Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Câmera IP e gravações


Posts recomendados

Tive dificuldades em decidir onde inserir esta dúvida aqui no fórum... há vários tópicos em "n" categorias: cftv, dvr, ftp e afins... mas como o foco principal da minha dúvida é referente a própria câmera IP, optei nesta categoria, acertei ?  :)

 

Seguinte... já tinha ligado a um tempo atrás uma câmera IP, mas acabei desligando devido a diversos fatores, sendo o principal "onde" gravar. Na época queria um site ftp "3B" (bom, bonito e barato  :D), preferencialmente gratuito...

 

Li diversos artigos, indicações, etc e a maioria dos bons ftps ficavam no exterior, que não me agradava muito. Enfim, a câmera IP estava desligada fazia um tempo! E sempre fugi da opção do DVR por achá-lo caro...

 

Comprei um novo modem, excelente !! Trata-se do TP-Link TD-W8968. Tudo o que eu queria fazer nele foi possível até então e dificilmente tive que recorrer a leituras extras, ou seja, ele é muito intuitivo e amigável... recomendo!

 

Fiz DDNS (Dyndns) que funciona para o acesso as configurações do modem (porta 8080), para o ftp (porta 8090) e para a câmera IP (porta 1025).

 

Há outros recursos em uso... Fiz um agendamento para que o wifi desligasse automaticamente no almoço (12:00-13:30) e jantar (17:30-18:30), assim os meus filhos deixam a jogatina de lado por um instante...  :D

 

Posteriormente mudei esta regra por outra no firewall para deixar apenas 1 site aberto nestes horários, pois sem o wifi quando EU precisava era ruim acessar o modem e desabilitar a regra... (vítima da própria regra).  :rolleyes:

 

Outro recurso bacana é o "controle de banda" (não QoS) que possibilita os vários gadgets da casa conviverem harmonicamente com apenas 2Mb de internet...  :cool:

 

Enfim, chega de propaganda...  (_(

 

Indo direto ao assunto o recurso "PLUS" para minha surpresa foi justamente a possibilidade de, através da porta USB do modem, disponibilizar acesso a um pendrive ou hd externo, fazendo-o funcionar como um ftp, tanto interno, quanto externo. Abro um parênteses aqui para explicar que a porta padrão (21) não funciona externamente, motivo que me levou a utilizar a porta 8090.

 

Finalmente, chegando no assunto da câmera IP, ela também têm diversos recursos. Trata-se de uma NS-IP503 e é complicadinha para encontrar material na internet...  :(

 

Habilitei os seguintes recursos ou configurações nela: configuração de rede básica (cabeada e wifi), itens de alarme (agenda, ftp, e-mail) e acho que só... pelo menos são os mais relevantes.

 

Acontece que somente utilizando um PC ou note (ligado no período agendado) e visualizando via browser ou software específico (IPC Monitor) consigo gravar os arquivos em filmes... !

 

Fotos há ! Ao configurar o ftp, tem uma opção para "Regularmente upload de fotos" onde é possível configurar o tempo entre as fotos e outros itens.

 

Gostaria de saber se isso é uma limitação desta câmera específica (filmar para um ftp ou similar) ?  :confused:

 

Se SIM, fineza citar outros modelos com o recurso de gravação em ftp... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já testei uma dúzia de cameras IP e alguns até possuem hardware comum, mas com certeza o software (firmware) também faz diferença. (Tanto que para alguns modelos nos fóruns por aí o pessoal recomenda fazer o crossflash)

 

Mas sobre a camera, provavelmente esta que você utiliza não possui slot microsd, certo? É que como estas cameras funcionam via wireless é difícil manter uma boa qualidade do vídeo gravando diretamente via FTP, logo as que possuem microsd você configura o tempo até um tamanho máximo do arquivo (Só usei até 1GB por arquivo nas cameras que usei, porque transferir arquivos de 1GB via wireless já toma certo tempo) e claro o tempo varia de acordo com configurações de qualidade, codec, etc.

 

Nas cameras que não possuem microsd, ele acaba usando a memória local para fazer um cache e por este motivo os filmes geralmente são curtos.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwatashi  me considero iniciante no assunto e sua contribuição me deixou com outras dúvidas... fineza esclarecer:

 

O que é crossflash ? Seria algo como usar um firmware compatível, não original ?

 

De fato, o modelo que uso não tem slot para Sd ou micro sd. Mas o Ftp ficaria local usando a rede interna... 192.168.1.1:8090. O software que acompanha ela faz a quebra automática em videos de 1 hora, mas já são razoáveis 800 Mb (640 x 480 em avi  :(), mas penso em colocar um HD de 80Gb na USB do modem...  ^_^

 

Gostaria de dizer que o problema de espaço não existe a princípio. Mas não quero deixar um PC ligado para gravar o monitoramento, ou seja, queria que a câmera fizesse isso sozinha...

 

Outra coisa que notei, que você já concordou (acho) é que o hardware de diversas marcas são similares, então só muda a marca (que muitas nem tem, caso da minha) e modelo. Muita coisa se esclareceu pra mim, quando baixei um manual melhor traduzido da Artefects mimov (mpeg) ou algo parecido...  :lol:

 

Resumindo não sei nem onde conseguir um firmware melhor para ela (se tem)...  :confused:

 

Ah! E a pergunta mais importante: você conhece alguma câmera que faz isso (gravar localmente num ftp) ?

 

Gratíssimo!

 

^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membro VIP

Como disse, depende muito da câmera do firmware.

 

Eu por exemplo tenho um clone da FOSCAM, por ser um clone o firmware é mais simples e existe um motivo. Nela o fabricante utilizou menos memória RAM, logo não consigo por exemplo fazer vídeos e carregar diretamente via FTP. Ela também não possui slot microSD, logo não tem como adicionar para fazer cache, os vídeos só são possíveis de serem salvos usando o programa dele. No entanto, ela salva as fotos no FTP sem problemas.

 

Tenho outra IP Robot3 que possui microSD. Ela por ser mais nova, já possibilita salvar vídeos diretamente via FTP, mas são videos pequenos de até 1 min, por causa da baixa capacidade disponível no hardware. Agora se adicionar o microSD, como citei anteriormente possibilita fazer videos maiores e depois descarregar via FTP automaticamente.

 

Então, minha recomendação é se deseja adquirir uma câmera e salvar os vídeos via FTP, tem que adquirir um modelo que tenha microSD para que ele salve primeiro localmente e depois passe para o FTP.

 

Em meus testes usei cartão de 1GB que é suficiente porque o FTP que uso é local, logo consigo fazer os uploads rapidamente. Quando uso um FTP na nuvem, como depende da internet, a câmera trabalhou melhor com 8GB, porque durante o dia a internet é compartilhada e coloquei o serviço de upload em menor prioridade.

 

Tem algum modelo em mente?

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwatashi muito agradecido pelas respostas!  ^_^

 

Sua recomendação, com relação a adquirir um modelo com microSD fecha com o que eu tinha em mente, pois conclui com o seu primeiro post que poderia associar este recurso com o de gravar videos via ftp... se não acerto em 100% acerto em 99% ?  :huh:

 

Não tenho um modelo específico em mente. Estava procurando um bom custo x benefício e pesquisando no site www.comprasparaguai.com.br para que um Executivo de Fronteira trouxesse um modelo 3B (bom, bonito e barato) pra mim  :lol:

 

Mas pretendo comprar umas 3 ou 4 então vai doer no bol$o de qualquer forma. Então achei o AliExpress... vou comprar uma de lá, depois outra, depois outra... 

 

Para se ter uma ideia : no PY com R$ 150 consigo um modelo com 0,3 Mp (640x480@30) com microsd e da China, vem com 1 MP(720p@30) e microsd... só que dai me perco nos modelos !! De tanto que tem...  :eek:

 

Óbvio que quanto maior a qualidade mais espaço vou precisar nos microSD...  :(

 

Podes me dar uma LUZ neste sentido? (Do ganho em resolução).

 

Penso que as "VGA" atendem bem para quando é interno e as de 1 MP seriam mais aconselhadas para área externa, não?  B)

 

Ah ! Minha atual câmera também é CLONE da FOSCAM... tanto que uso o app da FOSCAM para o acesso com smartphone Android ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu recomendo comprar as de 1MP (HD) se possível.

 

Elas são mais caras, mas mais recentes. Geralmente utilizam o h264 codec para vídeos o que deixa eles menores e com maior qualidade que os MJPEG.

 

Mesmo para o uso interno as de 1MP são mais interessantes porque como utiliza-se lentes angulares (se não me engano é este o nome, para poder aumentar o campo de visão da câmera) elas acabam distorcendo a imagem quando está fora do centro. Assim, com maior resolução você consegue mais facilmente identificar as coisas nas imagens ou vídeos.

 

Dê uma olhada na IPRobot3, ela tem um bom custo x benefício ao meu ver. (Só tem alguns defeitos, como não é possível salvar as configurações em arquivo, por exemplo). Se for comprar via Aliexpress ou DX tem como pegar desconto via Meliuz.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado! Ajudou muuuito mesmo. Usei diversas palavras-chave: ptz ip 720p camera H.264, abaixo diversos itens encontrados. Fiquei de cara somente com o primeiro, muito barato, acho que é fria !  -_-

 

Parece-me que R$ 130 aproximadamente compra uma boa câmera, mas ainda não me aventurei a comprar do AliExpress...

 

R$ 89,00 (com envio!! Acho que esse não né ?)


R$ 126,16


R$ 126,21


R$ 126,23


R$ 132,00


R$ 142 (com envio)


 

 

Foscam mais em conta R$ 608!!


 

No Mercado Livre achei um lá por R$ 260 (sem frete :()

 

As Powerpacks somente a IP06 atende H.264, US$ 61,50 ou R$ 200 já com os 25% do Executivo de fronteira


 

:D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 4 meses depois...

Olá @Mlramos , tudo bem? Você chegou a comprar o NVR? Vi aqui que você tinha esse interesse. Será que vale mais a pena um DVR ou NVR? Qual seria a vantagem de cada um? Eu no momento não tenho necessidade de ter mais de uma câmera, mas penso numa possível necessidade futura. Daí olhando o preço de uma simples câmera IP como essa (apenas de exemplo) fiquei na dúvida se valeria a pena partir já de uma vez (investindo mais) para um NVR ou DVR devido a preço. Mas na verdade sei pouco sobre estes dois. Será que a tendência seja do NVR mesmo? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@OpaioX penso que o NVR seja mais interessante porque é um padrão se considerar questões de digitalização. Estes equipamentos geralmente funcionam de forma autônoma( captam, transmitem e gravam), sua instalação pode ser mais simples utilizando apenas um cabo com PoE. Já nos DVRs as câmeras estão mais para sensores (capturando), mas para transmitir e gravar você precisa de equipamento adicional.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Mlramos , tudo bem? Você chegou a comprar o NVR? Vi aqui que você tinha esse interesse. Será que vale mais a pena um DVR ou NVR? Qual seria a vantagem de cada um? Eu no momento não tenho necessidade de ter mais de uma câmera, mas penso numa possível necessidade futura. Daí olhando o preço de uma simples câmera IP como essa (apenas de exemplo) fiquei na dúvida se valeria a pena partir já de uma vez (investindo mais) para um NVR ou DVR devido a preço. Mas na verdade sei pouco sobre estes dois. Será que a tendência seja do NVR mesmo? 

 

@OpaioX interessante você ter postado neste Tópico! Nem lembrava mais que eu estava "devendo" uma cópia do CDROM para o colega @Jeferson Slywitch ... (perdão, vou anotar aqui!  :blush:)

 

Não comprei ainda ! É que o dólar não colaborou muito e o Conselho Administrativo solicitou 3 orçamentos, etc, etc (minha frau  :D) dificultando a aquisição...

 

Mas com certeza, estou com o @dwatashi! Vá de NVR...

 

;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Bom dia prezados.

 

Tendo um DVR stand alone com as devidas câmeras, porém tendo 01 câmera IP wireless. Meu questionamento é: Estando essa câmera (IP) no roteador, consigo ter acesso as imagens pelo DVR e gravar as imagens no HD?  O que devo fazer caso seja possível?

 

Desde já meus agradecimentos.

 

Valdinei dos Santos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tendo um DVR stand alone com as devidas câmeras, porém tendo 01 câmera IP wireless. Meu questionamento é: Estando essa câmera (IP) no roteador, consigo ter acesso as imagens pelo DVR e gravar as imagens no HD?  O que devo fazer caso seja possível?

 

Sim, deve ser possível se a câmera e DVR forem compatíveis. Algumas usam soluções específicas, mesma marca ou modelo por exemplo. Mas grande maioria suporta o ONVIF, logo sendo configurado corretamente você deve conseguir gravar. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, deve ser possível se a câmera e DVR forem compatíveis. Algumas usam soluções específicas, mesma marca ou modelo por exemplo. Mas grande maioria suporta o ONVIF, logo sendo configurado corretamente você deve conseguir gravar. 

Ok, obrigado pela dica. Vou tentar a configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!