Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desliga ao iniciar um jogo


Ir à solução Resolvido por Raimundo Dantas,

Posts recomendados

Boa noite, recentemente postei um tópico com o mesmo problema e me disseram que era fonte. Eu ainda não comprei uma nova, mas antes de comprar quero ter 100% de certeza. O PC antes desligava ao rodar um jogo mais pesado, o PES desligava as vezes, porém agora ao iniciar uma partida desliga e o mesmo acontece com outros jogos. A minha fonte é uma genérica, mas quero saber se realmente é ela(espero que sim, pois se for processador, placa de vídeo ou placa mãe eu piro). Tirei uma imagem e gostaria que reavaliassem e caso seja a fonte, me indiquem uma boa que seja mais que o suficiente para jogar. Pensei numa corsair 600w, mas disseram que uma 500 ta de bom tamanho. 

 

"Boa noite. Bom, o meu pc ta desligando ao jogar alguns jogos pesados e outros bem leves. Ao jogar o PES2014 ou até League of Legends ele desliga. Já mandei para um técnico mas não resolveu, ele disse que todas as peças estão normais e a pasta térmica também. Eu suspeito de super aquecimento, porém o técnico disse que as temperaturas que o PC está chegando não são para desligar. OBS: Processador chegando à 70º. 

 

Aqui vai as configurações:

 

Fonte: Marca Mtek, modelo ATX-650 P2L

Placa mãe: XFX - 750i Sli  motherboard

Processador: Intel® Core™ 2 Quad CPU Q6600 2.40Ghz

Memória: 6GB DDR2

HD Sata ITB

Placa de vídeo: AMD Radeon R7770 1GB 

Windows 7 Ultimate 64bits

 

Possui a fan do processador e uma fan de 12cm traseira. Ainda posso colocar uma fan frontal, será que ajudaria? e caso seja a fonte, qual a recomendada por preço e qualidade? 

 

w3BGANd.png


Mias uma pergunta: O PC desligando pode prejudicar outros componentes? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte: Marca Mtek, modelo ATX-650 P2L

 

Nem olhei todo seu post, mas já digo que é a fonte...


Bem, o ideal seria verificar as temperaturas assim que o jogo inicia e constatar qual seus valores máximos, mas desligando assim ficará difícil de fazer isso. Pode ser também que a BIOS esteja configurada para desligar a uma certa temperatura, você chegou a ver isso?


E sim: isso pode comprometer os componentes do PC, tanto MoBO, CPU, RAM, etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu não vi a configuração da BIOS. No momento não posso verificar a temperatura com o jogo aberto, mas lembro que o processador chegava a 67 até 70º. A Placa de vídeo acho que era 41. O único que aumentava bastante a temperatura era o processador. Não quero mexer na BIOS para o PC n desligar, pois tenho medo que prejudique as peças. Mas já que você diagnosticou a fonte(todos me disseram isso), qual você me recomenda? uma Corsair 600w é muito ou uma 500 ta de bom tamanho? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, já que você não mencionou valores, eu recomendaria a OCZ 600W ModXStream Pro:

http://www.kabum.com.br/produto/20242/fonte-ocz-600w-xstream-pro-ocz600mxsp


Ou essa OCZ-ZT650W, que é mais nova (e mais cara):

http://www.kabum.com.br/produto/30854/fonte-ocz-atx-650w-zt-series-ocz-zt650w


Ou uma Corsair mesmo => http://www.corsair.com/en-us/power-supply-units

 

Se você não quer gastar muito, uma fonte de 500W aguenta sua configuração.


http://www.kabum.com.br/produto/34215/fonte-corsair-cx-500w-cp-9020047-ww-


http://www.kabum.com.br/produto/7981/fonte-ocz-atx-500w-modxstream-pro-modular-ocz500mxsp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JulianoReis foi bom ter comentado isto, só pra lembrar os ESTABILIZADORES são muito contestáveis, costumam Atrapalhar o Funcionamento da FONTE do Micro.

 

@Raimundo Dantas ,De preferência para FONTES com PFC ( Fator de Correção de Potencia) ATIVO ,Eles tem um recurso dentro do Circuito da FONTE que monitora a sua TENSÃO,dispensando o uso de Estabilizadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim , bem melhor que um Estabilizador ... porém, corre o risco de mesmo trocando por um Nobreak, o problema persistir. Faça o Teste

 

Olhe uns Aqui , Recomendo a Marca SMS ,nunca me deu problema.

 

http://www.kabum.com.br/produto/20834/sms-no-break-800va-mono-115v-station-ii-27391

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou testar. Se o problema persistir eu compro a fonte, pois seria ou um ou outro. O meu amigo de quem comprei o PC me disse que esse podia ser o problema. Ele usava um Nobreak e quando eu comprei o PC n comprei com ele e agora que veio dar problema. Dinheiro para os 2 eu n tenho agora. E se eu utilizar um filtro de linha ou ligar a fonte direto na tomada, pode resolver o problema? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Cara , no caso não tem  necessidade de comprar um Filtro não (Com certeza não vai resolver seu Problema), Coloque a fonte junto com o No-break , e veja se o problema para.

 

Tirando este seu Estabilizador ja é uma ajuda , Quando tiver condições pegue uma  FONTE CONSAIR,OCZ,etc com PFC  e ligue junto com NO-BREAK.(Recomendado)

 

Boa Sorte Amigo , Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu. Pelo visto vou ter que ter os 2 gastos de qual quer jeito. Mas um passo de cada vez. Se resolver com o Nobreak dele eu vou ter que comprar um e mesmo assim para evitar futuros problemas eu terei de comprar uma fonte melhor. E caso n resolva eu terei de comprar uma fonte e mesmo correndo risco de ir prejudicando ela eu vou usa-la e depois compro o Nobreak. 2 Semanas não é o suficiente para prejudicar a fonte não né? Brigado ae pela atenção! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raimundo Dantas recomendo que você plugue o PC diretamente na tomada, pois estabilizador não estabiliza coisa alguma e muito menos protege seu equipamento. Com o PC ligado diretamente à rede elétrica, tente executar novamente seus jogos. Se o PC não desligar, então o problema está no estabilizador, pois esse tipo de equipamento pode não fornecer a potência necessária para o funcionamento do computador, visto que os fabricantes sempre informam valores de potência em VA. Um estabilizador xing ling de 300VA, por exemplo, vai fornecer no máximo 180 Watts de potência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar. Que eu tenho medo de ligar direto na tomada, mas é só colocar na tensão da região né ?

 

Se eu tiver uma fonte de 600w, quantos VA seria necessário no Módulo Isolador? 

 

Sim, se sua rede for 220V, verifique se a chave está na posição 220V. Essa fonte Mtek tem a chave seletora de tensão, como pode ser visto na foto:

 

9666111101.jpg

 

Como já mencionei, estabilizador não serve pra coisa alguma. Módulo Isolador nada mais é do que um estabilizador com uma proteção melhorada. E você não nos informou qual a potência desse aparelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para ter uma certeza: O Problema piorou mais ainda. Agora ao ver vídeo ou simplesmente utilizar o navegador o PC desliga, isso ta mais para a fonte, correto?

Li que atualizar a BIOS poderia resolver, alguém sabe algo sobre isso?

 

Atualizar a BIOS com esse problema de desligamento? É extremamente arriscado. Pode inutilizar sua placa-mãe caso o PC desligue quando você estiver atualizando a BIOS. O melhor mesmo é trocar essa fonte, preferencialmente uma com PFC ativo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta fonte é genérica? me indique uma por um preço nesta base. Preciso comprar urgentemente uma nova. O Problema se agravou para um ponto que ao abrir o navegador ele desliga e quando ele desliga o mouse para de funcionar. Essa fonte ai fornece ou não a potência real? 


Tem essas aqui: 

 

Alguma delas é boa?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-568142510-fonte-atx-600w-reais-silenciosa-e-alta-eficincia-relax-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-561401792-fonte-de-alimentaco-atx-wisecase-600wts-reais-silenciosa-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-565396688-fonte-cooler-master-600w-atx-12v-rp-600-pcar-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...