Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Com minha idade dá para programar ?


Posts recomendados

Que bom! Mais um interessado!

 

Programação não é difícil, o mais difícil é escolher entre tantas opções hoje disponíveis. Procure focar no seu interesse: programação para web, aplicativos, interação com internet ou não...
As ferramentas são amplas! Com uma pesquisa no Google você encontra uma infinidade de tutoriais, e-books e afins sobre todas as linguagem de programação. Se puder te sugerir um passo inicial, para programação de aplicativos o mais amplamente utilizado é o Delphi. Para programação via Web, recomendo o PHP.

Se joga na rede! Eu aprendi a programar em Clipper/dBase com 11 anos (é, faz muuuuuuuuuuito tempo!). Abraços e boa sorte!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato, @Correr, a dica mais importante é essa, aprender inglês vai facilitar sua vida demais em programação, não só as próprias linguagens usam a língua inglesa em sua sintaxe, mas você também vai encontrar tutoriais, livros explicativos, cursos, e etc, em inglês muito mais facilmente, e a documentação da linguagem vai sempre ter uma versão disponível em inglês, e a versão em português pode estar desatualizada ou com erros que são inerentes ao processo de tradução, e pode até ser que nem haja uma versão em português.

 

Além de que você terá acesso a uma comunidade muito maior de gente que programa na linguagem que você está usando, já que você expande da comunidade que fala a língua portuguesa pra uma comunidade global, com gente do mundo inteiro que fala inglês, portanto conseguirá ajuda muito mais fácil e rapidamente, de fato se torna muito provável que ao procurar por ajuda em inglês você descobra que alguém já teve a mesma dúvida que você e que outra pessoa já forneceu a resposta que você precisava.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 5 semanas depois...

Eu mesmo tenho 12 anos e sei a base de Python, PHP, JavaScript, além de linguagens de marcação como HTML e CSS, e a linguagem de scripts em lotes Batch (inclusive disponibilizo um curso da mesma em meu site: http://megawikitech.blogspot.com/2014/06/curso-gratuito-batch-script.html).

 

Desde que você tenha paciência, dedicação, vontade e  não só o desejo de lucrar, porque na verdade os melhores programadores não entraram nessa área com o objetivo de lucrar, eles entraram nessa área porque gostam e porque querem ser reconhecidos no que fazem.

 

E com esforço você consegue sim, aprender, comece com linguagens de marcação e lotes, depois aprenda lógica de programação e depois aprenda programação de fato, começando com linguagens altas como Python e PHP, passando pelas médias como C e indo até chegar a Assembly.

 

E você pode se tornar um ótimo programador sem gastar quase nada (exceto a conta de luz e internet). Eu por exemplo, tenho cinco cursos completos concluídos na Microsoft Virtual Academy (dois de segurança, um de HTML, um de licenciamento de ambiente, um de servidores) e todos gratuitos, esse site e o Codecademy são ótimas iniciativas para iniciantes, principalmente o Codecademy que é focado na programação.

 

Ah, e meus colegas também não fazem a mínima ideia do que é programação, se eu falasse de HTML5 pra eles, eles iriam achar que eu tô falando de uma doença sexualmente transmissível (uma pesquisa indicou que mais de 80% da população norte-americana acha isso).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá a todos.

 

Em um dos 29 (vinte e nove, sim!) cursos online que fiz - e terminei - via "Coursera", e era ultra-puxado (1), fiquei abismado ao  encontrar uma menina paquistanesa de 12 anos (2) que já tinha tirado alguns da Universidade de Stanford (3).

 

Não há idade pra começar - quase - seja o que for (uma das excepções é sexo, convém que se deixe isso pra quando se tiver mais idade, ie mais maturidade). O interesse, a força de vontade, é tudo! 

 

(1) https://www.coursera.org/course/einstein

(2) Ela era uma criança prodígio, aliás.

(3) https://www.coursera.org/courses?orderby=upcoming&search=stanfordhttp://online.stanford.edu/courses

 

EDIT

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/111577-cursos-on-line-gratuitos/page-6 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/111577-cursos-on-line-gratuitos

 

Cumprimentos a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...