Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Removendo Amplificador de Micro System Gradiente E550


Ir à solução Resolvido por adrianosc95,

Posts recomendados

Ola pessoal, pesquisei aqui no forum e não achei nada que pareça o meu caso pois, removi um amplificador de um radio velho, e junto com o amplificador ja esta conectado o transformador, enfim, na saida do amplificador, quero descobrir quais são os pinos que ligue o amplificador, e os pinos de volume, os q tem na saida do amplificador são "SB,-25V,GND-D,EF1,+10V,EF,+10V,+5V,NTC,+5V,MUTE,R-IN,GND-A,L-IN" , caso eu nao tenha esclarecido minha duvida o suficiente, me perguntem q eu respondo! conto com a ajuda de vocês e obrigado por tudo!!

aqui esta o esquema dele, na 3ª pagina escaneada da placa, no canto inferior a esquerda (CN502) http://www.electronica-pt.com/esquema/func-startdown/3921/

deem uma olhada nas fotos q postei

post-684451-0-79585800-1405432551_thumb.

post-684451-0-91606100-1405432570_thumb.

post-684451-0-15309300-1405432588_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok, Vamos lá....

 

SB = Stand-By

-25V = Tensão para o CI do display do painel (não usar)

GND = Terra

EF1 = Tensão de filamento 1 (Display do painel) Não usar.

+10V = Tensão para alimentar partes do aparelho, Não usar

EF = Tensão de filamento (outro lado do display)

+10V = Tensão para alimentar parte do AP

5V = Tensão para alimentar partes do AP

NTC = Sensor de temperatura dos CI's para ligar a ventoinha

5V =  Alimentação do AP

MUTE = Silenciador dos CIs de saída de som

RIN = Entrada de som canal Direito

GND-A = Terra da entrada de som dos dois canais

LIN = Entrada de som do canal esquerdo.

 

Esse som possui um controle de volume por CI, você precisará de colocar um potenciômetro nas entradas da placa (RIN e LIN).

Qualquer dúvida estamos por aqui.....

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MEU DEUS :o , você respondeu exatamente tudo o que eu queria saber!!!, eu te amo cara !!, essas siglas você ja sabia de mente, ou usou o esquema pra alguma coisa?, tem algumas coisas q você disse q eu nao entendi como "AP" , e o como devo usar o stand by..  ? desculpe as perguntas, mas sou apenas um curioso com certa "experiencia" rsrs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

AP = Abreviação de "Aparelho de Som"

O stand-by eu não consegui descobrir se é acionado com 0V ou 5V, ele serve para "desligar os CIs de saída Quando o Aparelho esta em OFF.

 

No seu caso ai, como você desligará o aparelho da energia, não vai precisar de usar ele.

 

As outras siglas a gente vai interpretando ao "longo da carreira" mesmo! (Anos apanhando dos aparelhos) Hehehehe!!!... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Para economizar energia, coloque uma chave liga desliga bem na entrada do cabo de força do aparelho...

Nas fotos não mostram, mas onde entra o cabo que vem da tomada, um lado vai para um fusivel (Me parece F501), e o outro vai para a chave comutadora de tensão e trafo...

Interrompa a trilha do lado do fusível e coloque uma chave liga/desliga simples, (de um contato), ou coloque uma chave tipo HH e interrompa os dois fios que entra na placa da fonte...

 

Com isso o trafo não ficará ligado o dia inteiro mesmo sem uso!...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fazendo isso, eu irei ligar o amplificador?, porque eu ligo na tomada do jeito q esta, conecto as entradas e saidas de som, mesmo assim nao sai nenhum tipo de som,  (obs: quando estava montada no radio funcionava ok)


talvez exista algo do tipo "remote" nesse amplificador, q eu nao estou sabendo ligar :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Pode ser o MUTE atuando!, verifique qual a tensão que esta naquele pino, se estiver próximo de 0V ou 1V, coloque um resistor de 1K Ohms dos 5V para o pino de Mute, se a tensão no pino de Mute estiver acima de 3V, coloque um resistor de 1K Ohms desse pino ao terra...

 

Tem que sair testando, pois no esquema não dá para ver nada!....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz o que você pediu, mesmo assim, continou sem sair som :c, tirei novas fotos de uma olhada, qualquer erro meu, me alerte por favor, eu não sou profissional nessa área, 

 

 

edit; eu só não coloquei o potenciômetro na entrada de audio ainda, porque minha placa de som tem controle de volume.

post-684451-0-25141200-1405475533_thumb.

post-684451-0-13598800-1405475573_thumb.

post-684451-0-58133800-1405475595_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Pelo que entendi do datasheet do CI, Link:

http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet/stmicroelectronics/1565.pdf

 

O stand-by também tem que estar com uma tensão maior que 1,5V para o CI funcionar, coloque também um resistor de 1K Ohms dos 5V para o Pino de stand-by também...

 

Se você tivesse feito essas medidas antes de remover o amplificador do conjunto, seria bem mais fácil de fazer as ligações!....

 

Pelo esquema não conseguimos identificar essas tensões!...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

só um pouquinho meus queridos, mas não deveria ter um CI ali primeiro? porque pode ser que não haja chaveamento algum ali....

 

 

coloque qualquer lado dele no pino de MUTE e o outro lado coloque em qualquer 5V do conector....

Cadê o CI? tá soldado do outro lado? se sim, está errado! repare bem, pode ser isso.

 

esquece.. viajei.

 

Repare que ali tem um NTC. pode ser que deva ser curto-circuitado ali, visto que um "NTC aberto" não iria circular corrente, de acordo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

na verdade um NTC é um resistor termico. Tipo as fontes de PC tem um para controlar a rotação do ventilador delas. Nesse caso, pode ser que o ntc, ali, desligue o equipamento com uma certa temperatura, então, acho eu, que por uns 20ohms de resistor ali, ou até pegar um NTC de uma fonte de computador e por ali, pode ser que também ajude "a ligar" o bichinho

 

se for de controle, é certo que esse NTC ali desligue o rádio acima de uma temperatura, até pela "localização" dele, que fica perto dos dissipadores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Esqueçam por enquanto o sensor de temperatura.

Pelo datasheet, tanto o stand-by quanto o Mute, podem ser acionados juntos, videm figura anexa:

post-442138-0-63086700-1405555899_thumb.

 

Então faça o seguinte: Remova os resistores que sugeri que colocasse do SB ao 5V, e do Mute ao 5V, Faça um jump (ligue um fio), entre o Stand-by e o Mute...

 

Depois, com um multímetro, verifique se os 5V esta realmente no pino mencionado..., estando normal (5V), faça um jump entre os 5V e o jump que você fez entre o SB e o Mute, (ficará todos ligados) / (curto-circuitado), acredito que dessa forma, os CIs entrarão em funcionamento!... (desde que estejam alimentados!), verifique com um multímetro isso....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Verifique com cuidado se os CIs estão recebendo alimentação nos pinos 13 (alimentação positiva) e no 15 (Alimentação negativa) em relação ao terra!

Estando normal, teste a continuidade do pino 14 de cada CI para o borne positivo das caixas (vermelho). 

Cada CI, tem que estar diretamente ligado entre o pino 14 de cada um, para cada saída de caixa...

 

Se tudo normal, sugiro retornar o aparelho na condição de fábrica e verificar se continua funcionando!, talvez você já queimou ele! Ai não conseguiremos faze-lo funcionar nunca!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o pino 13 do ci, não esta recebendo nenhum sinal, e quanto ao pino 15 o multímetro fica em -1....., e o teste de continuidade do pino 14 de cada ci para a saída positiva, meu multímetro acusa 540. isso é bom? :confused:  :huh:  :(

 

 

 

edit; o pino 1 de cada ci vai para o negativo de cada  caixa, fica em 001 no multimetro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...