Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[TUTORIAL] Como criar uma distribuição Linux


Fábio Pavan

Posts recomendados

Fala ai Galera do Hardware? Esse vou ensinar a vocês como criar uma distribuição Linux sem programar, vamos o site SUSE Studio da SUSE, essa empresa fez o sistema Safe Landing System (SLS) baseado no núcleo Linux, durante a década de 90. Clique aqui para começar.

 

1. Crie usa conta clicando em Sign in or create an account, este botão abrirá um janelinha, você escolhe qual conta quer usar e loga nela, ele pedirá algumas permissões ai é só você aceitar. Eu uso a conta do Google.

 

2. Clique em Create New Appliance, o site irá carregar um página, então você escolhe o desktop desejado, eu gosto de usar o KDE 4. Depois de escolher o desktop tem a arquitetura do seu sistema, você deve escolher 32-bits ou 64-bits e no final da página tem um campo onde você pode digitar o nome de sua distribuição (sistema), depois de fazer tudo isso clique em Create applicance.

 

3. Na próxima página você fará maior parte do projeto, na aba Start você pode alterar o nome dele, vamos começar pela aba Configuration, clique no botão General, no campo Language você pode alternar a língua do sistema e em Keyboard Layout, esses 2 dropbox tem a opção Ask on First Boot, que o usuário escolhe a língua na primeira vez que inicia o sistema, se o sistema for para rodar direto do CD escolha um língua, se ele for para instalar no computador recomendo essa opção.

 

4. Na dropbox Region você escolhe o horário do sistema, exemplo Brazil, abaixo tem o dropbox Time Zone onde você escolhe o horário de alguma região do Brasil, exemplo: São Paulo. No campo Firewall você configura a proteção de firewall do sistema e em Network você escolhe configura um pouco da rede, sobre o IP.

 

5. Na tabela abaixo você organiza usuários e grupos, o usuário root é o administrador, no campo Password você define a senha do usuário, deixe em branco se for sem senha.

 

6. Agora vamos personalizar a interface do sistema clicando na aba Personalize, você pode escolher o logo da SUSE, do Tux ou enviar o seu próprio logotipo, ele irá aparecer na tela de login do sistema. Logo ao lado você pode escolher um fundo ou enviar o seu próprio fundo, embaixo você pode pré-visualizar a interface do sistema... para enviar imagens personalizadas clique em Upload new *...

 

7. Na aba Startup você escolhe se o login será gráfico (com imagens e etc), linha de comando ou só 1 usuário. A próxima parte é Server, se o sistema for PostegreSQL ou o MySQL marque a opção nessa guia. Na aba Desktop você pode configurar programas para eles iniciarem juntos com o sistema, isso pode ser útil num servidor. Na guia Appliance eu não sei do que se trata mas é relacionado à maquinas virtuais. Em Scripts você pode enviar scripts, eu acho que em C.

 

8. Mais acima na aba Files você pode adicionar arquivos ao sistema, como informações de autoria, novidades da nova versão e assim vai, para enviar um arquivo clique em Upload File...

 

9. Na aba Software vamos escolher os programas (programas) que nosso sistema operacional terá, eles são selecionados por categoria, abra a categoria desejada, e terá uma lista enorme de programas e um campo para você buscar algum programa, para adicionar um software clique no botão Add que está ao lado do nome dele, se um programa já foi adicionado terá um botão Remove.

 

10. Então finalmente vamos compilar o sistema! Vamos para a aba Build, no campo Version digitamos a versão. Em Default Format escolhemos como vamos compilar o sistema, veja o que cada opção faz:

 

USB Stick/Hard Disk image - Gera uma imagem de USB/HD em .raw;

Live CD/DVD - Gera uma imagem de CD/DVD no formato .iso, essa compilação é para iniciar o computador direto do CD, ou DVD;

Preload ISO - Gera uma imagem de CD/DVD no formato .iso, mas nesse caso é para instalar no computador.

Outras opções - Geram imagens específicas para máquinas virtuais.

 

Escolha uma opção e clique em Build, depois disso é só aguardar o servidor da SUSE compilar seu sistema, deve levar no máximo 20 minutos. Depois disso sistema operacional criado, na aba Build terá uma opção para você baixar, se gostaram não se esqueçam de curtir o tópico e compartilhem fui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • 5 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...