Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Exemplificar LED blink para PIC12F675 para MikroC + Proteus


Posts recomendados

Olá,

 

Estou interessado em aprender a programar  em C para PIC especificamente o PIC12F675

 

Instalei o MikroC 8.2

 

Tentei fazer um simples LED blink. O MikroC até compila, mas na hora de carregar no Proteus, não funciona.

 

Neste momento quero ter certeza que está tudo certo antes de iniciar a ler tutoriais mais amplos.

 

Por isso se alguem pudesse me mostrar um codigo para mim compilar no MikroC e rodar no Proteus, eu ficaria agradecido.

 

Uma coisa a ser ressaltada é que para confirmar que esta tudo ok no proteus, baixei um LED blink ja compilado e carreguei no proteus e funcionou normal.

 

Só que estou com dificuldades em ter certeza se o compilador esta funcionando mesmo.

 

Alias, nem irei postar o codigo que tentei usar, mas em anexo imagem do circuito no proteus.

 

Agradecido

 

post-351657-0-29907400-1404424278_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, compensa mais você colocar o seu código ai, para que possamos corrigir e você ver onde errou, pois passando um código vai servir apenas de teste pra você, mas ae vai um código

 

sbit led at gp0_bit; void main(){ intcon=0x00; cmcon=0x07; ansel=0x00; adcon0=0x00; gpio=0b11111110; led=0;  while(1) {  led=1;  delay_ms(1000);  led=0;  delay_ms(1000); }}

 

poste ai seu código para nós.

 

floww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente o código do @mister nintendo "matou" seu problema, veja que voce esta usando como saída parar piscar LED o pino GP0/AN0, esse pino possui função compartilhada com o conversor A/D e o comparador analógico, que por padrão vem habilitados e desativam a função de entrada e saída digital.

Veja que no código ele desabilita o A/D e comparador escrevendo 0x00 no registro ANSEL e 0x07 no CMCON para desligar as funções analogicas no PIC.

Veja se esse é o problema atual sim.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descobri o meu problema. Não notei em ligar o pino MCLR em VCC ou pelo menos desabilita-lo nas configurações.

 

O meu código que já estava testando funcionou normal.

 

Outra duvida.

 

Pus esse codigo que o @mister nintendo postou no meu MikroC 8.20 mas ele retorna erro, aparentemente é por causa desse trecho:

sbit led at gp0_bit;

Alias informa erro:

i47pgBF.jpg

 

Mas como disse, já testei com outro código e funcionou tudo, ou seja, está funcionando o MikroC, mas agora estou a duvida a cima.

 

Agradecido


Outra duvida, gostaria de saber como ativar e usar o comparador que ele tem. Eles ficam em GP0(+) e GP1(-) e com saida em GP2

 

Devo criar outro tópico para esse assunto?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descobri o meu problema. Não notei em ligar o pino MCLR em VCC ou pelo menos desabilita-lo nas configurações.

 

O meu código que já estava testando funcionou normal.

 

Outra duvida.

 

Pus esse codigo que o @mister nintendo postou no meu MikroC 8.20 mas ele retorna erro, aparentemente é por causa desse trecho:

sbit led at gp0_bit;

Alias informa erro:

i47pgBF.jpg

 

Mas como disse, já testei com outro código e funcionou tudo, ou seja, está funcionando o MikroC, mas agora estou a duvida a cima.

 

Agradecido

Outra duvida, gostaria de saber como ativar e usar o comparador que ele tem. Eles ficam em GP0(+) e GP1(-) e com saida em GP2

 

Devo criar outro tópico para esse assunto?

 

Obrigado

 

 

  Amigo, dependendo da versão do MikroC a sintaxe dos comandos muda, pode ser que este não seja reconhecido na sua versão ou tenha uma finalidade diferente, tente usar o define ou invés do Sbit e veja se funciona,

Substitua o primeira linha dessa maneira:

#define led gpio.b0

e veja se funciona.

 

  Espero ter ajudado.

A) Luiz Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...