Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida quanto a coolers, vídeo e SSD


Posts recomendados

Boa tarde. Eu dei uma olhada, e vi que já têm tópicos fixos sobre placa de vídeo e fonte, mas como as minhas dúvidas abordam vários desses assuntos, com detalhes que não ficaram tão claros pra mim vendo os outros tópicos, achei mais apropriado criar este tópico.

 

Eu vou montar um PC com as seguintes peças

 

Gabinete X-Trike V9 sem Fonte Preto

 

Fonte Corsair 500W CX500M ATX Power Supply - 80 Plus Bronze 

 

Placa Mãe ASUS p/ Intel H97M-PLUS LGA 1150 Box

 

Processador Intel Core i7-4770K 3.5Ghz, 8MB, LGA 1150 c/ Intel HD Graphics (4ª Geração)

 

Memória Corsair Vengeance Red 8GB(2x4GB) 1600MHz DDR3

 

HD Seagate SATA III Barracuda 7200 1TB

 

E ainda vou colocar o meu HD atual de 300 GB

 

 

O Gabinete suporta 7 fans, sendo que três já vêm inclusos.

Aí fica a questão: Como diabos eu vou conectar tantos fans (pelo menos os 3 do gabinete, já que pretendo colocar um water cooler no processador, então acho que não preciso de taaaantos fans), sendo que normalmente as placas mãe vêm com 2 "tomadas" para eles? Eu vi uns vídeos no YT ensinando uma gambiarra para ligar na fonte, mas todos precisam colocar um clips no conector 20+4, o que obviamente vai me impedir de conectá-lo na placa, então não fez muito sentido pra mim.

Outra dúvida é sobre a placa de vídeo; eu atualmente tenho uma placa de vídeo VGA XFX AMD Radeon HD 6670 1GB DDR3. Ela só tem uns 2 meses de uso, mas quando eu comprei eu já sabia que não era tão poderosa. Eu tenho certeza que ela não acompanha o poder dos outros componentes que eu citei, mas também procurando na kabum, o nível das placas subia de placas como a minha, para placas de mais de dois mil reais '-'.

Então qual seria uma escolha apropriada para acompanhar esse PC? Eu pretendo ficar um bom tempo sem gastar dinheiro com peças, mas placas de vídeo de 2000 seria bem abusivo. 

 

Quero também saber sobre a compatibilidade da placa de vídeo com a placa mãe. A minha falecida placa mãe era DDR2, e essa placa de vídeo DDR3 funcionava bem nela, mas todas as placas de vídeo melhores que a minha que eu acho, são DDR5 ou GDDR5. Um amigo me disse que ambas não funcionam na placa mãe DDR3. É verdade? São incompatíveis mesmo?

 

E a minha fonte dispensa o uso de estabilizador?

 

Sobre SSDs; eu li sobre eles a primeira vez hoje este fórum, e vi que diminuem consideravelmente o tempo da inicialização do PC, porém são caros e com pouca capacidade.

Bom, quão considerável é essa melhora? Coisa de uns 10 segundos pra ligar? 

Vale a pena comprar um SSD só para colocar o windows e diminuir o tempo (imagino que é assim que funciona rs).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom amigo se dizer quanto pode gastar r e quanto ficou a conf podemos ajuda-lo melhor, mas por hora digo que esse combo proc+mobo ta estranho mobo bloqueada e proc desbloquado? e outra o pc vai ser somente para jogos? se sim um i5 4690 ja da conta do recado, e com a economia uma GTX 770 ou r9 280x por exemplo, bom como disse se dizer o maximo do valor vai ser melhor e não tenha nada a ver esse ddr3 e ddr5 com a placa-mãe esse ddr3 da placa-mãe faz referencia as memorias não a placa de video, a placa de video pode ser ddr3,ddr5 e GDDR5 vai ser comtativel com sua MOBO

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde. Eu dei uma olhada, e vi que já têm tópicos fixos sobre placa de vídeo e fonte, mas como as minhas dúvidas abordam vários desses assuntos, com detalhes que não ficaram tão claros pra mim vendo os outros tópicos, achei mais apropriado criar este tópico.

 

Eu vou montar um PC com as seguintes peças

 

Gabinete X-Trike V9 sem Fonte Preto

 

Fonte Corsair 500W CX500M ATX Power Supply - 80 Plus Bronze 

 

Placa Mãe ASUS p/ Intel H97M-PLUS LGA 1150 Box

 

Processador Intel Core i7-4770K 3.5Ghz, 8MB, LGA 1150 c/ Intel HD Graphics (4ª Geração)

 

Memória Corsair Vengeance Red 8GB(2x4GB) 1600MHz DDR3

 

HD Seagate SATA III Barracuda 7200 1TB

 

E ainda vou colocar o meu HD atual de 300 GB

 

 

O Gabinete suporta 7 fans, sendo que três já vêm inclusos.

Aí fica a questão: Como diabos eu vou conectar tantos fans (pelo menos os 3 do gabinete, já que pretendo colocar um water cooler no processador, então acho que não preciso de taaaantos fans), sendo que normalmente as placas mãe vêm com 2 "tomadas" para eles? Eu vi uns vídeos no YT ensinando uma gambiarra para ligar na fonte, mas todos precisam colocar um clips no conector 20+4, o que obviamente vai me impedir de conectá-lo na placa, então não fez muito sentido pra mim.

 

 

Primeiro não precisa instalar todos os coolers. No máximo 2 de entrada (lateral ou frontal) e 2 de saída de ar (traseiro e topo).

 

Um erro que alguns cometem é colocar um processador desbloqueado que é mais caro (com letra K) em uma placa-mãe que não suporta overclock (H97). Ou coloque processador sem o K ou uma placa-mãe Z97.

 

 

Quero também saber sobre a compatibilidade da placa de vídeo com a placa mãe. A minha falecida placa mãe era DDR2, e essa placa de vídeo DDR3 funcionava bem nela, mas todas as placas de vídeo melhores que a minha que eu acho, são DDR5 ou GDDR5. Um amigo me disse que ambas não funcionam na placa mãe DDR3. É verdade? São incompatíveis mesmo?

 

 

Esse seu amigo deve fumar umas...

A memória da placa de vídeo NÃO TEM NADA A VER com a memória da placa-mãe. Se não fosse assim a maioria das placas de vídeo novas atualmente usam memória GDDR5 e não existem placas-mãe com memória DDR5. Então ninguém poderia comprar elas, certo?

 

Outra coisa, sua placa de vídeo é bem fraquinha e você vai gastar uma grana com processador i7?

Para jogos o Intel Core i5 é mais que o suficiente. Compre o i5-4440 / i5-4570 ou melhor o i5-4590.

Procure comprar uma placa de vídeo melhor, como a R9 280X ou GTX 770 (se não tiver muita grana compre a R9 270X ou GTX 760).

 

 

E a minha fonte dispensa o uso de estabilizador?

 

Não é nem recomendado uso do estabilizador. A fonte já faz o trabalho que ela deveria fazer. Nesse caso o estabilizador só atrapalha a fonte.

Obs: Compre uma fonte sem ser semi-modular, pois é mais barata. Exemplo: CX500 Bronze, EVGA 500W, XFX 550 Core.

Se não for colocar uma placa de vídeo mais parruda, uma CX430 Bronze já segura com folga sua configuração.

Obs2: Compre um Clamper Multi Energia pra substituir o estabilizador e ter proteção adicional.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aconselho i7 apenas para render, se o pc for só para jogos compre um i5 (Math Pi já deu dicas de qual comprar). Vai fazer overclock? Sim= Z97, Não= B85 ou H87 ou H97 (veja quais entradas você vai necessitar e compre uma dessas 3) . Placa de vídeo e fonte é o que o Math Pi disse.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro não precisa instalar todos os coolers. No máximo 2 de entrada (lateral ou frontal) e 2 de saída de ar (traseiro e topo).

 

Um erro que alguns cometem é colocar um processador desbloqueado que é mais caro (com letra K) em uma placa-mãe que não suporta overclock (H97). Ou coloque processador sem o K ou uma placa-mãe Z97.

Mas eu queria conectar ligar pelo menos os dois fans + exaustor que virão no gabinete, e o water cooler...

vai ficar feio os coolers lá paradões hehe

Legal, não sabia que a H seria "travada"

Essa seria uma boa escolha?

http://www.kabum.com.br/produto/54908/placa-mãe-asus-p-intel-z97-k-lga-1150-box

 

 

Outra coisa, sua placa de vídeo é bem fraquinha e você vai gastar uma grana com processador i7?

Para jogos o Intel Core i5 é mais que o suficiente. Compre o i5-4440 / i5-4570 ou melhor o i5-4590.

Procure comprar uma placa de vídeo melhor, como a R9 280X ou GTX 770 (se não tiver muita grana compre a R9 270X ou GTX 760).

mas eu vou trocar de placa de vídeo, e não vou usar o PC só para jogos também. Eu também mexo com algumas edições de imagem, e estou começando a mexer com vídeo... eu mexia no PS cs3 no meu pc com dual core, e era bem chatinho os lags MONSTROS que dava.

Sem falar que quero ficar um bom tempo sem trocar de processador. Eu sei que esse i7 não vai ser tão bom daqui a dois anos como é agora (eu sei que mesmo agora ele não é top de linha), mas ainda assim será melhor que um i5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, gostei da parte do "5 fans connectors" hehe

 

Mas e quanto ao SSD? Eu vi na sua sign que você usa um... quanto tempo o seu PC leva para iniciar (realmente não manjo nadinha de SSDs)? Diminuir esse tempo é a única vantagem de se ter um SSD?

 

E outra dúvida, se alguém puder me ajudar, e evitar um novo tópico só para isso...

 

Vale a pena comprar uma TV para usar como monitor para jogar? Pergunto isso porque estava comparando os preços de TVs e monitores e os monitores estão absurdamente mais caros. Imagino que haja alguma diferença significativa na qualidade para justificar a diferença de preços. 

Cheguei a ver, por exemplo, um monitor de 29' por 1600 e uma TV de 29' por 700

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem, a vantagem que tenho com SSD é o menor tempo de inicialização do sistema operacional e carregamento rápido de programas que estão instalados nele. Por exemplo, eu coloco navegadores, players de áudio e vídeo, etc instalados no SSD.

 

Sobre TV como monitor acredito que tenha de ser alguma específica pois o delay é muito alto e fica uma m*** pra jogos. O tempo de resposta das TVs parece ser muito alto. Tenho uma Smart TV e não consigo jogar por ela, somente ver filmes e outros vídeos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, a vantagem que tenho com SSD é o menor tempo de inicialização do sistema operacional e carregamento rápido de programas que estão instalados nele. Por exemplo, eu coloco navegadores, players de áudio e vídeo, etc instalados no SSD.

 

Sobre TV como monitor acredito que tenha de ser alguma específica pois o delay é muito alto e fica uma m*** pra jogos. O tempo de resposta das TVs parece ser muito alto. Tenho uma Smart TV e não consigo jogar por ela, somente ver filmes e outros vídeos.

Entendi!

Agora outra dúvida bem iniciante hehe

Quanto ao slot para a placa de som. Eu quero comprar uma placa de som para um sound system 5.1, e o que eu achei, que aparentemente é suficiente, é PCIe. Na placa mãe que você me mandou tem esse slot, mas na descrição aparece "1x conector PCIe x M2 (Socket 3, chave M, tipo 2242/2260/2280 suporte SATA e PCIe SSD)" na sessão de "interface de armazenamento". Por acaso esse slot é diferente do PCIe que eu posso colocar a placa, mesmo que na aparência seja igual? hehe

A placa de som em questão é essa: 

http://www.kabum.com.br/produto/45412/placa-de-som-creative-pci-sound-blaster-z-sb1500-70sb150000000-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, mas enquanto isso, mais uma pequena dúvida (sim, tenho muitas hehe).

Se eu conecto uma placa de vídeo offboard na placa mãe, a placa de vídeo onboard fica desabilitada.

Se eu conectar uma placa de som offboard, os conectores de áudio frontais, que são ligados à placa mãe, deixarão de funcionar também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu conectar uma placa de som offboard, os conectores de áudio frontais, que são ligados à placa mãe, deixarão de funcionar também?

:confused:

 

Não tenho certeza.. Em teoria, sim.. Muda a placa de som, muda o que ela controla.. Quem controla aqueles conectores da MOBO é o som on-board dela. Desabilitando ele, desabilita tudo.. Acho..

 

Mas, precisa mesmo de uma placa de som dedicada? As placas-mãe modernas vem com um sistema on-board de som, muito bom..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também mexo com algumas edições de imagem, e estou começando a mexer com vídeo... eu mexia no PS cs3 no meu pc com dual core, e era bem chatinho os lags MONSTROS que dava.

 

Cara, para edição caseira, tanto de imagem quanto de vídeo, o i5 da e sobra, sem lags nem travamentos. A menos que você vá trabalhar e viver disso, é dinheiro gasto a toa. 

Você poderia vender sua VGA atual, adicionar a diferença entre o i5 e o i7 e pegar uma VGA muito competente. 

 

Quanto à futuros ups, mesmo os processadores Sandy Bridge são muito próximos em questão de desempenho dos últimos lançamentos. As melhorias das gerações mais novas não foram tão focadas em desempenho e sim em consumo e eficiência energética. 

 

Quanto ao SSD, recomendo muito. Com HD, meu note demorava uns 30s para inicializar e mais algum tempo para efetivamente estar pronto para uso. 

Com o SSD, inicia em 8s e, logo que entra na área de trabalho, já posso abrir qualquer programa instantaneamente, sem aquelas carregadas. Foi o melhor up que já fiz.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...