Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida em carregador de bateria 12V


Posts recomendados

Oi amigos

tenho um carregador de bateria 12V o mesmo carrega bem baterias de 7A mas baterias de carro como 60A é uma dificuldade, é muito demorado, eu medi a corrente max de saída e ficou em .89A e a tensão não passa de 12,5V.  Tem como eu aumentar a corrente de saída e a tensão pra uns 13,8V?

post-725903-0-42384000-1402104607_thumb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A carga ideal para carregar uma bateria é de 1,5v (2v max) a mais que sua tensão nominal.

Quanto a corrente, o ideal seria maximo de 10% da corrente/h nominal da bateria por dez horas.

 

Ex: uma bateria de carro: 12v x 60A/h

tensão de carga: 13,5v

Corrente de carga 6A

Tempo de carga 10 horas

 

O tempo de carga será observado, caso o carregador não for provido de flutuador de carga

 

Para determinar o tempo necessário de recarga diante da corrente escolhida

 

capacidade da bateria dividido pela corrente de recarga é igual ao tempo de recarga em horas.

 

Ex. uma bateria de 60A/h ligada a um carregador de 6A levará 10 horas para recaregar 100%

 

60/6=10

 

No seu carregador de 3A levaria 20 horas

Isso usando o recomendado, uma corrente de 10% da capacidade nominal da bateria.

 

Uma bateria nunca deve ser carregada ou descarregada com correntes de 90% da sua capacidade nominal.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A carga ideal para carregar uma bateria é de 1,5v (2v max) a mais que sua tensão nominal.

Quanto a corrente, o ideal seria maximo de 10% da corrente/h nominal da bateria por dez horas.

 

Ex: uma bateria de carro: 12v x 60A/h

tensão de carga: 13,5v

Corrente de carga 6A

Tempo de carga 10 horas

 

O tempo de carga será observado, caso o carregador não for provido de flutuador de carga

 

Para determinar o tempo necessário de recarga diante da corrente escolhida

 

capacidade da bateria dividido pela corrente de recarga é igual ao tempo de recarga em horas.

 

Ex. uma bateria de 60A/h ligada a um carregador de 6A levará 10 horas para recaregar 100%

 

60/6=10

 

No seu carregador de 3A levaria 20 horas

Isso usando o recomendado, uma corrente de 10% da capacidade nominal da bateria.

 

Uma bateria nunca deve ser carregada ou descarregada com correntes de 90% da sua capacidade nominal.

Pois é mas o problema permanece, este carregador só fornece ,89A e eu preciso aumentar isso, pelo menos uns 3A, tem como eu fazer isso só trocando os componentes, sei que com o Trafo de 3A  fico limitado mas nem 3A eu consigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Volnei Paulo Soares,

Após modificar, ele não vai mais poder ser usado para as baterias de moto,, ok ?

Experimente diminuir R1 para 1,5 ohms x 20 watts. Já deve aumentar a corrente, mas pelo desenho existe um Led que vai ligado da saída desse resistor até um dos diodos da ponte retificadora, tem de colocar um resistor de pelo menos uns 3,9 ohms em série com o Led ok ?

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Volnei Paulo Soares,

Após modificar, ele não vai mais poder ser usado para as baterias de moto,, ok ?

Experimente diminuir R1 para 1,5 ohms x 20 watts. Já deve aumentar a corrente, mas pelo desenho existe um Led que vai ligado da saída desse resistor até um dos diodos da ponte retificadora, tem de colocar um resistor de pelo menos uns 3,9 ohms em série com o Led ok ?

Paulo

Cheguei atrasado!

@aphawk

Não seria necessário ele substituir a ponte de diodos por uma de capacidade maior, mesmo essa ponte sendo de 8 diodos?

 

Coloque um fusível de ação rápida na saída do carregador e um retardado na entrada do trafo. Eu sei que nem precisava dizer isso, más por não estar no diagrama as vezes passa batido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesardelta,

 

Acho que do jeito que está vai aguentar uns 2 A, que é o que acredito que vai conseguir passar pelo resistor...

 

Mas como talvez nem isso passe por causa daquele circuito maluco que está logo depois do tiristor, vamos esperar e ver se pelo menos o caminho está correto !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O trafo é de 3A por 18Vac. RMS. Isso já dá uns 25V de pico, mas vamos considerar que este trafo com carga máxima caia uns 10% da tensão.

Ficará com aproximadamente 22V pico quando estiver com 3A.

 

O resistor é de 4,2R. A bateria deverá consumir a maior potência quando estiver na faixa de 12V. Vamos lá:

22V menos 12V da bateria = 10V de diferença.

10V em cima de 4,2R = 2,38A pico.

 

São só picos de 2,38A que ocorrem 120 vezes por segundos. A corrente média é bem menor.

Se ele apenas colocar um diodo no B+ diretamente polarizado, e logo em seguida um capacitor de 3300uF, ele vai linearizar este picos, tornando os 2,38A não mais de pico e sim constantes, pois o capacitor vai se mantem carregado na tensão de disparo.

 

O circuito maluco logo após o SCR, nada mais é do que outro SCR discreto, feito com transistores bipolares.

O gate deste SCR é na base de T1.

Ocorre que quando a senoide vai subindo rampa na saída do retificador, após ultrapassar o valor da tensão da bateria vai surgir uma pequena corrente do gate para o catodo do SCR, limitada pelo R6 de 100R. Esta pequena corrente acionará imediatamente o SCR, que por sua fez, colocará 22V pico em cima do resistor R1 que limitará a corrente que irá para bateria em 2,38A no pico máximo da senoide.

 

O SCR discreto com bipolares serve para não deixar o SCR de potência não acionar no próximo ciclo caso a bateria já estiver atingido 13.8V. Este SCR discreto pega uma amostra de tensão da bateria através do trimpot de 4K.

Quando a tensão da bateria vai subindo, aparece uma tensão que circula do +B, para por R2 e C1 e sai na base de T1.

Quando esta tensão ultrapassa 0,7V e a corrente é suficiente para acionar a base de T1, Este SCR discreto dispara, mantendo o gate do SCR TIC 106 com potencial nulo, impedindo que a bateria passe dos 13,8V.

 

É usado dois diodos 1N4148 (D10 e D9) pois estes SCRs discretos feito com transistores bipolares, apesar de muito rápido no acionamento, eles não conseguem zerar a tensão em seus polos. Sempre fica em torno de 1,4V de queda de tensão.

Os dois diodos 1n4148 em série dão queda maior de tensão. Por isso mesmo quando o SCR feito de bipolares estiver conduzindo e estiver com 1,4V de queda, o gate do TIC 106 estará com potencial zero pois os dois diodos em série precisarão de tensão maior que 1,4V para poder conduzir.

 

É isso ufa.....

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule

Eu estava aqui digitando quando apareceu  seu post.

Eu ia justamente questionar a função dos diodos em série...hehehe

A parte dos transistores, apesar de, até então não saber como funcionava, eu sabia que era para monitorar a tensão da bateria.

Então quer dizer que até que enfim achei um circuito que funciona?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule,

Caramba, meu amigo, parabéns pela análise !!!!!

Eu olhei e fiquei encucado com o porquê dos transistores .... Achei muito cansativo ficar estudando o funcionamento !!!!

Bela descrição de funcionamento !

Como costumo falar, tem muita gente boa aqui, alguns conhecem mais um determinado assunto do que outros, mas todos se completam !

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://i100.photobucket.com/albums/m36/MOR_AL/Bat_zps39993186.jpg

 

1 - O led precisa ter um resistor limitador de corrente exclusivo para ele. Veja a corrente no led (ILED, curva preta e eixo vertical Y2). Tem quase 3A de pico.

2 - O tiristor conduz em apenas um semi-ciclo. Curva amarela e eixo Y2. 0,5A de pico e com VR1 com valor salto. Não tinha o TIC106, então coloquei outro qualquer. Pode ser o causador da estranha condução.

3 - V2 e R8 simulam a bateria.

4 - Curva de tensão V0, eixo Y1. Azul com 12V mais os picos.

5 - Curva vermelha da tensão retificada. Eixo Y1.

6 - Curva verde da tensão V1. Eixo Y1.

7 - O tiristor, formado pelos transistores, conduz um pouco antes do tiristor principal, que corta o primeiro.

 

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então quer dizer que até que enfim achei um circuito que funciona?

Qualquer fonte de alimentação que forneça a tensão correta e limite a corrente também na medida certa carregará a bateria. Um simples carregador de baterias nada mais é do que uma fonte que alimenta a bateria em paralelo.

O tranformador sozinho quase que carrega a bateria sem circuitos adicionais. Talvez uma logo após a retificação, uma resistência de 1,5Ω (um pouco mais ou menos) pode ajudar o trafo a não fritar muito ja que a tensão é um pouco alta caso a bateria de carro esteja bem descarregada. Mas em suma o próprio trafo limita a corrente em 3A.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um carregador de bateria que fiz em 2006.

Ele alimentou uma bateria de automóvel por cerca de 4 anos continuamente. A bateria não tinha mais capacidade de alimentar o motor de partida do automóvel, por isso usei-a em outras aplicações, onde a solicitação de corrente era menor.

Tenho o projeto documentado em arquivo PDF. Não incluí a parte do transformador, retificação e filtragem.

A fonte é um transformador 110/220 para 12V, retificado em onda completa, com um eletrolítico de 470uF/ 63V e com um resistor limitador de corrente, apropriado para a corrente máxima do transformador. Este resistor tem que ser capaz de dissipar a potência que ele consome. No meu circuito é um resistor de fio níquel-cromo enrolado. Ele esquenta bem. Um curto circuito na saída Vbat, poderá queimar o transformador. Um fusível para cerca de 1,5 vezes a capacidade do transformador seria conveniente no pra mimário.

Segue o projeto completo como tutorial para quem quiser aprender.

Apesar de ter funcionado por anos, não me lembro mais se fui obrigado a fazer alterações. Não recomendo que seja montado sem entender o procedimento dos cálculos, pois somente assim você poderá estudá-lo e tirar suas próprias conclusões  e críticas.

Em resumo. Não me responsabilizo por algum problema causado por este projeto.

 

http://www.4shared.com/office/hcmhPHVrce/Controlador_de_Carga_de_Bateri.html

 

MOR_AL

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer fonte de alimentação que forneça a tensão correta e limite a corrente também na medida certa carregará a bateria. Um simples carregador de baterias nada mais é do que uma fonte que alimenta a bateria em paralelo.

O tranformador sozinho quase que carrega a bateria sem circuitos adicionais. Talvez uma logo após a retificação, uma resistência de 1,5Ω (um pouco mais ou menos) pode ajudar o trafo a não fritar muito ja que a tensão é um pouco alta caso a bateria de carro esteja bem descarregada. Mas em suma o próprio trafo limita a corrente em 3A.

Nuca consegui um circuito com SCR funcionar, más isso pela minha inexperiência em eletrônica.

Sim, eu sei que uma fonte ou "só um trafo já carregaria a bateria"

 

 

 

Mas em suma o próprio trafo limita a corrente em 3A.

Repare que uma bateria tem uma resistência interna muito baixa, quase zero, então o trafo sozinho não conseguiria limitar a corrente, a bateria sempre pedirá mais corrente do que o trafo pode oferecer.

Sem dizer que carregar uma bateria com a corrente muito próxima a da nominal é perigoso e muito prejudicial a mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o trafo tem 3A apenas, não é nem 10% de uma carga lenta recomendada para uma bateria de 60A.

Esse carregador seria apenas um pouco mais lento que de costume.

Mas o trafo tem 3A apenas, não é nem 10% de uma carga lenta recomendada para uma bateria de 60A.

Esse carregador seria apenas um pouco mais lento que de costume.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, na questão de carregar uma bateria com corrente próxima a nominal, você está certo, 3A não chegaria nem perto. Escrevi pensando na minha fonte, erro meu.

Más se for carregar com uma fonte de 50A por exemplo seria um problema sério.

 

Se você se refere ao trafo limitar a corrente à 3A, não limita.

Observando a resistência interna da bateria que é quase zero, ela é quase um curto-circuito.

Imagine um curto no secundário de um trafo, o curto vai "drenar" uma corrente que o trafo não pode oferecer, pois sua resistência é zero, o mesmo acontece com a bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deve deixar a bateria atingir a carga zero. Isso fará com que os eletrodos fiquem sulfatados e a bateria corre risco de não mais pegar carga, pois o sulfato é isolante e revesti todo o eletrodo.

 

Segue outro manual de baterias:

http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/baterias/downloads/Manual_de_Baterias_Bosch_6_008_FP1728_04_2007.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • 9 meses depois...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...