Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida gabinetes comuns internamente, o que usam na pintura ?


Posts recomendados

Ola

 

oi pessoal, gostaria de esclarecer uma duvida quanto a pintura dos gabinetes

 

 

qual a diferença desse gabinete (pintura interna)

 

http://www.awstore.com.br/content/interfaces/awloja/images/products/242069.jpg

 

para este

 

http://br.thermaltake.com/Upload/Product/Product/1439/Photos/fd49ccf4-0830-4917-9c3f-837a09254358/B_B_DSC_0299.jpg.jpg.jpg

 

 

O 2o tem um cromado certo ? qual tecnica os fabricantes utilizaram no 1o e no 2o ??? existe um fundo ?

 

ambos estão tecnicamente pintados por dentro ou tem fundo ?

 

é que eu tenho essa duvida, quando o gabinete esta ou nao esta pintado, ou ja tem fundo, pois eu tenho interesse em pintar dois gabinetes, mas um tem uma aparencia interna, Fosca, gabinete MTEK, e outro, Satellite, já é meio cromado, ai queria saber, se eu vou ter que usar o primer em ambos os  casos... pois sempre quando eu procuro tutoriais, vejo que se ja existe uma pintura, é so passar uma lixa para limpar mesmo e pintar por cima, externamente, nos reconhemos fácil quando ele esta pintado, agora, eu internamente ,tenho essa duvida, quando esta ou nao esta, de alguma forma, pintado.

 

Obrigado

 

Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o primeiro que você mostrou ele sim é pintado.

o segundo tem o acabamento sem pintura, parece cromado mas o processo se chama galvanização.

 

gabinetes pintados de fabrica usam normalmente a pintura eletrostática, que usa cargas elétricas para aderir a tinta ao metal, é bem resistente essa pintura, mas fora de uma área industrial é mas difícil e cara de ser aplicada.

 

como você quer pintar os gabinetes, você pode usar o mesmo processo da pintura automotiva, fundo ( primer ), tinta e verniz ( fosco ou brilhoso ). estando pintado ou não você terá que deixar a superfície abrasiva para a tinta aderir e não descascar com o tempo. quanto melhor for lixado, melhor sera acabamento final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

o primeiro que você mostrou ele sim é pintado.

o segundo tem o acabamento sem pintura, parece cromado mas o processo se chama galvanização.

 

gabinetes pintados de fabrica usam normalmente a pintura eletrostática, que usa cargas elétricas para aderir a tinta ao metal, é bem resistente essa pintura, mas fora de uma área industrial é mas difícil e cara de ser aplicada.

 

como você quer pintar os gabinetes, você pode usar o mesmo processo da pintura automotiva, fundo ( primer ), tinta e verniz ( fosco ou brilhoso ). estando pintado ou não você terá que deixar a superfície abrasiva para a tinta aderir e não descascar com o tempo. quanto melhor for lixado, melhor sera acabamento final.

 

 

Ola, eu de volta, em cima desses mesmos gabinetes pessoal, a duvida surgiu quanto ao que parece cromado (que voce disse, que é galvanizado certo)

 

então, ferro zincado, galvanizado, é a mesma coisa?

 

porque alguns manuais, dizem que é preciso usar WASH Primer em superficeis desse tipo (ferro zincadas)?

 

no momento, estou com:

 

1x galvite

1x tinta fosca

2x tinta brilhosa

2 lixas 400

 

mas agora, fiquei na duvida, porque eu queria pintar o 2o gabinete! (galvanizado)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, eu de volta, em cima desses mesmos gabinetes pessoal, a duvida surgiu quanto ao que parece cromado (que voce disse, que é galvanizado certo)

 

então, ferro zincado, galvanizado, é a mesma coisa?

 

porque alguns manuais, dizem que é preciso usar WASH Primer em superficeis desse tipo (ferro zincadas)?

 

no momento, estou com:

 

1x galvite

1x tinta fosca

2x tinta brilhosa

2 lixas 400

 

mas agora, fiquei na duvida, porque eu queria pintar o 2o gabinete! (galvanizado)

 

é a mesma coisa e não, parece complicado nê? mas não é, os dois são processos pra adicionar uma camada de outro metal que ira reagir com o ambiente e oxidar no lugar do material que você quer proteger, no caso a chapa do gabinete

 

o "ferro zincado" ele tem uma cor meia amarelada puxando pro dourado é bem fácil de identificar.

normalmente quando é procurado um material com o revestimento em zinco é um material com um acabamento melhor tipo, maçaneta de porta, dobradiças... não vi esse revestimento em outro tipo de objeto a não ser em um uso mas pesado ou industrial.

como exemplo a imagem dessa churrasqueira:

http://www.jvp-churrasqueiras.com/it/imagens/_grelhador-ferro-zincado.jpg

 

agora a galvanização é o nome do processo em si, ai vai variar de acordo com o tipo, pode ser imersão, por eletro-deposição...

pode ser usado estanho, magnésio, ouro, prata...

no caso do gabinete possivelmente seja o estanho que faça o papel de proteção da chapa.

 

 

o que acontece, o Washprimer, como o nome já sugere é o primeiro processo de uma etapa, ele deve ser aplicado diretamente ao metal, o papel dele é evitar a oxidação e gera aderência para próximas camadas do processo. ele tem um tom meio amarelado e deve ser aplicado em uma camada bem leve, é só para dar aderência mesmo, o normal é aplicar esse produto quando se esta com a chapa pura sem nenhuma pintura, tipo minha área é automotiva, o normal é as peças de reposição em caso de uma colisão já vem no primer ( o cinza ) então a gente não necessita aplicar esse produto.

 

você disse que tem o galvite, beleza não é bem o washprimer mas cumpre a mesma função, é só seguir com as recomendações de diluição se não fizer de acordo, pode criar bolha na hora da aplicação, ou pode ficar grosso ou pior pode escorrer, caso não for spray.

e lembrar aplicar uma leve demão, pra não deixar a pintura muito grossa.

 

a partir dai o próximo passo é aplicar o fundo primer. e depois a pintura.

 

uma dica o primer tem pra vender em spray, então já facilita o serviço.

 

 

em relação a lixa, por mas que eu tenha dois cursos de pintura um industrial e outro automotivo.

eu não to bem lembrado em relação a lixa, mas acho que essa 400 é grossa, você vai acabar estragando seu trabalho se usar comente ela, ao invés dela criar aderência, vai virar arranhões na peça que mesmo com a pintura pode aparecer. pra isso você pode começar com ela partir pra uma 600 e logo depois pra uma 1200.

LEMBRANDO, todas tem que ser lixas d'água, e mas você só vai começar a lixar o primer casso escorra ou fique algum marca visível, se não provavelmente nem o próprio gabinete você precisara lixar, é só lavar bem pra tirar toda sujeira e gordura, e secar bem também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...