Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

fsck


alexandre.mbm

Posts recomendados

  • Membro VIP

Uso Ubuntu 12.04.4 LTS em ext4. O home é ext3.

 

De uns meses para cá, a energia elétrica caiu algumas vezes (chutemos: 4), com a máquina ligada. Então, a partir de determinado dia, parece-me que todo boot tentava correção no /tmp.

 

Não dei muita atenção. Eu pensava: "afinal, se ele está fazendo, está corrigindo". Mas parece que não foi assim. Anteontem, o /home explodiu. Fiquei temporariamente sem espaço naquele ponto de montagem. Até eu reiniciar em modo de recuperação (o segundo item no menu do Grub) e executar manualmente o fsck respondendo às questões.

 

Parece que vários inodes estavam duplicados, ou com duas cabeças, apontando para mais de um arquivo. Não entendi 100%. Fui respondendo. Entendendo assim. E deu certo. Depois de umas duas verificações manuais — porque eu repeti — em cada partição afetada, parece que ficou tudo arrumado.

 

Então eu usei a conta normalmente e fiz limpeza excluindo a maioria daqueles arquivos e diretórios que haviam sido reclamados pelo fsck. Coincidiu que nada tinha importância para mim e eu mandei o que pude para o espaço, incluindo caches de navegação de Internet.

 

1ª pergunta: como saber se estou correndo risco de voltar a ter problemas graves e perder dados importantes?

 

2º pergunta: se o hardware e o software estão OK, tendo sido o episódio apenas uma eventualidade, como prevenir contra coisa tão invasiva? De fato, para sentir-me mais seguro, eu tive de descartar arquivos "reparados".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!