Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Driver do chipset ou da placa-mãe


edubsb

Posts recomendados

Olá pessoal! Tenho uma dúvida que é básica, mas exige um certo conhecimento de hardware.

Preciso saber se um certo notebook tem suporte ao windows 7. O fabricante vende com Win8 e o site do fabricante não informa sobre suporte de drivers se a pessoa ainda não comprou o aparelho (Dell e Asus são assim).

Então eu preciso buscar informações sobre suporte diretamente no fabricante do chipset ou da placa-mãe. Mas o fabricante da placa-mãe normalmente é o próprio fabricante do notebook.

A dúvida é o seguinte. Supondo que o fabricante do chipset tem driver de suporte a win7, como vou saber se o chipset tem todos os controladores de dispositivos como USB, rede, sata, som, etc. Ou pode ser que alguns desses dispositivos são controlados pela MB? Por exemplo, touchpad, teclado, mouse, etc, deve ser pela MB. Essa é minha dúvida: que informações eu busco no fabricante do chipset e que informações (drivers) eu busco no fabricante da MB?

Agradeço qualquer informação, valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você sabe qual é o chipset em questão? Alguns fabricantes de chipset são também os da placa. Se for o caso, verifica no site do fabricante da placa(que é o mesmo = ). Se não forem os mesmos, pode baixar os drivers do site do fabricante do chipset, ou do site do fabricante da placa. Nesse caso, você deve verificar primeiro qual o chipset e olhar em ambos os sites(do fabricante da placa e do chipset) qual lhe atende.

 

att


Exemplo:  Supondo chipset fabricado pela VIA.... http://www.via.com.tw/en/support/drivers.jsp

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Tiago!

Então, essa é uma das coisas que ainda não consegui descobrir. Quase não há informação nos sites dos fabricantes.

O Notebook é Asus X552EA;

Processador A4-5000;

chipset AMD, plataforma FM3

Placa mãe X550EA

O AIDA 64 exibe o nome do chipset como K16, mas não achei nada na internet por esse nome.

 

Lá no tomshardware.com,  num tópico sobre esse assunto, teve um cara que postou esse link, que seria driver do chipset

 

http://support.amd.com/en-us/download/chipset?os=Window...

 

Esse driver do chipset também inclui o controlador de USB e um tal RAIDXpert utility

 

Também postaram lá os seguintes drivers:

1)SM bus controller e network controller

 

2)ethernet controller

http://www.realtek.com.tw/downloads/downloadsView.aspx?Langid=1&PNid=14&PFid=7&Level=5&Conn=4&DownTypeID=3&GetDown=false

 

Na boa, não encontrei nada de SM bus controller ou network controller nesse site da Asus.

Também não vi nenhum driver de som.

Pelo visto, ainda vão ficar faltando vários drivers...

 

Agradeço sua ajuda! Vou continuar insistido. Win8 não dá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A asus recomenda o windows 8 nele(que m3rd@!). O chipset é da AMD, não encontrei qual exatamente. Mas você pode fazer uma imagem de suas partições, como estão hoje, em um hd externo, e tentar instalar o Windows 7. Qualquer problema, só recuperar da imagem. Pode ser que o próprio win7 instale o áudio e outros drivers essenciais. Depois você instala o driver amd para o chipset (http://support.amd.com/en-us/download/chipset?os=Window...). O vídeo é amd/ati? Catalyst nele!

 

você pode tentar também guardar a pasta de instalação dos drivers do win8, e tentar instalar os que faltarem por essas pastas manualmente. O win 8, em termo de arquitetura, é muito parecido com win 7. Se instalar, creio que vai funcionar numa boa. Eu arriscaria. A interface do windows 8 parece ter sido feita para quem só usa o pc para rede social.

 

 

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Asus não recomenda, ela empurra o jaba do win8. A MS tem feito de tudo para empurrar o win8 e isso envolve acordos com empresas de hardware. Pior do que rede social, o win8 é uma vitrine para exibição e venda de produtos. Transformaram SO em loja de bugigangas. Você clica em programas, ou jogos, ou vídeos, tudo te leva para sites de compras. Além disso, essa merla foi desenvolvida para touchscreem. Seria uma piada oferecer um troço desses no lugar do win7 se a MS não tivesse investido quase 2 bilhões de dólares em propaganda para convencer o usuário a aceitar feliz o papel de othario. Mas esse já é um outro assunto...

 

Sobre a restauração do win8 em caso de pau, o vendedor me disse que o HD tem uma partição para recuperação do sistema antigo a qualquer momento, ainda não fucei, mas ele garantiu que dá pra fazer isso.

Eu tinha pensado em usar os drivers genéricos do windows, mas a sua ideia de usar os drivers novos do win8 faz muito mais sentido. Acredito que vai funcionar, como você falou.

Já dei uma olhada nessas pastas (nem sabia da existência delas) e já vi que alguns drivers já possuem suporte a win7 64bit; o de áudio, p ex. Tem tudo pra dar certo. Depois que instalar (ainda vai demorar um pouco), volto aqui para postar o resultado.

Valeu a força!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...