Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como rotear uma internet já roteada?


Ir à solução Resolvido por Milton182,

Posts recomendados

Olá pessoal, como sou um tanto leigo, tentarei explicar o que esta acontecendo. Eu tenho uma internet que vem da casa do meu vizinho já roteada, o cabo sai da casa dele e vem pra minha casa, onde conecto direto no meu pc, e a internet funciona perfeitamente. Recentemente adquiri um notebook, e surgiu a necessidade de utilizar a internet para ele(notebook) também. Minha dúvida é: É possível fazer isso, conectar o cabo que vem da casa dele(vizinho) em outro roteador?  Isso é tecnicamente legal? Preciso pedir permissão dele para poder fazer  isso? Tem como ele saber que eu roteei novamente a internet? Isso afeta o sinal de internet pra ele, quer dizer, o sinal ficara mais fraco pra ele, e mais forte pra mim, por estar usando mais de um computador no mesmo cabo? Eu comprei um roteador tp-link Wr741nd, mas não sei como proceder. Poderiam me ajudar? Quero usar a internet cabeada no desktop e wireless no notebook. 

 

Mais uma coisa minha maquina usa o seguinte IP(sem o roteador, só com o cabo do vizinho)

 

IP 10.0.0.180

MASK SUB-REDE 255.0.0.0

GATWAY PADRÃO 10.0.0.138

 

Agradeço pela Ajuda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ilegal o que ele e você  estão fazendo já é . Mas suponho que seja seu amigo , portanto eticamente deve falar com ele inclusive para saber se ele designou um IP especifico para o MAC do seu PC . Pois caso tenha feito isto o cabo não vai funcionar ligado ao roteador . Mas caso não o que tem de fazer é ligar o cabo que está ligado no seu roteador em uma das portas LAN do seu roteador , outro cabo saindo deste para o seu computador . Desligar o DHCP do roteador , configurar um IP para ele dentro da faixa ( aí tem outro problema sem a reserva de IP no roteador dele vai dar conflito de IP mais hora menos hora ( isto se ele não estiver  designando IPs apenas para macs designados  , como dito acima ) , configurar o SSID , senha e segurança do wifi e pronto . Mas como disse a melhor coisa é conversar com ele primeiro .

 

Abraços ,

Renatinho

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ilegal o que ele e você  estão fazendo já é . Mas suponho que seja seu amigo , portanto eticamente deve falar com ele inclusive para saber se ele designou um IP especifico para o MAC do seu PC . Pois caso tenha feito isto o cabo não vai funcionar ligado ao roteador . Mas caso não o que tem de fazer é ligar o cabo que está ligado no seu roteador em uma das portas LAN do seu roteador , outro cabo saindo deste para o seu computador . Desligar o DHCP do roteador , configurar um IP para ele dentro da faixa ( aí tem outro problema sem a reserva de IP no roteador dele vai dar conflito de IP mais hora menos hora ( isto se ele não estiver  designando IPs apenas para macs designados  , como dito acima ) , configurar o SSID , senha e segurança do wifi e pronto . Mas como disse a melhor coisa é conversar com ele primeiro .

 

Abraços ,

Renatinho

Entendi Renatinho, eu conversei com ele, e na casa dele funciona uma Lan house, então a internet é dividida pra mim e mais umas 20 maquinas entende, não sei se essa informação é relevante? Outra coisa quando eu conecto o cabo que vem da casa dele direto no meu pc, sem o roteador, a net funciona normal, em ip automatico, mais ele diz que preciso usar um IP(qualquer um com final até 255). Não entendo muito disso. Como configurar um ip na mesma faixa?(10.0.0.138?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce vai configurar no seu roteador o IP por exemplo  10.0.0.254 ( pede para ele fixar este IP no roteador dele para o MAC do seu roteador - reserva de IP - para que não haja conflito de IP ) , desative o DHCP do seu roteador e coloque como gateway 10.0.0.138 ( também no seu roteador ) . Como dito antes o cabo que vem do roteador dele coloque em uma porta lan do roteador ( lan 1 por exemplo ) , em outra porta lan do roteador coloque um cabo conectando ao seu computador . Deixe o PC e o notebook em DHCP . Crie no seu roteador um nome para a rede sem fio e senha . Conecte a rede sem fio no seu notebook .

 

 

Abraços ,

Renatinho

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, fiz como voce disse, mas  ele(vizinho) falou que não sabe fazer isso (fixar este IP no roteador dele para o MAC do meu roteador - reserva de IP - para que não haja conflito de IP ). Enfim, fiz da seguinte maneira. Conectei o cabo que vem da casa dele na porta Lan1 do meu roteador, e o conectei outro cabo na porta Lan 2 indo pro meu pc.

Feito isso, desativei o DHCP do meu roteador e alterei o Ip do roteador para 10.0.0.139(visto que o gateway do meu vizinho é 10.0.0.138). Depois configurei o meu Pc da seguinte maneira:

 

USAR O SEGUINTE ENDEREÇO DE IP

 

ENDEREÇO IP 10.0.0.140

MÁSCARA DE SUB-REDE 255.0.0.0

GATEWAY PADRÃO 10.0.0.138

 

DNS PREFERENCIAL 8.8.8.8

DNS ALTERNATIVO 8.8.4.4

 

E funcionou perfeitamente. Também configurei a wireless do meu roteador. Criei um nome e coloquei senha. E funcionou também no notebook. quero saber se da maneira que fiz está correto? E se ainda pode haver conflito de IP? De qualquer forma, muito obrigado mesmo pela ajuda, foi de grande importância pra mim :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ajudou beleza , clique em curtir no post :D

Como o roteador dele pode dar qualquer IP de 10.0.0.1 ao 10.0.0.255 menos o 10.0.0.138 que está fixo no roteador dele . O conflito de IP pode aparecer uma vez que pode ser dado para alguma maquina conectada a rede o mesmo IP que você fixou no seu roteador . Se ele quiser me manda o modelo do roteador dele que eu vejo no manual como fazer .

 

 

Abraços ,

Renatinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ajudou beleza , clique em curtir no post :D

Como o roteador dele pode dar qualquer IP de 10.0.0.1 ao 10.0.0.255 menos o 10.0.0.138 que está fixo no roteador dele . O conflito de IP pode aparecer uma vez que pode ser dado para alguma maquina conectada a rede o mesmo IP que você fixou no seu roteador . Se ele quiser me manda o modelo do roteador dele que eu vejo no manual como fazer .

 

 

Abraços ,

Renatinho

Certo entendi Renatinho, falei com ele o Modem que ele usa é um TD-5130. o router dele eu não sei, porém ele usa u switch. Como na casa dele é uma Lan house, divide pra mim e mais umas 15 maquinas (não sei se mencionei isso anteriormente). porém aconteceu um outro problema aqui, A internet estava funcionando normalmente, e ontem eu desliguei o meu router a noite pra dormir. E hoje de manhã quando eu liguei ele de volta. A internet não estava funcionando com as configurações que coloquei anteriormente, como mencionei acima

IP DO ROUTER 10.0.0.139

 

IP DA MAQUINA 10.0.0.140

MASK SUB REDE 255.0.0.0

GATEWAY PADRÃO 10.0.0.138

 

Na solução do Windows, a maquina me informou que '' O DHCP ESTÁ DESATIVADO PARA REDE LOCAL'' O que significa isso. Enquanto escrevia isso. mudei o IP da minha maquina para 10.0.0.141. E a internet votou a funcionar. E quando olhei nas configurações do adaptador está assim:

 

CONECTIVIDADE IPV4: Acesso a internet

CONECTIVIDADE IPV6: Sem acesso a internet

 

Isso é normal? Tem alguma relevância. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MUito provavel que tenha sido conflito de IP . não sei que ideia é esta deste cara de ter mandar por IP fixo nas maquinas . sem ter reserva no roteador ( que na verdade é um modem da GVT , e como não existe nenhum manual na net - se encontrar me manda o link - só existe para configurações basicas , não sei dizer passo a passo onde vai tar a reserva de IP mas o logico seria ele procurar em LAN ou advanced , achando é só pegar o mac do seu roteador e configurar para o IP definido . Se ele tem lan house provavel que temha uma linha comercial e pode obter ajuda da GVT para isto ) . Quanto as maquinas não se preocupe com o IPV6 . Vá em propriedades do IPV4 e marque para receber IP automatico , entre em avançado e na primeira aba adicione o IP do gateway . Na segunda aba ( DNS ) adicione ( um de cada vez ) os IPs dos servidores DNS , Clique OK e pronto . Qualquer duvida é só perguntar . Alias é o mesmo que vai acontecer com seu roteador quando o modem dele ( TD-5130 ) der para outra maquina o IP que você fixou no seu router . Vai ter de ir na config e mudar .

 

 

 

Abraços ,

Renatinho

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Solução

MUito provavel que tenha sido conflito de IP . não sei que ideia é esta deste cara de ter mandar por IP fixo nas maquinas . sem ter reserva no roteador ( que na verdade é um modem da GVT , e como não existe nenhum manual na net - se encontrar me manda o link - só existe para configurações basicas , não sei dizer passo a passo onde vai tar a reserva de IP mas o logico seria ele procurar em LAN ou advanced , achando é só pegar o mac do seu roteador e configurar para o IP definido . Se ele tem lan house provavel que temha uma linha comercial e pode obter ajuda da GVT para isto ) . Quanto as maquinas não se preocupe com o IPV6 . Vá em propriedades do IPV4 e marque para receber IP automatico , entre em avançado e na primeira aba adicione o IP do gateway . Na segunda aba ( DNS ) adicione ( um de cada vez ) os IPs dos servidores DNS , Clique OK e pronto . Qualquer duvida é só perguntar . Alias é o mesmo que vai acontecer com seu roteador quando o modem dele ( TD-5130 ) der para outra maquina o IP que você fixou no seu router . Vai ter de ir na config e mudar .

 

 

 

Abraços ,

Renatinho

Obrigado Renatinho, deu tudo certo. Você me ajudou muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...