Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comunicação entre dispositivos


Posts recomendados

Bom dia pessoal,

​Voltando ao fórum depois de muito tempo...
Preciso de dicas para comunicar vários dispositivos remotos ( estes dispositivos recebem comandos endereçados do Master e respondem com feedback ).
Resumindo preciso comunicar módulos com um master via RF.
Pensei em usar os módulos NRF24L01+ para criar a rede mas não sei se é a melhor opção. O dispositivo precisa ter custo baixo por isso não quero usar zigbee.
A finalidade é domótica. 
Sou iniciante, aprendi um pouco de PIC na faculdade de engenharia mas me identifiquei bastante com o brinquedinho (arduino) rsrs to extraindo bastante coisa dessa plataforma!
Obs: O Master talvez precise ser um Arduino Mega, se bem que os Slaves faram o trabalho sujo, o Master apenas monitora de tempos em tempos, recebe as interrupções e trata as informações decidindo o que fazer..

Agradeço desde já as sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Lange,

 

Fala meu amigo, faz tempo mesmo.... bom retorno !

 

Escolher o Arduíno como plataforma é uma excelente escolha para o desenvolvimento, pois fica muito simples montar o circuito final usando um simples AVR, mantendo a compatibilidade com o código.

 

Existem dois approachs antigos, que são os que eu conheçí... ( velho é a tua vó viu !!!! kkk ) para fazer isso : um é o famoso aleatório ( usado nas antigas redes tipo LAN de empresas com cabo coaxial, onde falava quer quer, e se houvesse colisão, era enviado um sinal de Jam, e a partir daí aleatóriamente era gerado um tempo para cada um dos nodes para tentar fazer a comunicação..... altamente ineficiante com muitos nodes.... )

 

O outro é mais conheçido como Token Pass , onde um dos nodes sempre é o responsável para controlar a rede toda, dizendo a cada momento qual dos nodes pode se comunicar com quem quiser..... E pela descrição que voce deu, acho que é este princípio que voce vai usar.