Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Discos empenados (CDs e DVDs), como recuperar?


Posts recomendados

Olá amigos!

 

Tenho alguns DVDs aqui, com vídeos importantes, que não sei porquê empenaram. Quer dizer, até imagino o porquê do ocorrido. Sabem aqueles estojos de CDs e DVDs fechados por zipper? Pois é, comprei um com capacidade para uns 100 discos, porém, com metade já está difícil de fechar o zipper, logo, acho que está forçando as mídias.

 

A dúvida aqui é: Tem como "desempenar" e deixar os discos novamente planos e alinhados?

 

Desde já, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez consegui desempenar dois discos aquecendo eles e depois pressionando contra uma superficie reta.
 

Lembre-se que o que importa realmente é aquele "filme espelhado" então esquente as mídias só até que fiquem mais macias, pois se derreter o filme não terá como recuperar os dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li na web uma dica de usar dois pedaços de vidro, o mais grosso melhor, fazendo um "sanduíche" de CD e deixando no sol por algumas horas.

 

Deixei 3 por alguns dias dentro de livros de um enciclopédia Mirador Internacional que tenho aqui e melhoraram bastante, porém, ainda não ficaram planos. Pelo menos, está dando pra ler... mas como terei que corrigir algumas dezenas de discos, gostaria de algo que corrigisse a mídia para eu não ter que regravar todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia do vidro é interessante e lenta. Porém eficiente, e mais segura que a outra . A ideia de aquecer é bem eficiente.

1- ligue o fogão.

2- prenda com um pregador de roupas o cd e coloque sobre o fogo a uns 15 cm. Não coloque menos. (Coloque com a parte da capa na direção do fogo).

3- quando perceber um amolecimento do cd, deixe ele por mais uns 30 segundos.

4- coloque uma toalha/pano em cima da mesa e pressione com uma panela a parte da capa do cd/dvd.

OBS: SE SENTIR QUE O DVD ESTA DERRETENDO, COLOQUE O NA HORIZONTAL E ESPERE ESFRIAR UM POUCO. O MESMO SE ELE ESTIVER SOLTANDO PEDAÇOS. (ESFRIA EM 10 SEGUNDOS, 15)

Não garanto que você deixe ele vivo, porém bem eficiente se feito certo .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia do vidro é interessante e lenta. Porém eficiente, e mais segura que a outra . A ideia de aquecer é bem eficiente.

1- ligue o fogão.

2- prenda com um pregador de roupas o cd e coloque sobre o fogo a uns 15 cm. Não coloque menos. (Coloque com a parte da capa na direção do fogo).

3- quando perceber um amolecimento do cd, deixe ele por mais uns 30 segundos.

4- coloque uma toalha/pano em cima da mesa e pressione com uma panela a parte da capa do cd/dvd.

OBS: SE SENTIR QUE O DVD ESTA DERRETENDO, COLOQUE O NA HORIZONTAL E ESPERE ESFRIAR UM POUCO. O MESMO SE ELE ESTIVER SOLTANDO PEDAÇOS. (ESFRIA EM 10 SEGUNDOS, 15)

Não garanto que você deixe ele vivo, porém bem eficiente se feito certo .

Ele não pode deixar amolecer demais, quanto antes deixar derreter. Para recuperar os dados ele precisa aquecer somente ao ponto deles ficarem um pouco mais maleáveis. Se aquecer demais os discos vão se deformar, impedindo a recuperação dos dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

melhor meter num livro e botar peso em cima e esquecer uns dias

 

Pois é, fiz isso... deixei já há alguns meses dentro de livros grossos (enciclopédia Mirador) mas não adianta, pego e está empenado ainda.

 

Acho que o ideal seria com temperatura, para amolecer levando para o lugar e depois deixar esfriar prensado na posição correta, mas não consegui fazer dar certo ainda.

 

Certo dia deixei no sol por algumas horas, esquentaram legal, coloquei dentro do livro e deixei... melhoraram (os piores), mas o problema não foi solucionado totalmente, pois ainda dá travadas ao ler os DVDs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...