Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Informação sobre manutenção de consoles antigo


Posts recomendados

Boa noite pessoal!

Gostaria de saber se existe algum site, forum ou guia voltado para manutenção de consoles antigos, como Master System, NES e SNES, Atari, Intellivision, Mega Drive e por aí vai. Tenho muita vontade de aprender e fuçar nessa área. Sou colecionador de consoles antigos, e isso me interessa tanto para manter meus consoles em ordem quanto para reparar consoles danificados de outros colecionadores ( e quem sabe encontrar uma pechincha fácil de recuperar :) )

Sei que boa parte do conhecimento necessário é de eletrônica básica, mas como sou leigo no assunto, estou procurando algo que tenha como abordagem os exemplos citados. Vontade de aprender não falta, e tenho a sorte de ter conhecidos formados em engenharia elétrica para me dar umas dicas. Mesmo assim, não gostaria de 'alugar' essas pessoas sem ao menos ter um pouco de conhecimento no assunto.

Sei que o forum do CdH é um poço de conhecimento, mas não encontrei muita coisa voltada para essa área de uma maneira maia ampla ou partindo do básico.

E aí, alguém tem alguma dica?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Daniel, mesmo para "mexer" nos consoles mais antigos como o TV Game 6 (1977), Atari (1978), Intellivision (1980), o técnico tem que ter muito conhecimento em eletrônica básica, e um pouco de conhecimento em computação e programação!, Pois o mais simples dos consoles são micro processados.

Então se sua intenção for só manter seus consoles funcionando, e não quer fazer um curso de Eletrônica, procure ai em sua Cidade, uma boa oficina especializada nesses aparelhos e tente fazer uma "parceria" com eles, eles recuperam os aparelhos para você com preços mais em conta, e você "expõem", em sua coleção, qual oficina recupera eles para você, ou seja você divulga (Faz propaganda) para eles!...

Caso eles não topem! Não vejo outra saída a não ser você fazer um curso de Eletrônica!

 

Aguarde outras opiniões!...

Pode ter outra solução que não vejo no momento!.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bcpetronzio, obrigado pela rápida resposta! Com certeza precisarei de conhecimentos em eletrônica, tenho toda a intenção em fazer isso! O problema é que com 4 filhos e trabalhando em casa o tempo acaba ficando curto, hehehe.

Por isso mesmo estava à procura de um caminho alternativo, como um curso ou guias online para estudar conforme o tempo aparece :) E se houvesse algum curso, livro ou até mesmo um tópico de grupo de estudo em fórum (como já freqüentei em assuntos como modelagem 3d nos fóruns do iMasters), que utilizasse consoles como estudo de caso, melhor ainda!

Novamente, obrigado pela resposta!

Ah sim, tenho algum conhecimento em programação dos meus tempos de engenharia da computação, que tranquei no segundo ano, então não será um empecilho tão grande assim. Me lembro dos semestres de assembly para o 8086, não é um bicho de sete cabeças :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Vou continuar pesquisando e também irei me informar com colegas daqui de Uberlândia, que trabalham nessa área, se existe algum livro ou material diretamente voltado para manutenção de Games ou coisa parecida...

Qualquer novidade eu te dou um retorno....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@danielSousa, boa tarde!

Também me interesso por Eletrônica, e devido a trabalho e faculdade tenho pouco tempo para fazer um curso presencial, porém, tenho tempo livre nos intervalos da facul e trabalho, bem como na ida/retorno dos mesmos, então, o que gosto de fazer é pesquisar videos no YT, apostilas e etc, e vejo nesse periodo, pode não me garantir o pleno conhecimento, entretanto, me ajuda a sanar dúvidas básica e me dará uma bagagem quando puder realiza-lo 

Uma dicas são cursos a distância, um que posso citar é http://www.eletroalerta.com/, não devem ter um curso sobre games antigos, mas pelo menos o básico em eletrônica para te esclarecer duvidas deve lhe ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...