Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com roteador e access point


Visitante

Posts recomendados

Olá!  :bye:

 

Seguinte, estou com um problema na minha casa que está complicado para resolver em relação ao meu roteador com o access point (AP) e mesmo quebrando a cabeça aqui eu não estou conseguindo, espero encarecidamente que vocês possam me ajudar com isso pois eu já procurei em vários fóruns (inclusive nesse) e não achei uma solução! Irei tentar explicar com detalhes o que está ocorrendo e irei listar algumas coisas das quais já tentei fazer para resolver o problema!

 

Meu ROTEADOR é um TL-WR740N 150mbps

Meu ACCESS POINT é um WA-850RE 300mbps

Ambos são da TP-Link

 

Sei que o texto abaixo é meio longo mas é porque está bem detalhado mesmo para que seja bem esclarecido qual o problema, então peço por favor para que se tiver alguma contribuição ou sugestão para fazer, não deixe de lê-lo.

 

Vamos lá...  :help: 

 

Tenho uma internet de 2mb que era usada via um modem que emitia Wi-Fi, porém era impossível gerencia-lo pois nele não havia nenhum setup nem nada, era só colocar as informações que o provedor requisitava (email e senha), uma senha para o Wi-Fi e pronto! E pra mim não era o suficiente pois eu queria algo que desse para fazer um controle de banda, aumentar a largura da banda, segurança por mac, etc... E acabei comprando um roteador! :D

 

Até aí tudo bem, consegui o que eu queria e estava tudo uma maravilha, porém eu notei que o sinal desse roteador não era tão bom... Não que o modem com Wi-Fi fosse bom, mas eu esperava que o roteador fosse melhor (apesar de só ter uma antena) e resolvi comprar meu AP!

 

O AP é bem fácil o uso dele, nunca tinha usado um e nem sei como são outros, mas esse conforme modelo citado você configura ele pelo QSS, é só habilitar o QSS do roteador, apertar o botão do QSS do AP e pronto, eles já irão estar conectados e o AP já vai estar repetindo/retransmitindo o sinal do roteador.

 

Mas é aí que começou o problema:muro: 

 

Meu apartamento é um tanto um quanto grande, e o modem com o roteador ficam no escritório em quanto o AP fica na sala que está cerca de uns 10m a 12m de distância. O AP fica sempre com metade das luzes acesas onde mostra a intensidade do sinal recebida conforme recomendado pelo manual. Sempre fica 2/3 ou pelo menos na metade. Comprei esse AP mais para minha mãe que usa notebook e celular com Wi-Fi e o quarto dela é mais longe do escritório e ao lado dessa sala, em quanto para mim não faria diferença pois meu quarto é ao lado do escritório.

 

Mas aí notei o seguinte e esse é o 'grande' problema: Se eu estou no escritório com o celular conectado pela rede Wi-Fi, maravilha, sinal 100%. Se eu pego esse celular conectado na rede e vou indo em direção ao quarto da minha mãe ou para a sala (que está localizado o AP) por exemplo, o sinal vai caindo conforme eu me distancio do escritório (que está localizado o roteador)!

 

Mas espera aí, teoricamente na minha cabeça, o sinal deveria dar uma leve queda na intensidade durante o caminho devido eu estar me afastando do roteador e ao ir chegando próximo da sala onde está o AP, o sinal ir aumentando essa intensidade novamente, pois ele é um REPETIDOR de sinal, correto?

 

porém não é isso o que acontece! Conforme eu me distancio do escritório com meu celular conectado na rede pelo Wi-Fi e vou a caminho do AP e quando estou ao lado dele, o sinal fica zerado!

 

E o curioso: Eu disconecto do Wi-Fi e conecto novamente ao lado do AP o sinal volta a ficar 100%, porém acontece o a mesma coisa se eu faço o inverso. Se eu ligar o Wi-Fi ao lado do AP e for em direção a caminho do escritório onde está o roteador, eu chego ao lado do roteador e o sinal está novamente zerado mesmo ali, onde antes o sinal estava 100% quando eu liguei o Wi-Fi ali!

 

Ou seja, apesar da rede ser uma, ou eu 'conecto' por um aparelho ou por outro para acessar a mesma rede? É assim que um Access Point funciona??

 

Segundo meu irmão, ele tem na casa dele e o dele funciona normalmente como deveria - pela lógica inclusive - funcionar: Ele liga o Wi-Fi e se distancia dele, o sinal cai, mas conforme ele fica mais perto do seu access point, o sinal vai voltando a aumentar... 

 

Abaixo segue algumas das coisas que já tentei fazer e não tive sucesso:  :cry:

 

  • Habilitar o WDS no roteador e colocando a MAC do AP e informações da rede para configuração 
  • Entrar no setup do AP e configurar o getaway para o roteador juntamente com informações da rede (SSID, senha, tipo de criptografia)
  • Resetar o roteador e o AP e fazer tudo novamente

A única coisa que está 'diferente' mas não poderia faltar é a o AP estar na lista do filtro MAC pois eu o deixo habilitado e permitindo o acesso, creio que isso não interfira, afinal caso contrário o AP não conseguiria se conectar a rede!

 

Sinceramente eu não sei o porque isso está acontecendo aqui, não sei se é pelo modelo do roteador que é de alguma forma incompatível com o AP (apesar de serem da mesma marca), não sei se é algo que eu deixei de fazer, algo que eu não estou vendo...

 

E por isso peço a ajuda de vocês para que me ajudem a solucionar esse problema! Passei cerca de mais de uma hora elaborando todo esse texto para explicar de uma forma bem detalhada para que alguém consiga me ajudar com relação a isso!

 

Apesar de todo esse transtorno, tanto o roteador quanto o AP estão transmitindo dados e conectando a rede normalmente sendo que frequentemente quando 'conectado pelo AP' (explicado acima) ele automaticamente cai da rede e conecta sozinho após alguns segundo... O motivo: Não sei! E isso não ocorre quando se está 'conectado pelo roteador'.

 

Enfim... Já falei demais! rs 

 

Se tiverem alguma solução, sugestão, dica ou qualquer coisa que possa me ajudar a resolver isso, por favor não deixe de postar! 

 

Obrigado a todos pela atenção!  ;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...