Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como refrigerar adequadamente meu notebook ?


Posts recomendados

Olá, venho através deste tópico pedir ajuda para descobrir como refrigerar adequadamente meu notebook. Trata-se de um Samsung RF511-SD2BR, ( i5 2410M com uma Nvidia GT540). Pois bem, eu gosto de rodar alguns jogos meio atuais nele, porém, passa cerca de 10 a 15 minutos, começa um lag e em determinados jogos, ele chega a congelar ( o jogo somente, S.O continua normal) conseguindo sair do jogo somente no ctrl+ alt +del. Ao verificar com o Everest e GPU-Z vi que a temperatura do processador já chegou a 90º e o vídeo também, Semana passada eu tinha desmontado ele todo, feito uma boa limpeza nos dutos do cooler, removi a pasta térmica que estava( a original que veio com ele ) coloquei o tamanho de um grão de arroz sobre o processador e vídeo ( pasta termica IMPLASTEC ) Alguém poderia me indicar um solução para melhorar as temperaturas? Andei olhando estes :

 

http://www.kabum.com.br/produto/31778/coolermaster-pasta-termica-icefusion-40gr-rg-icf-cwr2-gp

http://www.kabum.com.br/produto/47460/cooler-master-base-para-notebook-notepal-cmc3-r9-nbc-cmc3-gp/?tag=Notepal

 

 

1407enr184%20%2817%29.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem modelos específicos de "coolers" para notebook(como o que você postou acima) que podem ajudar.

 

É meio difícil de fugir de altas temperaturas em notebooks uma dica é não jogar com ele em seu colo, jogue em uma mesa, isso atrapalha bastante a refrigeração, você acaba trocando calor com o notebook aquecendo ele ainda mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Como o amigo ai em cima falou, é difícil fugir das temperatura altas principalmente em notebook, porém há como contornar essa situação, alguns tentam mudando o plano de energia, bastando criar um novo e desativando o overclock que faz o desempenho aumentar e consequentemente a temperatura também, encontrei esse tutorial tecno10.com.br/notebook-esquentando-muito/ muito bom, eu tenho um note desse e deu pra diminuir mais de 20º

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Como o amigo ai em cima falou, é difícil fugir das temperatura altas principalmente em notebook, porém há como contornar essa situação, alguns tentam mudando o plano de energia, bastando criar um novo e desativando o overclock que faz o desempenho aumentar e consequentemente a temperatura também, encontrei esse tutorial tecno10.com.br/notebook-esquentando-muito/ muito bom, eu tenho um note desse e deu pra diminuir mais de 20º

 

 

 

I ae Antonio, tentei de tudo já!!! e as temps desse carinha enquanto jogo, não baixa de 85º- 92º

Inclusive, eu tirei a carcaça inferior, e deixei ele direto em contato com a base da CoolerMaster. 

Paguei 25$ numa pasta térmica da EVGA ( houve uma pequena melhora, pois a original tava dura já)

Desliguei o Turboboost, mexi no plano de energia, fiz downclock de video e continua as temps a cima.

To pensando em conseguir um disipador de cobre que seja do tamanho onde fica o atual disipador do video ( que eu não sei ao certo se é cobre ou algum metal qualquer)

 

A engenharia desenvolvida para resfriamento desse modelo de notebook é horrivel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 3 meses depois...

Eu tenho um Probook 6460b com Core i5 2520m de 2.5ghz. Ele estava dando picos de 95 graus. Abri, limpei o cooler que tinha um bolo de poeira que mais parecia um carpete e apliquei uma pasta térmica vencida que tinha aqui, da implastec. Aí desceu para 81 graus em stress. No meu caso, tenho duas bases da Cooler Master. Uma é refrigerada e a outra é passiva. Mesmo assim, não alterou nada na temperatura. Já deixei o note sem a tampa inferior, pra tomar o vento na cara e nada da temperatura descer. Em idle, fica em 48. Em modo normal, 57 a 63. Quando vi os relatos de processador em 57, no talo, achei até que era piada.

Depois comprei uma pasta da xigmatek, que é até bem ranqueada aqui no próprio CDB, a 3606, apliquei umas 4 vezes e nada. Com muita pasta, com pouca pasta e nada. Continua a mesma coisa. Já mudei o esquema de energia de todas as formas possíveis e não desce. Sempre bate nos 81 graus. Usei 3 programas diferentes e eles sempre acusam a mesma medida: hw monitor, intel xtreme utility e o speecy.

Acho que o problema é o dissipador. Ele tem um núcleo de cobre que parece ser uma placa atachada na base do dissipador, sendo o restante feito de outro material que acredito ser alumínio ou ferro fundido, sei lá. Notei que a base do dissipador retém muito calor.

Vi no yt que um cara dar uma dica de adicionar uma placa de cobre sobre o processador mas não sei se isso é efeito placebo ou se resulta em alguma melhora. A ainda tem o risco da placa se deslocar e dar um curto no aparelho.

Eu já tinha pensado até em me desfazer do meu desk para ficar com notebook. Mas acho que vou manter os dois e usar o note como torradeira. 

Se você parte para um esquema mais hardcore de refrigeração, você limita a portabilidade do aparelho. Se você não faz nada, tem que limitar o potencial da máquina em prol da sua longevidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...