Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Soma de planilhas vinculasdas


Ir à solução Resolvido por Xflapc2,

Posts recomendados

Boa noite!

Quero substituir os diários manuscritos da minha escola por planilhas do excel de modo que quando digito as notas e puxo a soma na 1ª planilha esse valor seja vinculado nas outras planilhas em colunas específicas. Configurando o número de casas decimais em zero a soma dá certo dentro de cada planilha porém, nas planilhas em que preciso puxar o valor total este não está me dando o valor real. Acredito que isso esteja ocorrendo porque estou somando células que já são resultado de outras somas. A planilha está em anexo. Por favor, observe as planilhas "notas 4º B", "Boletins" e "Ata de resultados finais". 

 

Abraço!

Klawly

 

 

Turma Ipê-Amarelo.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite Klawly

 

Examinando a planilha eu fiquei meio confuso em saber qual é realmente a tua dúvida, mas percebi que algumas notas estão formatadas com uma casa após a vírgula e outras, como números inteiros, sendo que estes estão arredondados.

Se o problema é esse, para formatar com uma casa após a vírgula, basta selecionar o intervalo por exemplo: D8 ateá H17 da planilha Boletins --> clicar com o lado direito do mouse dentro do intervalo selecionado --> formatar células --> em categoria --> clique em número --> em casas decimais --> escolha 1 --> OK

 

Só repetir o procedimento nas outras tabelas das planilhas.

 

Dê retorno, que vamos nos entendendo.

 

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As células ‘Disciplina’ estão formatadas com uma casa decimal porque as notas são lançadas assim no diário e só no final do bimestre é que arredondamos a nota. Exemplo:

 

Disciplina: Português – Aluno nº 01- Adrielle:

1º Bimestre - 9,0 + 1,5 + 8,9= 19,4 (arredondando: 19)

2º Bimestre – 8,2 + 2 + 11,4= 21,6 (arredondando: 22)

3º Bimestre – 9,7 + 2 +  9,7= 21,4 (arredondando: 21)

4º Bimestre – 9,8 + 2 + 12,6= 24,4 (arredondando: 24)

 

Na planilha ‘Notas 4º B’, que é também uma planilha de soma dos 4 bimestres, na célula ‘Z10’ o total deveria ser 86 pois 19 + 22 + 21 + 24= 86 e não 87 (resultado que está sendo dado).

A mesma coisa acontece nas planilhas ‘Boletins’ e ‘Ata de resultados finais’.

 

No caso de fazer o que você me instruiu na planilha ‘Boletins’ a nota ficará ‘picada’ e isso não pode ocorrer porque somos obrigados a dar a nota inteira para os pais. O mesmo vale para a 'Ata de resultados finais'. Preciso da nota inteira nesta planilha pois irei fazer a média global, que obrigatoriamente deve ser uma nota inteira.

 

Abraço!

Klawly

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Amigo, a formatação de célula não altera o conteúdo delas, se voce somar célas que contenham 5,5 + 5,5 = 11, se você formartar para sem casas decimais 5+5 = 11 do mesmo jeito.

Se voce quiser só dar a nota final individual arredondada pode usar esse sistema mesmo de formartar.

Mas se você precisar fazer algum calculo a partir de valores arredondados (média de notas finais arredondadas da turma), então não é por aí, por exemplo média das notas 5+5/2 = 5, nesse caso não vai bastar formartar a exibição de casas decimais, voce tem que arredondar o valor usando =ARRED(X;Y) onde X é o numero a ser arredondado e Y o numero de casas decimais.

No seu caso do exemplo se voce usar a funcao ARRED voce terá a média correta em Nota 4B e nas outras, onde o cálculo deve utilizar os valores arredondados e não os parciais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...