Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lampada CCFL acende um lado só


Posts recomendados

Boa tarde galera,

 

Tenho um notebook da intelbras com tela de 14.2 polegadas, de um tempo pra ca, ele passou a ficar escuro de um lado e claro do outro, desmontei a tela e vi que esta tela utiliza apenas uma lampada na parte inferior da tela e a mesma so acende um lado só (igual aquelas lampadas flourescentes de escritório que começam a ficar capenga de um lado). Pois bem, fui na sta ifigenia e comprei uma lampada retirada de um outro notebook crente que iria funcionar, chegando em casa desmontei o LCD de novo, troquei a lampada com o maior cuidado possível e quando eu liguei aconteceu o mesmo problema que com a outra lampada, aagora não sei se pode ser o inverter pois pesquisando eu vi que quando ele da problema ou ele acende ou não acende e no meu caso acende um lado

 

Alguma dica ? rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi... o cabo não é pois a outra lampada que eu peguei eu ja subsitui junto com o cabo, vou desmontar e inverter para testar e respondo os resultados


Beem, foi mais rápido do que pensei, realmente acendeu o outro lado, comprei uma lampada a toa, o cabo não é pois eu inverti a polaridade então no caso creio que seja o inverter, eu gostaria de saber um modo de testar ele fora do notebook para ter certeza pois ja vi relatos muito raros onde o problema era na passagem de força entre o note e o inverter, se eu comprar um inverter novo e o problema persistir eu vou ficar louco rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Como não é o cabo, pode ser o próprio trafo do inverter que esta com um enrolamento aberto ou alguma trilha rompida do trafo até o plug do cabo que vai para a lâmpada.

Como seu note só possui uma lâmpada ele só terá um trafo no circuito inverter, o circuito em si esta funcionando normal, pois ele chega a acender um lado da lâmpada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, bem... esta parte de transformadores eu não entendo muito, porém eu estava vendo este trafo e vi que há 3 contatos na entrada e 3 na saída, eu pensava que o terceiro que na saida não está ligado a nada seria para ligar uma outra lampada, (no caso se fosse de duas) mas como você explicou que como é uma lampada só há um trafo já me embananei todo.

 

Segue a foto e as indicações dos contatos:

 

post-551690-0-84304600-1399827194_thumb.

 

posso estar falando um absurdo mas poderia estar ligando o contato que não funciona neste que não é ligado em nada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O lado direito da foto é o primário, a saída de alta tensão para as lâmpadas é o lado esquerdo da foto, como só tem dois contatos úteis, o terra deve ser o comum para a lâmpada, e cada ponta útil dessa saída vai para um lado da lâmpada.

 

Esse pino que não tem nada ligado, não deve ter enrolamento dentro do trafo para ele, então não faria efeito nenhum você ligar um lado da lâmpada nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bem, eu tinha comprado um inverter e o problema persistiu, no mesmo lado que estava antes, troquei tudo... A lampada, inverter e cabos ate chegar na placa-mãe. Pior que eu ja tomei um belo prejuizo e nao sei se compensa trocar a placa-mãe ainda depois de tudo o que fiz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...