Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arrumei o processador e agora fiquei sem memória!


Ir à solução Resolvido por ctechdx,

Posts recomendados

Amigos,

 

Eu estava com o problema do processador que não funcionava mais de 35... 40% no Windows 8. Consegui resolver ele estava superaquecendo por dificuldade de resfriamento com o cooler e o Windows 8 tem algum procedimento de segurança para isso e limita o processador.

 

Só que agora o problema é a memória ram. Durante todos os testes que fiz para encontrar o problema do navegador eu limpei a maquina toda, formatei, testei outras versões de sistema operacional. E agora quando voltei ao Windows 8.1 eu cai no misterioso problema da "memória utilizável".

 

Eu uso o Windows 8.1 Pro x64 já há um ano mais ou menos. E sempre tive os meus 4 giga de ram disponíveis. Agora depois de toda essa mexida que dei na maquina o Windows mostra (4,00 GB - Utilizável: 1,93 GB). Parte da memória está reservada para hardware. Só que eu uso placa de vídeo dedicada e na bios eu já revirei tudo e não tem nada que reserve memória para hardware.

 

Eu já pesquisei muito e este problema da memória utilizável parece já ter acontecido com muita gente desde do Windows vista se não me engano. Já tentei vários procedimentos que encontrei na internet, mas nada resolveu o problema. Queria saber se alguém tem alguma sugestão pra mim! Preciso dos meus 4 giga de ram!

 

Obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bem provável que durante as "mexidas" no PC você tenha resetado o CMOS, que em muitos placas mãe, por defeito não habilita o remapeamento de memoria. já que em alguns casos, essa opção causa BSODs e travamentos em alguns programas/ drivers antigos... a opção para remapeamento costuma ser algo como memory hole remaping, uper memory remaping. ou algo do tipo... qual o modelo da placa mãe?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, minha bios não tem nada dessas opções de memória. As únicas configurações de memória são da parte de "performance" relacionado a possibilidades de overclock, mudança de tensão e valores de multiplicação... coisas assim. E nessa parte eu não sei mexer... nunca tentei.

 

Minha placa é a INTEL DH55HC

 

Ahhh um detalhe que eu achei estranho. Eu tentei tirar os pentes de memória... inverter os pentes e quando tirei um deles, liguei a maquina entrei na bios e a lá dizia que os dois pentes estavam na placa. Achei isso muito estranho! A mother board não percebeu que eu tirei um dos pente... e continuava mostrando os dois em dual channel... nunca vi isso! rs

 

Obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas placas Intel são meio ruins de opções mesmo, em alguns modelos, sequer existem opções de overclock, acredito que se houver alguma configuração do tipo ela estaria na seção advanced, talvez escondida em alguma sub seção...

 

Sobre o bug de reconhecer memoria fantasma, quase todas, senão todas as placas desse século tem a opção de "fast boot" que pula certos testes afim de iniciar o PC mais rápido, um teste que essa placa poderia estar pulando seria o teste de memoria, ja que ele toma alguns preciosos segundos na inicialização do PC

 

voce poderia tentar desativar temporariamente a opção quick boot/fast boot no menu boot do setup, e ver se ambos os pentes são reconhecidos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

F4b10,

 

Vasculhei toda a bios e realmente não tem nada de memory remaping e nem fast boot.

 

Olhando nos manuais da placa mãe encontrei essas informações sobre o mapeamento de memória, mas não entendi direito como funciona... dê uma olhada ai pra mim... veja se consegue pensar em algo que possa resolver o problema:

 

............................................

2.1 Memory Resources

 

2.1.1 Addressable Memory The board utilizes 16 GB of addressable system memory.  Typically the address space that is allocated for PCI Conventional bus add-in cards, PCI Express configuration space, BIOS (SPI Flash device), and chipset overhead resides above the top of DRAM (total system memory).  On a system that has 16 GB of system memory installed, it is not possible to use all of the installed memory due to system address space being allocated for other system critical functions.  These functions include the following: • BIOS/SPI Flash device (64 Mbit) • Local APIC (19 MB) • Direct Media Interface (40 MB) • Front side bus interrupts (17 MB) • PCI Express configuration space (256 MB) • PCH base address registers PCI Express ports (up to 256 MB) • Memory-mapped I/O that is dynamically allocated for PCI Conventional and PCI Express add-in cards (256 MB) The board provides the capability to reclaim the physical memory overlapped by the memory mapped I/O logical address space.  The board remaps physical memory from the top of usable DRAM boundary to the 4 GB boundary to an equivalent sized logical address range located just above the 4 GB boundary.  Figure 8 shows a schematic of the system memory map.  All installed system memory can be used when there is no overlap of system addresses.  

 

Table 8.  System Memory Map

 

Address Range (decimal) Address Range (hex) Size Description 1024 K - 16777216 K 100000 - 3FFFFFFFF 16382 MB Extended memory 960 K - 1024 K F0000 - FFFFF 64 KB Runtime BIOS 896 K - 960 K E0000 - EFFFF 64 KB Reserved 800 K - 896 K C8000 - DFFFF 96 KB Potential available high DOS memory (open to the PCI Conventional bus).  Dependent on video adapter used. 640 K - 800 K A0000 - C7FFF 160 KB Video memory and BIOS 639 K - 640 K 9FC00 - 9FFFF 1 KB Extended BIOS data (movable by memory manager software) 512 K - 639 K 80000 - 9FBFF 127 KB Extended conventional memory 0 K - 512 K 00000 - 7FFFF 512 KB Conventional memory 

 

...................................................................

 

Pesquisando em fóruns sobre o problema eu encontrei o caso de um rapaz q resolveu o problema alterando as configurações de overclook da bios. Eu nunca mexi nestas configurações então vou postar aqui as imagens da bios pra vocês darem uma olhada... se tiverem alguma ideia de alterações que eu posso tentar seria legal. (Obs: nesta primeira imagem o multiplier ativo do processador está 20 porque eu fiz uma experiências... mas na verdade uso em 21 que é a configuração padrão).

 

h7szl.jpg

 

xnut.jpg

 

97iy.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, minha placa de vídeo é uma geforce 8400 gs... e até onde eu me lembro ela sempre foi de 1GB... mas agora está marcando 512. Pelo CPU-z está mostrando 512. Será que na mexida que dei na maquina eu posso ter danificado metade da memória da placa e agora ela está requisitando memória do sistema? Não sei o que pode ser... antes eu tinha os 4 giga de ram livre com a mesma versão do Windows... tudo igual!

 

Outra coisa... não estou lembrado agora, mas encontrei em algum lugar do Windows a informação de que 1 giga de ram está mesmo reservado para a placa de vídeo. Está sendo detectado 512 da placa e 1GB reservado. Só que eu estou sem 2 giga disponível... então 1 está reservado pra placa de vídeo... e o outro giga não sei com quem está! rs

 

Olhei agora pelo Everest e ele detecta os dois pentes de 2 giga cada, mas mostra apenas os 2 giga de memória física disponível. Não fala nada sobre memória reservada. No CPU-Z ele mostra a memória como "Channels # Single". Não deveria mostrar dual channel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível que um pente esteja danificado e não esteja sendo utilizado, tente retirar um pente e deixar apenas o outro, veja se o micro da algum sinal de erro, travamento, repita o processo deixando apenas o outro pente.

 

A pergunta sobre a placa de vídeo ser de 2 GB seria que só assim justificaria o sumiço dos outros 2GB, sem a realocação de memoria habilitada, o Processador pode endereçar apenas 2^32  de endereços, ou 4294967296 endereços, (4GB) sendo que parte desse espaço precisa ser usado para mapeamento de memoria de vídeo, dispositivos PCI, shadow BIOS... etc, com o remapeamento de memoria habilitado, esses endereços são realocados para novos endereços de 64 bits. (solução mais problemática) ou a porção de memoria conflitante é realocada para endereços de 64 bits (opção mais atual, gera menos conflitos).

 

 

Existe um modelo da 8400GS que usa turbo cache, se a sua for um modelo com turbo cache, então ela tem apenas 512MB fisicamente instalados na placa e rouba mais 512MB da memoria RAM do PC... essa alocação é feita pelo driver de vídeo tem alguns tutoriais na internet que ensinam a desativar o recurso; esse modelo da zotac, por exemplo tem apenas 256MB de memoria com turbo cache , apenas 256MB estão instalados na placa!

 

http://www.zotacusa.com/geforce-8400gs-zt-84seh4p-fsl.html

 

Sobre a memoria "reservada" pelo Windows para placa de vídeo, na verdade é um recurso do DirectX que permite que jogos armazenem texturas e outros dados na memoria RAM do micro, como se ela fosse a memoria de vídeo. é uma gambiarra que poucos jogos usam por causa do baixo desempenho Esse recurso não "rouba" memoria, apenas permite compartilhar a memoria que esta disponível como uma "memoria de vídeo adicional".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

F4B10, obrigado pelas respostas.

 

Eu vou fazer o teste da memória pra confirmar se os dois pentes estão funcionando corretamente.

 

Quanto a minha placa de vídeo eu só me lembro que na embalagem vinha escrito 1 GB. Não sei se ela utiliza 512 da maquina... pelo menos antes eu sei que não usava. Meus 4 giga ficavam livres pra uso.

 

Onde posso encontrar esses tutoriais para desabilitar memória reservada para a placa de vídeo, se for este o caso?

 

obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu procurei os procedimentos para desligar o turbocache, mas só encontrei postagem de alguns anos atrás e nada voltado para o Windows 8. Eu tentei fazer até com o RivaTuner, mas as opções que mostram no tutorial não funcionam aqui pra mim.

 

Tentei configurações de registro e também não encontrei os mesmos caminhos. Tem ideia como posso ver essa questão do turbocache no Windows 8 x64?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o turbo cache, realmente é uma tecnologia antiga, nem sei se os drivers para Windows 8 ainda a suportam... e mesmo com ele ativo, você teria apenas 512MB da memoria "roubados" não 2GB...

 

O teste das memorias deu certo? ambos os pentes estão funcionando? Acho que o seu caso pode ser algum problema relacionado ao próprio Windows,/drivers se tiver um live CD/DVD do Ubuntu ou outra distribuição Linux de 64 bits, você pode tentar roda-la e ver se ela reconhece toda memoria disponível, digitando o comando

 

 free -g

 

Deve ser mostrada toda memoria disponível para o sistema, se for mostrado apenas 2GB como memoria total, então o problema de fato seria hardware, do contrario, o problema seria o Windows...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

F4B10,

 

Fiz o texto do umbuntu e realmente mostrou só 2 giga. Então parti pro teste dos pentes de memória. Os dois funcionaram sozinhos. Mas eles só funcionam no canal A... tentei usar sozinhos no canal B a maquina não liga... acho que isso é normal né? Se usar um pente só tem que ser no canal A?

 

Quando coloco os dois em dual channel a bios detecta os pentes normal, mas pro sistema fica só os 2 giga disponível. Ai resolvi tentar os dois pentes juntos no canal A... e agora o Windows mostra os 4 giga disponíveis.

 

Então vamos é certeza que os dois pentes funcionam, mas o dual channel não está funcionando. Será que posso ter danificado algo da placa mãe quando fiz a limpeza? É possível ter danificado o canal B da memória? Se foi isso mesmo existe algum tipo de reparo? o que me sugere?

 

Obrigado,

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Varias placas para Intel precisam que o modulo de memoria seja instalado no primeiro slot, do contrario não reconhecem a memoria, creio que seja uma característica do controlador de memoria integrado nos processadores core ixxx, já que desde placas de entrada ate as mais tops informam isso no manual...

 

Embora seja difícil, ja que atualmente os canais de memoria ficam integrados no processador,  é possível que um canal de memoria tenha queimado por descarga estática, surto de tensão... você já checou se o canal que não esta funcionando esta limpo, livre de pó, sinal de oxidação nos contatos do slot ou algo que pudesse Atrapalhar o contato? existe um spray limpa contacto, voltado para eletrônica, outra opção seria o álcool isotópico, porém não é garantido que o defeito seja esse..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Domingo vou instalar o novo cooler e vou dar uma conferida melhor e limpar os pentes e slots. Na verdade quando eu limpei a maquina eu nem removi os pentes de momória... só tirei a poeira por cima. Estranho ter acontecido algo logo com a memória. Vou conferir tudo melhor e te falo no que deu.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique, eu tirei a bateria da motherboard e também alterei o jumper do cmos para uma opção de restauração, ou reset... e não mudou nada. Na verdade pra mim não ficou claro se eu consegui mesmo resetar o cmos. Minha mobo tem um jumper que a primeira posição é a normal, a segunda é de configuração e a terceira se chama "recovery". Eu tentei as 3... na opção de configuração aparecem algumas opções avançadas na bios, mas nada relativo a restauração. E a posição recovery não aconteceu nada... a maquina ligou, mas ficou tela preta. Depois voltei para a posição normal. Eu acho que essa posição recovery seria para carregar outro arquivo .bio para restauração ou atualização. Então não sei se consegui resetar realmente.

 

Agora, quanto ao firmware EFI que você falou eu não sei como é ou se minha motherboard tem essa possibildade. Será que teria? Como é feito isso? obrigado,

 

Minha mobo é a Intel DH55HC

 

obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Amigos finalmente resolvi o problema.

 

Chegou meu novo cooler... comprei o Hyper TX3 EVO. Aproveitei que iria instalar o cooler, desmontei a maquina inteira, limpei tudo de cima abaixo. Passei limpa contato em todos os contatos e slots da placa mãe, pentes de memória, placas, tudo mesmo. Dei uma super geral. Enquanto limpava tirei a bateria da motherboard. Quando montei tudo de volta entrei no Windows e tava lá os 4 giga de ram disponíveis e agora trabalhando em dual channel! Tudo funcionando perfeito agora. Meu processador que antes estava chegando em 90 graus com o cooler box original agora não passa de 50 graus no teste de stress em 100% por vários minutos.

 

Não sei se o que resolveu o problema foi limpar o contato dos slots e pentes de memória ou se foi por ter tirado a bateria da placa, que ficou fora várias horas e ai sim resetou tudo mesmo. Mas o importante que agora está tudo bem.

 

Obrigado a todos que ajudaram!

 

Grande abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...