Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Que componente é esse?


FelipeZ.

Posts recomendados

Boa noite colegas de fórum!

Recentemente eu botei as mãos em uma tv CRT dos anos 90, ela tinha queimado o tubo de imagem e eu decidi reaproveitar o resto, dando uma olhada nos componentes eu me deparei com uma proteção azul, que eu abri e achei isso dentro:post-690019-0-66127600-1403834034_thumb.post-690019-0-10912100-1403834038_thumb.post-690019-0-01234800-1403834043_thumb.post-690019-0-83903100-1403834048_thumb.post-690019-0-61979300-1403834052_thumb.

 

Não faço nem ideia do que é, e é isso mesmo que eu gostaria que me esclareçam, o que é? pra que serve?  

 

Agradeço!

Felipe Z.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FelipeZ.,

Bem-vindo à època dos dinossauros !

Isso é uma simples linha de atraso !

https://www.flickr.com/photos/anachrocomputer/2840365262/

Em inglês, é um dispositivo SAW, que converte um sinal elétrico em ondas sonoras, e posteriormente reconverte estas ondas sonoras em um sinal elétrico novamente.

A velocidade de propagação de uma onda sonora é muito menor do que a velocidade em um circuito eletrônico, e quando era necessário atrasar um pouco um sinal, era assim que se fazia...

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que isso, @aphawk, nos do futuro ainda gostamos de filtros SAW, inclusive ainda é preferência para fazer o filtro de seletividade de modulos de RF que operam em frequências SUB-GHz, como é o caso dos NRF24Lxx da Nordic que o pessoal do Arduino adora.

E que bela linha de atraso essa hein, hahahahaah!


Abs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ e @cesardelta1

 

Incrível como ficou bem menor hoje !!!!! 

 

Gostei do "nós do futuro"  :lol:   !

 

Mas hoje pelo que eu entendí eles são utilizados no princípio da ressonância, onde ficam altamente seletivos, como um cristal de quartzo....  e antes era mesmo um transdutor, tipo um "conversor de meio de propagação" apenas para gerar os atrasos.

 

Já que vocês gostaram da época dos dinossauros..... até uns 10 anos atrás eu tinha uma camara de eco e reverberação da SANSUI , que fazia o atraso no áudio da seguinte maneira :

 

um pequeno amplificador alimentava um tipo de alto-falante, que em fez de ter um cone, tinha uma MOLA enorme , daquelas todas enroladas, com um comprimento de uns 15 cms ( isso totalmente enrolado ! ) , e quando voce queria mudr o "delay" , movia um tipo de botão, que deslizava um outro tipo de alto-falante onde o cone era um tipo de "contato" mecânico com a mola, e conforme deslizava na mola em distâncias diferentes, fazia um delay diferente...... Mas o som era muito diferente do original, e quanto mais longe voce fazia o contato, mais "estranho" ficava o som !

 

Ou seja, era um transdutor que fazia o som se transmitir através da mola.... e depois simplesmente retransformava em áudio novamente.... acho que foi daí que tiveram a ideia dessas linhas de atraso SAW.....

 

Bons tempos !!!

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço muito as respostas!!

Realmente não conhecia esse componente, é muito interessante ver como antigamente se usavam sistemas considerados "complicados" e até com muitas etapas para se chegar em um resultado que hoje é considerado "simples".

 

Só gostaria que alguém me esclarecesse melhor como esse cristal  funciona de filtro, vi que sua seletividade é feita pelo vidro depois de transformar em ondas acústicas, mas como se define um valor para isso? seria por tamanho do vidro, espessura, densidade, etc. como nos cristais de quartzo? 

 

 

FelipeZ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não conhecia  este componente  achei  interessante 

Eu nao conheci essa camara de eco que o Paulo falou. :huh:

 

Imagino a bagunça que ele fazia com isso no éter hehehe

 

Uma vez coloquei um pedal de guitarra num Emperor 10metros que tinha no carro, liguei a saida de audio no CD do carro.....

Imagina a bagunça que eu não fiz hehehe.

 

radio+emperor+ts+5010+10+e+11+metros+rio

 

Fiz um DX com ele e uma plano terra que era feita de um cano de alumínio de 3/4" como irradiante e os radiais eram os próprios tirantes feitos de fio de cobre 10mm.

 

O contato foi estabelecido com um cara numa cidade Estadunidense que não me lembro o nome, só lembro que era em um daqueles estados desérticos, no meio do nada. 

 

Foi a única vez que consegui um contato com a América do norte em 10 metros.

 

Meu Nostalgímetro está a 100% agora :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesardelta1,

 

Essa não dava prá usar kkkk era grandona, eu usava mesmo no som , eu sempre curtí muito isso !

 

Nem me lembre essa época boa dos Dxs ..... eu cheguei a estacionar a Brasília na beira da praia; tinha uma antena Lafayete ORIGINAL afixada no parachoque traseiro, a antena era enorme.... aí pegava um fio de cobre de 11 metros de comprimento e enterrava ele na parte úmida da areia.... ligava um bota Lark-200 no Cobra Superstar 360-FM e fazia mais de 5 Dxs em uma hora..... cheguei a ter mais de 80 cartões QSL naquela época....

 

E na década de 80 houve uma semana que a propagação estourou para a América do Norte, os grincos chegavam a  mais de S7 para mim, e claro que a gente também chegava lá assim forte, foi uma semana fantástica, cansamos de falar com pessoal da Flórida !

 

Paulo 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma curiosidade é que, como isso é uma linha de atraso, é possível usá-la como uma memória de linha de atraso: http://www.youtube.com/watch?v=-qerYLM-eEg (em inglês)

Se eu não me engano, essa linha de atraso é usada como parte do circuito que demodula o sinal que contém as cores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço muito as respostas!!

Realmente não conhecia esse componente, é muito interessante ver como antigamente se usavam sistemas considerados "complicados" e até com muitas etapas para se chegar em um resultado que hoje é considerado "simples".

 

Só gostaria que alguém me esclarecesse melhor como esse cristal  funciona de filtro, vi que sua seletividade é feita pelo vidro depois de transformar em ondas acústicas, mas como se define um valor para isso? seria por tamanho do vidro, espessura, densidade, etc. como nos cristais de quartzo? 

 

 

FelipeZ.

A seletividade ocorre na frequência de ressonancia, que é a única que consegue se propagar sem perda.

Mas não sei o efeito físico, vou dar uma procurada....

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!