Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo usar mais de 35% do processador!


Ir à solução Resolvido por will1202,

Posts recomendados

Pessoal,

 

Estou usando o Windows 8.1 e meu processador é um i5 760 (2.8 GHz) quatro núcleos.

 

Eu uso alguns programas de áudio e este tipo de processamento é pesado dependendo das ferramentas. O problema é que não estou conseguindo passar de 35% do processador. Em um dos programas que utilizo ele só está conseguindo utilizar um núcleo do processador. Eu vejo pelo monitor de recursos do Windows que ele só usa o núcleo 2 e quando chega no máximo o áudio começa a falhar por sobrecarga do processador. O programa está habilitado para trabalhar com os 4 núcleos, mas mesmo assim usa apenas um.

 

Eu testei outro software e este sim consegue usar os 4 núcleos, mas mesmo assim não passa de 35% do processamento geral. Ou seja, desta vez usa os 4, mas nenhum deles passa de certo ponto. Isso está limitando muito as possibilidades do processamento de áudio. Eu já pesquisei muita coisa, mas não descobri nada sobre como usar mais do processador. A impressão que eu tenho é de haver alguma configuração do Windows que limite o quanto o programa pode usar do processador. Isso é assim mesmo? Espero que possam me ajudar.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Estou usando o Windows 8.1 e meu processador é um i5 760 (2.8 GHz) quatro núcleos.

 

Eu uso alguns programas de áudio e este tipo de processamento é pesado dependendo das ferramentas. O problema é que não estou conseguindo passar de 35% do processador. Em um dos programas que utilizo ele só está conseguindo utilizar um núcleo do processador. Eu vejo pelo monitor de recursos do Windows que ele só usa o núcleo 2 e quando chega no máximo o áudio começa a falhar por sobrecarga do processador. O programa está habilitado para trabalhar com os 4 núcleos, mas mesmo assim usa apenas um.

 

Eu testei outro software e este sim consegue usar os 4 núcleos, mas mesmo assim não passa de 35% do processamento geral. Ou seja, desta vez usa os 4, mas nenhum deles passa de certo ponto. Isso está limitando muito as possibilidades do processamento de áudio. Eu já pesquisei muita coisa, mas não descobri nada sobre como usar mais do processador. A impressão que eu tenho é de haver alguma configuração do Windows que limite o quanto o programa pode usar do processador. Isso é assim mesmo? Espero que possam me ajudar.

 

Obrigado!

Cara, voce abilitou na energia, maximo desempenho? se nao , e isto que esta acontecendo, antigamente meu note da ASUS, ele quando ligava na bateria, ficava travado no clock de 800Mhz ( sim isto mesmo! ) e travava MUITO, depois q coloquei o modo de maximo desempenho, o clock voltou para o normal dele 2,1GHz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, comecei o teste do prime95 ele mostrou 100% do uso de processador nos 4 núcleos... e realmente marcou 100% de uso do processamento total. Mas isso só no inicio... deu um pico de 100% e depois veio caindo. Não sei se é o procedimento normal do teste. Veio baixando a agora parou em 45%. Os 4 núcleos estão em 45%. O teste é assim mesmo ou deveria manter os 100%?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, comecei o teste do prime95 ele mostrou 100% do uso de processador nos 4 núcleos... e realmente marcou 100% de uso do processamento total. Mas isso só no inicio... deu um pico de 100% e depois veio caindo. Não sei se é o procedimento normal do teste. Veio baixando a agora parou em 45%. Os 4 núcleos estão em 45%. O teste é assim mesmo ou deveria manter os 100%?

tem algo errado ai ele deve ficar nos 100% ja tentou formatar a maquina?
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, fiz diversos testes aqui. E realmente o problema parece estar no windows 8. Eu instalei o windows XP e rodei o Prime95 os 4 núcleos rodaram em 100%. Depois instalei o windows 8.1.. tentei as duas versões... 32 e 64 bits. E nas duas versões o processador funciona no máximo em 45%. Pensei que podia ser alguma problema na versão 64 bits que era a que eu usava antes, mas na de 32 também deu o mesmo problema. 

 

Alguém em ideia do que do que pode estar acontecendo? Parece que o windows 8 está limitando o processador de alguma forma. Eu pensei se não poderia ser algum problema de driver, mas acabei de olhar no site da minha mobo (intel) e não tem drivers para o windows 8. 

 

Alguém me sugere alguma coisa? Eu não queria voltar a usar windows xp! Quero o windows 8 64bits!

 

Obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, fiz diversos testes aqui. E realmente o problema parece estar no windows 8. Eu instalei o windows XP e rodei o Prime95 os 4 núcleos rodaram em 100%. Depois instalei o windows 8.1.. tentei as duas versões... 32 e 64 bits. E nas duas versões o processador funciona no máximo em 45%. Pensei que podia ser alguma problema na versão 64 bits que era a que eu usava antes, mas na de 32 também deu o mesmo problema.

Alguém em ideia do que do que pode estar acontecendo? Parece que o windows 8 está limitando o processador de alguma forma. Eu pensei se não poderia ser algum problema de driver, mas acabei de olhar no site da minha mobo (intel) e não tem drivers para o windows 8.

Alguém me sugere alguma coisa? Eu não queria voltar a usar windows xp! Quero o windows 8 64bits!

Obrigado,

você n informou qual placa-mãe usa nas placas mais novas ja na bios vem a config de suporte a windows 8 na minha giga b75 tem ai quando vou instalar o w8.1 mudo de other sistem para windows 8 e n tenho problemas aqui na pensou em usar o windows 7 porque esse bug ai q ta ocorrendo ta meio miitico
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Will,

 

Eu nunca usei o seven... trabalhei muito tempo com o XP e tentei algumas vezes usar o seven mas sempre achei ele muito pesado. Acabava consumindo muito recurso da minha maquina e não sobrava tanto para o áudio como eu conseguia com o XP. Já no Windows 8 eu senti um desempenho melhor... por isso acabei indo pra ele. Será que consigo configurar o seven para trabalhar mais leve?

 

Eu acabei de instalar o desktop utilities da intel... e quando rodo o prime95 imediatamente o software da intel diz que o processador atingiu uma temperatura critica 96 graus... e logo o processamento começa a cair. Ele dá um pico em 100% e vem caindo até parar por volta de 45... 50%. Será que está rolando algum tipo de proteção do processador? E porque no XP não acontece?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Will,

Eu nunca usei o seven... trabalhei muito tempo com o XP e tentei algumas vezes usar o seven mas sempre achei ele muito pesado. Acabava consumindo muito recurso da minha maquina e não sobrava tanto para o áudio como eu conseguia com o XP. Já no Windows 8 eu senti um desempenho melhor... por isso acabei indo pra ele. Será que consigo configurar o seven para trabalhar mais leve?

Eu acabei de instalar o desktop utilities da intel... e quando rodo o prime95 imediatamente o software da intel diz que o processador atingiu uma temperatura critica 96 graus... e logo o processamento começa a cair. Ele dá um pico em 100% e vem caindo até parar por volta de 45... 50%. Será que está rolando algum tipo de proteção do processador? E porque no XP não acontece?

cara sobre esse bug ai na tua maquina como o et bilu dizia " isso é uma coisa q nos n sabe explicar" kk sobre o seven n é tão pesado assim vai da versão q você escolher recomendo pra você instalar e testar ai o w7 home premium ele é leve e é otimo para games uso no meu notebook e ate jogo é bem legau testa ai abrass

um edit: se quiser uma mais leve tem o home basic mais esse é ruim pra dedeu kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou experimentar então... eu quero uma versão 64 bits pra usar toda memória q tenho na maquina e que os programas de áudio pedem. Preciso de um sistema leve mesmo... o home premium talvez caia bem.

 

E esse lance da temperatura do processador? algo q preciso de preocupar? pode indicar alguma coisa? Qual a temperatura máxima idela para este i5 760?

 

obrigado,


Eu achei em alguns fóruns fora do brasil gente q teve problema de desempenho de processador com o Windows 8.1 mas que não tinha no Windows 8. To pensando em fazer essa experiência. Mas ai q vem a questão... se funcionar será q valeria a pena ficar no 8 sem atualizar? Talvez melhor o seven mesmo né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou experimentar então... eu quero uma versão 64 bits pra usar toda memória q tenho na maquina e que os programas de áudio pedem. Preciso de um sistema leve mesmo... o home premium talvez caia bem.

E esse lance da temperatura do processador? algo q preciso de preocupar? pode indicar alguma coisa? Qual a temperatura máxima idela para este i5 760?

obrigado,

Eu achei em alguns fóruns fora do brasil gente q teve problema de desempenho de processador com o Windows 8.1 mas que não tinha no Windows 8. To pensando em fazer essa experiência. Mas ai q vem a questão... se funcionar será q valeria a pena ficar no 8 sem atualizar? Talvez melhor o seven mesmo né?

olha eu sou daqueles q.formata o pc mais q tudo na vida kkk eu ja usei todos os sistemas operacionais da microsoft só n sou muito fan da linux mais enfim atualmente uso o 8.1 vou te falar os graficos são bastante superior ao seven ate em jogos a qualidade de imagem é gritante mais em questao de desempenho o seven é mais instavel q o w8.1 como te falei se com o seven n ocorrer o bug ai fique com ele q é uma boa ^^ sobre temp tem varios programas q você podem monitorar o pc como o hwmonitor aida64 speedfan e muitos outros o hw é bastante legau uso e recomendo abrass
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Will, obrigado pelas dicas.

 

Olha só...

 

Instalei o windows 7 home premium... e realmente ele deu 100% do CPU no teste do Prime95. Só que como te falei antes... os medidores de temperatura alertaram para temperatura alta do processador. Eu fui reparar melhor nisso e vi que mesmo rodando aplicativos leves o processador já estava de cara em 95... 98 graus. Então resolvi dar uma geral na maquina. Desmontei e vi que o cooler do processador estava fechado de sujeira. Não tinha como passar ar por ali mais. Lembrei também que nunca troquei a pasta térmica, era a mesma desde quando comprei o processador há uns 3 anos. rsrs

 

Bom, dei uma super geral... troquei a pasta... limpei bem o cooler. E parece que está tudo normalizado agora. Vou postar as medição de temperatura pra vocês darem uma olhada. Pra mim parece tudo ok, mas o programa speedfan ainda marca algumas coisas como temperatura elevada. Olha só...

 

Temperatura com tudo parado:

 

CPU: 38 C

4 Núcleos na média de: 40 C

CPU DIE: 36 C

PCH: 59 C

VOLTAGE REG: 43

MEMORY 29 C

SYSTIN 30 C

CPUTIN 38 C

 

Agora a temperatura depois de alguns minutos do Prime 95 rodando com processador a 100%:

 

CPU: 64 C

4 Núcleos na média de: 85 C

CPU DIE: 87 C

PCH: 59 C

VOLTAGE REG: 70

MEMORY 30 C

SYSTIN 30 C

CPUTIN 64 C

 

Pra mim parecem valores normais, em vista do processador estar a 100%... tem algo errado nestes valores? Pergunto isso também porque o speedfan considerou alto estes valores de CPU, CPU DIE, PCH, E VOLTAGE REG quando o prime95 estava rodando. Ele marcava estes itens com uma chama! rs 

 

Outra coisa que eu pensei aqui depois de descobrir que o processador estava aquecendo demais. Será que o Windows 8 não estava detectando esta alta temperatura do processador e limitava o uso dele para proteção? Quando eu rodava o prime95 no windows 8 ele dava 100% do processador, mas logo começava a diminuir a porcentagem até estabilizar em 45%. Será que isso não foi algum tipo de processão do windows 8?

 

obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Will, obrigado pelas dicas.

Olha só...

Instalei o windows 7 home premium... e realmente ele deu 100% do CPU no teste do Prime95. Só que como te falei antes... os medidores de temperatura alertaram para temperatura alta do processador. Eu fui reparar melhor nisso e vi que mesmo rodando aplicativos leves o processador já estava de cara em 95... 98 graus. Então resolvi dar uma geral na maquina. Desmontei e vi que o cooler do processador estava fechado de sujeira. Não tinha como passar ar por ali mais. Lembrei também que nunca troquei a pasta térmica, era a mesma desde quando comprei o processador há uns 3 anos. rsrs

Bom, dei uma super geral... troquei a pasta... limpei bem o cooler. E parece que está tudo normalizado agora. Vou postar as medição de temperatura pra vocês darem uma olhada. Pra mim parece tudo ok, mas o programa speedfan ainda marca algumas coisas como temperatura elevada. Olha só...

Temperatura com tudo parado:

CPU: 38 C

4 Núcleos na média de: 40 C

CPU DIE: 36 C

PCH: 59 C

VOLTAGE REG: 43

MEMORY 29 C

SYSTIN 30 C

CPUTIN 38 C

Agora a temperatura depois de alguns minutos do Prime 95 rodando com processador a 100%:

CPU: 64 C

4 Núcleos na média de: 85 C

CPU DIE: 87 C

PCH: 59 C

VOLTAGE REG: 70

MEMORY 30 C

SYSTIN 30 C

CPUTIN 64 C

Pra mim parecem valores normais, em vista do processador estar a 100%... tem algo errado nestes valores? Pergunto isso também porque o speedfan considerou alto estes valores de CPU, CPU DIE, PCH, E VOLTAGE REG quando o prime95 estava rodando. Ele marcava estes itens com uma chama! rs

Outra coisa que eu pensei aqui depois de descobrir que o processador estava aquecendo demais. Será que o Windows 8 não estava detectando esta alta temperatura do processador e limitava o uso dele para proteção? Quando eu rodava o prime95 no windows 8 ele dava 100% do processador, mas logo começava a diminuir a porcentagem até estabilizar em 45%. Será que isso não foi algum tipo de processão do windows 8?

obrigado,

olha q bom q você deu uma geral na maquina deve ter ajudado bastante seria legau você usar o hwmonitor você instala e tira um print e posta mais pelo q você postou e levando enconta q usa cooler box original 38 graus ta normal se você quiser baixar a temp mais ainda vai ter q investir em uma pasta termica a base de prata e em um cooler box bom ou fazer uma adptação q nen eu fiz eu faço muita gambiarra aqui kk ja sou acostumado ta ai a adptação q fiz no meu cooler box pra tu ter uma ideia

arrumei um dissipador original de Pentium 4 onde tem a base de cobre ai tive q lapidar ficou bem legau

rynymy7y.jpg2y9ajama.jpg

pus um cooler otimo de processador 775 kk da cooler master e pus umas travas de aluminiun para n correr

yramyhab.jpg

e pronto n gastei quase nada no cooler box aa comprei o dissipador por 3 reais kk e o resultado final :

temp ide: 31 32 graus em jogos n passa dos 50 processador em 100% 57 graus ^^

qe5e3agy.jpg

resaltando uso 3 fans de 120 mm

ta ai cara uma palinha de gambiarra kk abrass

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Will,

 

Matei a charada! rsrs

 

Foi esse problema da pasta e do cooler mesmo. Eu fiquei encanado com isso e resolvi instalar o Windows 8.1 novamente para ver no que dava e pronto! Agora rodando o prime95 ele bate 105% do processador sem variar e a temperatura sobe, mas não passa do aceitável. Inclusive o monitor da intel não acusa problema nenhum agora. Os valores que te passei eu usei o hwmonitor.

 

Então realmente deu pra ver que o Windows 8 detecta o excesso de temperatura e reduz o CPU como forma de proteção. Fica a dica ai para quem sentir queda de desempenho no Windows 8, vale a pena conferir se o processador está sendo bem refrigerado. Já que no seven e no xp mesmo superaquecendo eles permitem o teste de stress com o processador em 100%... coisa que talvez possa vir a danificar o processador com o tempo.

 

Como eu uso muito do processador resolvi mesmo comprar um cooler novo. Comprei um Coolermaster Hyper Tx3 Evo. Achei num bom preço e pelo que li na internet parece ser um cooler legal. Pelo menos deve ser muito superior ao meu basicão! rsrs  Acho que com a pasta de prata ficaria bem legal. Você me recomenda alguma pasta de prata? Procurei no mercado livre mas existem muitas... fiquei na dúvida. Ou será que a pasta que a companha o cooler já deve ser legal?

 

Outra coisa... queria uma dica sobre o Windows 8.1 Eu vou ficar com ele mesmo porque simpatizo mais com ele do que com o seven. Existe alguma versão dele mais light como o home premium? Eu estava usando o 8.1 pro... mas sei q ele tem muitos recursos q eu não uso. Na verdade mesmo eu preciso do sistema o mais limpo possível. Alguma sugestão pra mim?

 

obrigado e grande abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Will,

Matei a charada! rsrs

Foi esse problema da pasta e do cooler mesmo. Eu fiquei encanado com isso e resolvi instalar o Windows 8.1 novamente para ver no que dava e pronto! Agora rodando o prime95 ele bate 105% do processador sem variar e a temperatura sobe, mas não passa do aceitável. Inclusive o monitor da intel não acusa problema nenhum agora. Os valores que te passei eu usei o hwmonitor.

Então realmente deu pra ver que o Windows 8 detecta o excesso de temperatura e reduz o CPU como forma de proteção. Fica a dica ai para quem sentir queda de desempenho no Windows 8, vale a pena conferir se o processador está sendo bem refrigerado. Já que no seven e no xp mesmo superaquecendo eles permitem o teste de stress com o processador em 100%... coisa que talvez possa vir a danificar o processador com o tempo.

Como eu uso muito do processador resolvi mesmo comprar um cooler novo. Comprei um Coolermaster Hyper Tx3 Evo. Achei num bom preço e pelo que li na internet parece ser um cooler legal. Pelo menos deve ser muito superior ao meu basicão! rsrs Acho que com a pasta de prata ficaria bem legal. Você me recomenda alguma pasta de prata? Procurei no mercado livre mas existem muitas... fiquei na dúvida. Ou será que a pasta que a companha o cooler já deve ser legal?

Outra coisa... queria uma dica sobre o Windows 8.1 Eu vou ficar com ele mesmo porque simpatizo mais com ele do que com o seven. Existe alguma versão dele mais light como o home premium? Eu estava usando o 8.1 pro... mas sei q ele tem muitos recursos q eu não uso. Na verdade mesmo eu preciso do sistema o mais limpo possível. Alguma sugestão pra mim?

obrigado e grande abraço,

tbn tava desconfiado de emtupimento no dissipador kkk olha o cooler q tu citou é muito bom ele n precisa comprar pasta o q vem no cooler é boa sobre o w8.1 o pro ja é bem leve e ele tira recursos q demanda do sistema como aero e outros serviços e sem falar q ja vem com antivirus pode ficar com ele de boas abrass
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...