Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como participar no folding@home no time do Clube do Hardware


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

1913280_605005859580213_1553187103_o.jpg

Seja bem vindo!!!!

 

Você está na maior comunidade de folding at home da America Latina, e é com imensa alegria que te recebemos. Antes de mais nada, se você sabe o que é folding, continue lendo, se não, convidamos-te a ler um dos dois tópicos abaixo. Recomendamos o 1, mas também tem o 2.

 

tópico 1 - completo

 

tópico 2 - resumo.

 

créditos: @Evandro

 

Primeiros passos:

 

Vamos lá então. Como começar? Primeiro de tudo, você precisa de um nome de usuário e uma senha, ou chamado passkey.

 

1)

 

Você clica aqui

  • "donor name" você cria o seu nome de usuário no folding
  • e-mail adress: será seu e-mail principal. A sua passkey será enviada para este e-mail. Se, porventura, você perder ela, com o donorname correto, e o e-mail correto, você receberá a mesma passkey, caso contrário, um donorname com e-mail diferente poderá acarretar em mudança de passkey, começando tudo do zero

 

NÃO É NECESSÁRIO uma passkey. É importante que diga-se isso. porém, eu mesmo fui um que escolheu não usar passkey, foldando com nome de usuário apenas. e quando a pontuação começou a vir, eu cadastrei uma. Porque? veja no detalhe pontuação, mais abaixo

 

Também é possível foldar como anonimo... mas voltamos à questão da pontuação, que será descrita mais abaixo

 

 

 

Feito isto, agora, vamos dar uma pausinha de uns 2 minutos até o passkey chegar em seu e-mail. Enquanto isso, dê uma olhada em alguns termos que você poderá encontrar na nossa sala:

F@H:
Folding @ Home

CdH:
Clube do Hardware

148894:
É o número/ID do nosso time. É sempre bom saber este número de cabeça quando configurando os Clients.

24/7:
Significa 24hs por dia e 7 dias por semana, o famoso "sem parar".

EOC e Kakao:
São sites de ranqueamento oficiais e cadastrados na Stanford, que disponibilizam as nossas estatísticas através de um ranking.

Extreme OverClocking - página inicial

 

EOC com o Clube do Hardware já selecionado

Kakaostats (esse site, não raro, apresenta indisponibilidades)

 

Kakaostats - página inicial

 

Kakao stats - na página do CdH

ETA:
Significa "Estimated time of arrival", ou seja, Tempo estimado de entrega/chegada.

EUE:
Um dos erros mais comuns nos Clients GPU, significa Early End Unit(Unidade terminada antes do prazo). Isso frequentemente acontece quando se tem um Overclock instável, ou quando a GPU tenha um estresse superior ao nível padrão. Para continuar foldando no Client GPU, sem que haja este erro, é recomendado você vá a pasta "Work" do Client GPU, e delete a WU que está dando erro. Lembre de reiniciar o Client apos esta alteração.

 

Frame: Embora de tradução ampla, tentamos assim: quando se está foldando, o progresso vai de 0 a 10% certo? um frame seria 1%. Então, veja abaixo quanto ao TPF. 1% terminou em X minutos. Então 1 frame levou X minutos. Então o time per frame é de X minutos... então Frame, vamos combinar, e traduzir, como 1%, ou uma fração

WU:
Significa Work Unit, ou seja, Unidade de Trabalho. São pacotes enviados pelos servidores da Stanford diretamente para o seu Client. Com a WU recebida, o Client pode começar a trabalhar, ou seja, foldar.

Flags ou Parameters:
São argumentos usados nos Clients para indicar e instruir o mesmo para efetuar uma função específica e, ou, dedicada. Lista dos Flags.

Semana HardFolding:
É uma semana pre-estabelecida, onde nós do time Clube do Hardware unimos todas as nossas forças para adquirir a melhor pontuação possível. Nesta semana a prioridade é fazer o maior número de pontos por dia.

HFM:
É um software que monitora qualquer Client do Folding@home. Tem uma interface limpa e diversificada. É um software estável e completo, mesmo ainda estando na versão beta.

FahMon:
Assim como o HFM.NET, o FahMon é um software desenvolvido para monitorar Clients Folding@home. É menos usados pelos membros devido à fraca qualidade do atendimento e suporte dos usuários, alem se ser um programa instável por vezes.

Passkey:
Passkey nada mais é do que um password(Senha), que é de uso compulsório em Clients SMP que estão configurados para Foldar as famosas bigWU(Work Units grande que possuem pontos de bonificação). O passkey também deve ser utilizado nos Clients GPU3, pois estes também processam bigWUs.

PPD:
Significa Points per day, ou seja, Pontos por dia. É um dos termos mais usados pelo pessoal, pois este é uma estimativa dos pontos que aquele Client irá fazer por dia. Os programas de monitoramento, tais como o HFM, fazem este calculo automaticamente e precisamente.

SMP:
Os Clientes SMP são Clients que foram desenvolvidos para processar WUs em processadores dotados de mais de um núcleo, tais como os Core 2 Duo, Core 2 Quad, i7's também dentre outros Processadores que possuam mais de um núcleo. Este Client irá estressar o seu processador ao máximo se for configurado para este fim, porém é o Client que irá fazer mais pontos. Ele foi desenvolvido especialmente para este fim, usar a tecnologia dos múltiplos núcleos do seu processador e assim concluir o processo da WU mais rapidamente. os Bônus das WUs só serão gerados depois da Décima WU do Core_A3 Enviada.

Cliente CPU:
É o Cliente básico para os Processadores que possuem apenas um núcleo. Ideal para CPUs mais antigos. Também conhecido como Single-core Client.

TPF:
Significa "Time per Frame", ou seja, Tempo por Frame. Frame é cada porcentagem completada pelo Client. Digamos que o seu Client completou 1% da WU, portanto TPF é o tempo que o Client levou para completar aquele 1% do processo.


Siglas e Acrônimos menos usados:

Core A3:
São bigWU, ou seja, são Work Units maiores que possuem pontos de bonificação. Você só ganha os pontos bonus se a WU for completada antes da deadline(Prazo limite de entrega).

-bigadv:
É um tipo de WU que requer um processador com um mínimo de 8 núcleos. (Somente nos processadores i7 no momento). Recomendado apenas para os i7 que estejam com Overclock acima de 3.8GHz, e este Client deve estar rodando por um mínimo de 20horas por dia.

Client:
Significa Cliente, ou seja, é o software que faz o processo das WUs no seu computador.

GPU2/GPU3:
Nome do Client designado para as GPUs(Graphics Processing Unit), ou seja, é o Client que roda as WUs na sua placa de vídeo. GPU2 é o Client para todas as placas de video. GPU3 é um Client desenvolvido especialmente para a arquitetura usada nas placas de vídeo FERMI da Nvidia.

Gromacs/ProtoMOL:
São pacotes de simulação de Moléculas Dinâmicas, que são usados pelos clientes do Folding@Home.

Proteína:
As proteínas são polímeros (do grego poli = muito e mero = parte) compostos por muitos aminoácidos (uma molécula é basicamente composta por um grupamento de amino, um grupamento de ásido carboxílico e um radical, que é variável), de fundamental importância para os seres vivos. Músculos, ossos, órgãos, pele, dentes, receptores e também os anticorpos. Muitas das estruturas dos seres-vivos são compostas por proteínas.

Stanford:
Universidade de Stanford, é a Universidade que abriga o Projeto Folding@Home. Stanford é uma das líderes mundiais no ramo de pesquisas.

-bigbeta
Parâmetro utilizado para pegar bigwu's que estão em fase beta de testes. Requer processador de no mínimo 8 núcleos.

 

Créditos:

http://forum.clubedohardware.com.br/profile/528303-jaobutzke/

 

2)

 

Agora que você tem uma passkey, é importante que você saiba.

  • Nosso time é 148894

 

3) Pontuação

 

O folding funciona da seguinte forma. Quando você configura o cliente e começa a rodar, você entrega 10 WUs, e a pontuação que você recebe é miseravel não tem bonus. Ela continuará sem bonus se você:

  • Foldar como anonimo
  • Foldar sem passkey
  • Perder mais de 20% de WUs baixadas, ou seja, Você baixou 10 unidades, e entregou apenas 7, por exemplo, então você também receberá só a pontuação base da WU, sem bonus. Enquanto esses 20% não forem "satisfeitos" você fica sem bônus, até que isso aconteça

4) Como saber da minha pontuação?

De forma simples:

  • Calculadoras de bonus, como esta:
  • Forma mais complicada - observando o próprio log da WU. Quando uma WU é entregue, ela da a pontuação estimada

Notem nos anexos. Uma mesma WU entregue em 5 minutos, 10 minutos e 20 minutos. Notem que os bonus variam bastante, e por conseguinte, a pontuação total recebida quando a WU for entrege

 

assim... "vale a pena a passkey" certo?

 

 

 

 

 

 

post-391122-0-88799500-1402717613_thumb.

post-391122-0-98835800-1402717615_thumb.

post-391122-0-61942600-1402717618_thumb.

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Atualmente, existem 2 maneiras principais de executar o Folding at home

 

Fold003.png

 

Via Aplicativo

  • Windows
  • Linux
  • MAC

 

Via browser de internet.

  • Todo e qualquer sistema operacional que rode o chrome, a princípio, os mesmos equipamentos que rodam o aplicativo do folding, rodarão via browser
  • Não está disponível, ainda, folding para smartphones e tablets via browser

100289700134817744001_65491f2dd9.jpg

Via aplicativo - ambiente Windows - versões 7.1 a 7.4

 

Via aplicativo - ambiente Windows - versões 6

 

tux.png

 

Via aplicativo - ambiente Linux

 

 

Independente de plataforma

 

Via browser, google chrome ou chromium no linux.

 

 

 

 

Configurações avançadas para o cliente V7.

 

Cuidados, backup, e guarda de configurações dos clientes.

Aqui você encontra dicas para, por exemplo, salvar tuas configs para reusar depois, ou para evitar a perda de uma WU, ou até mesmo o transplante daquilo que tu já produziu, para produzir em outro computador. Varia conforme o cliente:

 

Como por as estatísticas do folding em sua assinatura?

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

E agora que você provavelmente já instalou o cliente e já entregou algumas WUs, seguem mais informações sobre o folding at home nesta sala, claro, outros tópicos sempre disponíveis aqui:

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forum/192-folding-home/

 

Aqui você tem as notícias em tempo real sobre o projeto F@H no seu blog

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1040740-not%C3%ADcias-em-tempo-real-sobre-o-foldinghome-blog-do-projeto/

 

Aqui, você conhece a Fazenda CdH de folding. São boas máquinas, conduzidas pelo colega @Sambaquy que aumenta nossa pontuação e muito... e claro, sempre que pudermos, ajudamos

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/774151-fazenda-cdh-18072012-e-colaboradores/

 

Poderemos sortear alguns premios, principalmente aqueles que são doados para testes, certo?....não podemos mais!

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1042032-quest%C3%B5es-legais-referentes-a-sorteios-doa%C3%A7%C3%B5es-dentro-do-setor/

 

 

 

 

E, também, temos Facebook

https://www.facebook.com/groups/207295649293021/

 

E afinal, a GPU come ou não come um ou mais núcleos do processador?

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mais sobre a história do folding no CdH

 

Matéria no UOL, divulgando o folding, nos PS3

 

Porque você folda?

 

Porque o Folding at home?

 

Como foldar no PS3

Mas, não se emocione!

Fim do suporte ao F@H no PS3

 

Porque não tem folding no Xbox 360

 

Root e seus servidores HP pro folding

 

O nome da Fazenda CdH

 

Segundo turno no nome da Fazenda CdH

 

Quem deverá receber os pontos?

 

Consumo elétrico foldando - 1 - Não será atualizado

 

Melhor desempenho, custo/benefício no folding - matéria de 2008 - poderá ser atualizado

 

A briga Nvidia melhor que ATI... não te preocupe, não é de hoje..... tópico de 2011

 

 

 

 

E finalmente

 

Porque não participar do folding at home?[

 

 

 

 

É isso! espero que curtam a história do F@H aqui no CdH.. um pouco dela. Um grande abraço "por trás" :P ao @Evandro, se tem um culpado pelo folding estar desenvolvido aqui, é ele... tenham certeza. E ademais....

 

como diria o colega @dawson600

 

 

KEEP FOLDING E SEGUE NA DOBRA

 

 

VALEU.jpg

 

untitled.jpg

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Gabriel Torres alterou o título para Como participar no folding@home no time do Clube do Hardware
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...