loudness - É um circuito que faz com que em baixo volume os graves e agudos são mais acentuados, diminuindo o reforço conforme aumenta o volume até um certo ponto, e a partir desse volume deixa de influir. É um circuito que utiliza um potenciômetro especial, chamado potenciômetro com derivação para Loudness. No seu circuito, é P3 e P4, e normalmente são um único potenciômetro duplo.

Finalmente, temos o potenciômetro P5, cuja função é o equilíbrio do volume de som, e altera o volume dos canais conforme vai para um ou outro extremo.

Deu até saudades de meus 15 anos ver esse circuito completo, ainda mais aplicado em um amplificador com CI... No meu tempo o que existia era um tal de TAA300 se não me engano..... Tinha 1 poderoso Watt com 10% de distorção , era mono, e queimava só de olhar ele

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

interessante, não era bem o que eu esperava mas vai me servir.

Agora para implementar um controle de volume (não do equilíbrio entre as caixas) como faz?

Na internet achei um cara falando "Primeiro, pegue o pino do meio do potenciometro e conecte no amplificador. Pegue algum dos pinos dos cantos e conecte ao terra. Pegue o pino que sobrou, e conecte ao MP4. Se o potenciomentro ficar invertido (aumenta o volume ao rodar em sentido anti-horário), é só inverter os fios das pontas.

Para que funcione em stereo, pegue esse potenciometro duplo"

Se tiver algum link útil sobre o assunto, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@aphawk o Loudness nao seria, nesse caso, um recurso que tinha nos 3x1 da Philco, chamado de autoloudness, que, tipo, nos primeiros estagios de volume, ele aumentava de 5 em 50, e depois dessa faixa, o fazia de 2 em 2?

 

Pergunto porque salvo o tal panasonic, todos os outros, o loudness era uma chave, exemplo:

7976067898.jpg (esse eu tenho)

 

gradiente_MODEL900_large.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest,

Em alguns equipamento antigos, que eram feitos para os audiófilos, ( Sansui, Spektrum, Gradiente, Bang & Olufssem entre outros ) existia essa chave que apenas desconectava o circuito do Loudness do terminal de derivação do potenciômetro, e assim a resposta em frequência voltava a ser plana em relação ao controle de volume. Alguns puristas falavam que era uma alteração muito artificial e não existia esse efeito na natureza ( nisso eles tinham razão ).

Mas se procurar a teoria sobre o Loudness, vai ver que é um efeito que existe apenas em volumes baixos, e conforme esse volume vai aumentando, o efeito Loudness vai diminuindo ! Se o potenciômetro estiver com volume bem baixo e voce ligar / desligar essa chave de Loudness, vai perceber que é uma baita diferença nos graves e agudos. Mas se o potenciômetro tiver passado de 70% vai perceber que nada muda com ou sem a chave !!!

Particularmente, eu sinto falta desse efeito nos aparelhos de hoje em dia...

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no caso desse circuito com tda2009 o loudness só está acentuando os agudos né? 

 

por exemplo, com p1 para baixo, os agudos serão acentuados, mas os graves e medios não serão alterados.

 

e com p1 para cima, os agudos vão ser atenuados, junto com os medios quando o p3 estiver no centro, mas quando p3 estiver para cima, só os agudos vão ser atenuados...

 

a diferença dos dois casos é que no primeiro se tem mais agudos, e no segundo menos agudos, que pode ser entendido como mais graves..

 

mas acho que esse seria um loudness bem mal feito kkkkkkkkkkkkkkk

 

O loudness ideal: fletcher.gif

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

Sim, é o famoso controle de tonalide passivo : diminui mais os graves, ou diminui mais os agudos, dando a sensação falsa de que os agudos aumentaram no primeiro caso, ou os graves aumentaram no segundo hehehhe ! Isso não deveria ter nenhuma relação com o Loudness, mas em nome da simplicidade, foi um bom compromisso .

Nesse circuito, o Loudness sofre influencia do controle de tonalidade, pela sua simplicidade, mas não deveria sofrer.... O certo seria um circuito Baxandall, e um seguidor para abaixar a impedância de saída, assim não influenciaria o loudness.

Mas com certeza o resultado final desse circuito acima é bem melhor do que sem nenhum circuito de Loudness !

@Bcpetronzio

Uma vez eu comentei aqui sobre a famosa série X da Quasar, acho que foi o final de uma era onde ainda se projetava de verdade...

Esses equipamentos era feitos sob pedido, e nele tudo era selecionado, os transistores eram sempre casados, os capacitores mais críticos eram de mylar, e quando não era possível eram usados os de policRbonato ou de poliéster, sempre com valores medidos para ter o resultado mais preciso possível, os prés de capsula magnética obedeciam a curva RIAA dentro de 1 dB, usava-se transistores japoneses em tudo ( curvas quase perfeitas igual à da teoria ) , enfim eram sempre pedidos por audiófilos e sempre ficavam satisfeitos.

O que importava era que eram soluções simples , sem milagres, mas com os componentes muito bem escolhidos, e até os circuitos de Loudness eram bem simples mas funcionais. Pena que eu não acho aonde que eu guardei os esquemas dos aparelhos.....

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@aphawk, o phillips que postei eu tenho... eu conheço a tal chave, embora ela tá sempre ativa, ehehehhehe

 

@mroberto98 presente pra você

http://www.electronica-pt.com/images/fbfiles/files/Philips_AH624_Stereo_Receiver.pdf

 

se quiser, me passa teu e-mail e te mando ele... tem 15Mb, é o manual de serviço, usei para corrigir o estéreo do meu, e para achar 'quem era quem' naquela fiarama atrás

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

 

Será que a curva loudness não já é implementada no microprocessador?

 

Tenho um som da philips que é classe D.. em volumes baixos dá pra perceber que os graves e agudos ficam mais audiveis do que as medias... conforme vai aumentando os graves não crescem junto com os medios.... Eu pensava que era devido ao alto falante dele ser muito pequeno pra 200W kkkkkkkkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

Se o aparelho utiliza DSP, pode ser sim. Mas voce pode tirar a dúvida com um gerador de frequências e o osciloscópio....

Ou o potenciometro de volume tem o circuito de loudness incorporado direto e sem chave.

Particularmente, eu não acho que iriam implementar a curva Loudness sem ter alguma maneira de desabilitar... Mas só testando mesmo.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

a curva loudness foi implementada, a meu ver, pela diferença que existiam nas gravações dos toca-fitas. Quem lembra, lembrar-se-á que entre um equipamento e outro existia diferença no "volume". os toca-discos também tinham isso, mas menor escala, porque o TD saia tão baixo que era pre-amplificado

 

hoje, o padrão segue 1,5 ~ 6V, e o próprio equipamento 'sabe' a quantas anda... se entrar mais carga, ele baixa o volume. O phillips que eu postei, e tenho, ele já fazia isso... então acho que diminuiu a necessidade do loudness

 

mas... pode também ser com outro nome né... vejam o mx-c870 da samsung... que tem o gigasound... é uns 20db a mais ali, ao pressionar o bichinho.

 

o phillips de um colega tem.... er... o explosound acho eu....

 

então julgo que só mudou o nome

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que isso não serve pra nada... faixa dinâmica = 0 com isso ligado  :P Mas se o que você quer é escutar música alta...

No meu celular tem esse "equalizador" que possui vários efeitos, dentre eles o tal "compressor". Funciona até bem, mas tem um problema... o efeito é na verdade um AGC, e eu me incomodo um pouco com o volume variando. É possível escolher vários níveis de sensibilidade, mas ele não funciona tão bem assim. Aquilo não é um compressor de verdade, mas ajuda em ambientes barulhentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o loudness não foi implementado no toca disco só por causa do problema dele....

 

A curva loudnees tem muito a ver com o sistema auditivo humano, por exemplo os codificadores mp3 usam isso para eliminar faixas que o ouvido não escuta, ou que é desagradável para diminuir o tamanho da musica.

 

Repare na curva loudness, que os dois extremos são mais amplificados e as medias frequencias atenuadas, isso porque para o ouvido as medias frequencias são desagradaveis, a voz humano situa nessa faixa, mas em musica, é pra ser bonita de se ouvir! Eu não tenho sogra, mas quem tem um chata sabe!  :D  :D  :P  kkkkkkkkkkkk

 

AS frequencias medias não são musicas para o ouvido, e alem disso, ouvimos muito mais as medias do que as extremas!! por isso se eleva os extremos e atenua as medias!

 

@aphawk,

 

Nesse meu som é tudo controlado digitalmente, o o que controla o volume é um "potenciometro" infinito! kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu philips tem um botão igual o gigasound, é o MAX Sound...

 

sem ele não tem grave algum! com ele tem graves! mas não é loudness, pois na verdade com ele ativo é que o audio é original kkkkk sem ele é retirado os graves, jogada de marketing pra falar que o sistema tem reforço pra graves...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu philips tem um botão igual o gigasound, é o MAX Sound...

 

sem ele não tem grave algum! com ele tem graves! mas não é loudness, pois na verdade com ele ativo é que o audio é original kkkkk sem ele é retirado os graves, jogada de marketing pra falar que o sistema tem reforço pra graves...


O filtro RIAA nesse caso não são para corrigir os graves do disco? pois os discos não tinha resposta plana entre as frequencias, era esse que corrigia isso e deixava o sinal original novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98

Esse tipo de potenciômetro é conhecido como encoder rotativo ou potenciômetro encoder rotativo. Algo do tipo.

Imagino que são muitos usados hj pois você normalmente tem um controle remoto para alterar o volume e assim não fica preso ao limite do potenciômetro normal.

Mas já vi aparelho de som que quando você alterava o volume pelo controle, ele girava sozinho o knob de volume.

Estou justamente querendo alterar meu jogo de som da logitech dessa forma pois ele não possui controle remoto. Eu usaria um mini PIC ou um mini atmega juntamente com esse tipo de potenciômetro infinito e usaria um receptor de controle remoto e no final um potenciômetro digital. Isso tudo ficaria bem pequeno e eu substituiria o potenciômetro comum de 1 M que tem na minha caixa de som.

Só tenho que confirmar se tem potenciômetro digital de 1M. No caso duplo.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...