Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com exercicio


Posts recomendados

opa... então esse é o exercicio, a minha dúvida é em relação as entidades, ai diz q é necessario manter informações dos atores dos filmes, só que diz que nem todos os filmes tem estrelas, será que devo colocar uma só entidade para ator? ou devo separar ela em duas? tipo "ator desconhecido" e "Estrela"

 

O exercicio é esse:

 

Locadora de vídeos 
 
1) Construa um diagrama ER (contendo entidades, relacionamentos, identificadores, 
atributos e as cardinalidades) para a locadora de Vídeo descrita a seguir. 
 
Uma locadora de vídeos possui aproximadamente 2.000 DVDs de vídeo, cujo 
empréstimo deve ser controlado. 
 
Cada DVD possui um número. Para cada filme, é necessário saber seu título e sua 
categoria (comédia, drama, aventura, …). Cada filme recebe um identificador próprio. Para 
cada DVD é controlado que filme ele contém. Para cada filme há pelo menos um DVD, e 
cada DVD contém somente um filme. Alguns poucos filmes necessitam dois DVDs. 
 
Os clientes podem desejar encontrar os filmes estrelados pelo seu ator predileto. Por isso, é 
necessário manter a informação dos atores que estrelam em cada filme. Nem todo 
filme possui estrelas. Para cada ator os clientes às vezes desejam saber o nome real, 
bem como a data de nascimento. 
 
A locadora possui muitos clientes cadastrados. Somente clientes cadastrados podem 
alugar DVDs. Para cada cliente é necessário saber seu prenome e seu sobrenome, seu 
telefone e seu endereço. Além disso, cada cliente recebe um número de associado. 
 
Finalmente, desejamos saber que DVDs cada cliente tem emprestados. Um cliente 
pode ter vários DVDs em um instante no tempo. Não são mantidos registros históricos de 
aluguéis. 
 
2) Modifique o DER criado de forma que agora seja possível atribuir classificação 
(Lançamento, Normal, Desconto) aos filmes para determinar seu valor e o tempo de 
permanência com o mesmo. Atualmente o Lançamento custa R$ 5,00, o Normal R$ 
3,50 e Desconto, R$ 2,00. 
 3) Modifique ainda o diagrama de forma que seja possível armazenar os registros 
históricos dos aluguéis incluindo o valor pago pelo aluguel de cada DVD. 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não vejo necessidade de criar 2 entidades para ator e estrela. As duas teriam os mesmos atributos. E mesmo que usasse generalização/especialização, não teria um atributo específico só de ator ou só de estrela.

 

Acho melhor, na minha opinião, uma entidade ator e um atributo pra verificar se é estrela ou não, já que nem todo filme possui estrela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que não.

Aluguel ficaria entre cliente e DVD, como uma transação, igual a compra e venda. Ela receberá a chave do cliente e a chave do DVD.

Pra ter certeza eu teria que ver seu DER.

Tem um programa bom que dá pra fazer o DER e gerar uma imagem, o BrModelo 2.0.

 

Talvez até dê pra fazer em ternário, mas o relacionamento criaria mais 1 tabela que eu acho desnecessária, já que os dados de aluguel, como data do aluguel, validade, etc, podem ficar na própria tabela do aluguel.

 

Isso tudo é minha opinião. Você pode ter alguma opinião diferente que possa estar melhor que a minha. Eu já passei por esse período, mas também posso errar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Olá,

 

Não necessariamente precisa ver o DER para responde isso :)

 

Antes de fazer o DER e o MER, ponha no papel todas as informações abstraídas do problema.

 

Resumidamente, o exercício pede que projete um banco de dados que tenha os dados dos filmes, atores, clientes, quais filmes alugados pelos clientes.. e etc.

 

Obviamente teremos uma tabela:

  • Atores(ID, nome, dataNascimento, descrição, classificacao) 
  • Midias(ID, nomeFilme, duração, sinopse ,ano ,ator, id_categoria) 
  • Clientes(ID, Nome, endereco)
  • Categoria(ID, categoria)
  • Tipo_aluguel(ID, tipo)
  • Midias_alugadas(ID, id_Midia, id_cliente, data_aluguel, tipo_aluguel)

 

Ps: tabela midias_alugadas é N:N entre midias e clientes.

 

Agora você precisa pensar nos tipos de relacionamentos... que cada tabela faz. lembre-se de criar sua tabela como innoDB para que funcione os relacionamentos.

 

recomendo o uso do mysql workbench para gerar o MER(modelo entidade-relacionamento) para posteriormente transformá-lo em banco de dados físico. por acaso o Workbench possui um recurso chamado Forward que faz isso para você.. desde que modelo esteja corretamente feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po obrigado vocês me ajudaram pra caramba. Só que agora travei no tópico 2. Na entidade filmes, eu coloquei um atributo composto para classificação, e compus ele com lançamento normal e desconto, e passei os atributos de data de entrega e aluguel da entidade aluguel para filmes. mas o valor dos preços? eles entram nessa história? será que o que eu fiz tá certo?


não sei se a maneira que havia falado antes estava certa mas resolvi finalizar assim o trabalho,se puderem, deem uma olhada, e vejam se concordam, principalmente com o tópico 2, e se puderem também, deeem uma ideia para nomear a relação 2, valeu

post-726903-0-75488300-1403373790_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ao meu ver,  elimine o preço e o tempo de permanência da tabela classificação filmes, e acrescente estes dois campos na tabela aluguel.

Deixe a tabela de classificação só para a classificação... assim como a tabela aluguel recebe o tempo de permanência e o valor.

 

De repente poderias até por o campo preço na tabela filmes,  e o tempo de permanência na tabela aluguel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

alguem pode me ajudar com esse exercicio do brmodelo ?

 

Considere uma pequena empresa especializada na locação de mídias antigas de áudio e vídeo, com fitas VHS e discos de vinil para aficionados na área. Esta locadora deseja controlar, por computador, o empréstimo de seu acervo de aproximadamente 2000 fitas de vídeo.  Cada fita possui um número. Para cada filme é necessário saber seu título e sua categoria (comédia, drama, aventura...). Cada filme recebe um identificador próprio. Para cada fita é controlado que filme ela contém. Para cada filme há pelo menos uma fita e cada fita contém somente um filme. Alguns poucos filmes necessitam de duas fitas. Os clientes podem desejar encontrar os filmes estrelados pelo seu ator predileto. Por isso, é necessário manter a informação dos atores que estrelam cada filme. Nem todo filme possui estrelas. Para cada ator os clientes às vezes desejam saber o nome real, bem como a data de nascimento. A locadora possui muitos clientes cadastrados. Somente clientes cadastrados podem alugar fitas. Para cada cliente é necessário saber seu nome e seu sobrenome, seu telefone e endereço. Além disso, cada cliente recebe um número de associado. Finalmente desejamos saber que fitas cada cliente têm emprestadas. Um cliente pode ter varias fitas em um instante de tempo. Deseja-se manter a data de empréstimo e devolução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...