Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Corrente CC na saída das caixas


Posts recomendados

Olá amigos, estou com um receiver da gradiente modelo m1360 e suas saídas estão com saída contínua o tempo todo, em torno dos 20-30v (possui quatro canais diferentes, cada um com um nivel ligeiramente diferente).

Andei dando uma olhada no esquemático e escontrei um resistor que vai na base de cada um dos transistores de potencia (que por sinal eram 4 x 2n3055 que foram substituidos por tips 41). Esse resistor é de 100 ohms e existe um na base de cada transistor. Um desses resistores estava torrado, substituí e ele voltou a torrar. Medi a tensão nos dois extremos dos terminais e deu 60v, enquanto que nos terminais dos resistores dos outros transistores a tensão era de 1v.

 Nao sei se isso ajuda a resolver o misterio, visto que todos os canais estão com saida continua, e nao apenas esse com o resistor queimando.

Alguma ideia?

Eu retirei a base do transistor para ver se era ela quem estava puxando muita corrente mas mesmo assim o resistor queima (mesmo sem a base do transistor conectada no resistor).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá petronzio, obrigado pela resposta! Estive olhando o datasheet e também fazendo algumas medições nesse radio e estou encucado com algumas coisas.

Primeiro, devo dizer que testei os transistores de potencia e eles realmente estão em curto, então começamos por aqui. Ok!

Mas acontece o seguinte: olhando no datasheet eu descobri que os transistores drivers recebem vcc na base constantemente, através de um resistor. Essa base ao mesmo tempo está ligada ao positivo de um capacitor eletrolitico e seu terminal negativo se divide entre o terra e um outro resistor de potencia (uns 3 ou 5w) que aquece muito quando ligo o radio, mesmo sem conectar nada na saída. Estou desconfiando que se eu trocar os transistores, o curto continuará e eles queimarão novamente. Alguma ideia?

 

Edit: aqui está uma imagem do datasheet com a area circulada em vermelho mostrando os dois transistores, o de potencia sendo alimentado pelo driver que possui sua base no vcc
A area em azul é o resistor que aquece bastante e parece estar em curto ou algo parecido.

https://imagizer.imageshack.us/v2/1303x551q90/853/r7n6.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Os resistores circulados em azul forma uma realimentação negativa para tornar o amplificador mais estável, eles estão esquentando porque os transistores de saída estão queimados...

 

As bases não recebem VCC direto! é os coletores (pino do centro do transistor) que é ligado ao VCC.

 

Por isso eu disse antes: "Troque todos os transistores dessas saídas"

São 5 transistores por canal.


Se tiver um pouco de sorte, os transistores T103 e T203 (BC547), não estarão queimados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá novamente petronzio, obrigado pelas respostas. Vou trocá-los e ver no que dá.

Acho que me expressei mal quando disse que as bases recebem vcc direto: eu quis dizer que elas estão ligadas através de resistores à linha do vcc, então isso as tornariam saturadas, nao é mesmo? Ou estou falando bobagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...