Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Perda de pacotes


Posts recomendados

Bom dia galera.

 

Estou com um problema na empresa em que trabalho que é o seguinte.

Temos um computador, por onde passa todos os produtos que fazemos para ser cadastrado. Acontece que este computador está perdendo pacotes AS VEZES

Por exemplo, o operador está trabalhando normalmente sem nenhum engasgo na rede. Do nada, perde a conexão e em seguida volta a funcionar. Minha rede está na seguinte maneira.

Tenho uma sala de servidores, onde tenho um rack de distribuição por fibra para outros hack.

Chegando no Switch do setor, ele converte a fibra para cabo de rede cat6A  que está ligado ao roteador.

tenho cabeamento estruturado tudo em cat6A. O cabo vai até o setor onde se encontra o computador e lá tenho uma caixinha com rj45 femea na parede.

Então faço a ligação do rack até o ponto, e do ponto até o computador, ambos os cabos são de 1.5m cat6A.

e acontece o que estou citando a cima.

Segue os testes já efetuado.

 

* troca de pet cord em ambas as pontas.

* Troquei de porta no switch para ver se a mesma não estava com problema, e continuou o mesmo problema.

* como possuo uma fibra reserva até o servidor, liguei o terminal diretamente nela e continuou o problema.

* após esses teste ficou claro que seria o cabo do rack até o terminal, mas não, fiz um varal com um cat5, testei o cabo e continuo dando o problema.

* ele funciona normal, mas as vezes de um segundo para o outro ele para de responder.

comecei a monitor via comando ping.

 

por exemplo, o endereço do meu servidor é 192.168.22.254, 255.255.255.0, sem gatway e o terminal 192.168.22.6, 255.255.255.0 192.168.22.254. sem dns.

 

a partir do servidor dou o comando:

ping 192.168.22.6 -t -l 65000 para deixa o tamanho do pacote maior, e demora em média 11 ms para alcançar o destino. e ele fica executando o dia inteiro... e ai do nada ele perde os pacotes, e depois de uns 6 a 10 pacotes, volta a responder e funcionar normalmente.

 

se alguém tiver alguma dica.

outro detalhe é de que a rede é giga, mas a placa que tem no computador é 100mb/s. não sei se interfere em algo, mas o switch é giga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia galera.

 

Estou com um problema na empresa em que trabalho que é o seguinte.

Temos um computador, por onde passa todos os produtos que fazemos para ser cadastrado. Acontece que este computador está perdendo pacotes AS VEZES

Por exemplo, o operador está trabalhando normalmente sem nenhum engasgo na rede. Do nada, perde a conexão e em seguida volta a funcionar. Minha rede está na seguinte maneira.

Tenho uma sala de servidores, onde tenho um rack de distribuição por fibra para outros hack.

Chegando no Switch do setor, ele converte a fibra para cabo de rede cat6A  que está ligado ao roteador.

tenho cabeamento estruturado tudo em cat6A. O cabo vai até o setor onde se encontra o computador e lá tenho uma caixinha com rj45 femea na parede.

Então faço a ligação do rack até o ponto, e do ponto até o computador, ambos os cabos são de 1.5m cat6A.

e acontece o que estou citando a cima.

Segue os testes já efetuado.

 

* troca de pet cord em ambas as pontas.

* Troquei de porta no switch para ver se a mesma não estava com problema, e continuou o mesmo problema.

* como possuo uma fibra reserva até o servidor, liguei o terminal diretamente nela e continuou o problema.

* após esses teste ficou claro que seria o cabo do rack até o terminal, mas não, fiz um varal com um cat5, testei o cabo e continuo dando o problema.

* ele funciona normal, mas as vezes de um segundo para o outro ele para de responder.

comecei a monitor via comando ping.

 

por exemplo, o endereço do meu servidor é 192.168.22.254, 255.255.255.0, sem gatway e o terminal 192.168.22.6, 255.255.255.0 192.168.22.254. sem dns.

 

a partir do servidor dou o comando:

ping 192.168.22.6 -t -l 65000 para deixa o tamanho do pacote maior, e demora em média 11 ms para alcançar o destino. e ele fica executando o dia inteiro... e ai do nada ele perde os pacotes, e depois de uns 6 a 10 pacotes, volta a responder e funcionar normalmente.

 

se alguém tiver alguma dica.

outro detalhe é de que a rede é giga, mas a placa que tem no computador é 100mb/s. não sei se interfere em algo, mas o switch é giga.

 

Passei por um problema parecido, e depois de muito sofrimento descobri que se tratava de um problema no keystone (Rj-45 Fêmea) que fazia a ligação da unidade. Fiz a substituição

do mesmo, e o problema desapareceu.

Visto a quantidade de procedimentos já efetuados sem sucesso, acredito que não custa nada tentar.

 

Abraço e boa sorte

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Estou com um problema parecido também, tenho um computador que apresenta perda de pacotes quando eu ping o gateway da rede e ja mudei o computador de tomada rj45, mesmo assim o problema persisti, fiz um teste enviando ping continuo para o gateway e outro para um computador da rede local ao mesmo tempo, então deu varias vezes perda de pacote no ping com o gateway, mas não no ping ao outro computador.(recomendo você a fazer o mesmo teste, assim defini se o problema é na placa)

Resumindo: Só tenho perda de pacotes na comunicação com o gateway ou quando passa através dele, mas quando ping um computador na rede interna então a comunicação fica perfeita. 

Alguma sugestão?

 

Soluções ja implementadas:

-Troca o IP

-Reiniciar a placa e o computador

-Troca de ponto rj45

-Escaneamento com antivirus

 

Hipóteses minha:

-Gateway ta conflitando com o endereço MAC da placa do pc, por alguma configuração feita no gateway que na verdade é um linux que funciona com squid para executar roteamento, pensando bem é meio difícil também essa hipótese porque não daria perda em apenas um pacote, mas em todos continuamento se fosse configuração

 

-Placa do computador está com defeito que eu considero muito difícil de ser pois no teste de ping continuo em dois host(gateway e computador da rede local) iria aparecer perda de pacotes em ambos, mas só ocorreu no gateway.

 

-Placa está funcionando incorretamente, enviando pacotes defeituosos e como squid é mais sofisticado que o outro computador que simultaneamente recebia o pacote, ele acaba rejeitando os pacotes defeituosos, acredito que um drive de rede defeituoso pode causar isso na geração do pacote.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom dia RESOLVI MEU PROBLEMA.

 

Para quem esta com esse problema, você dividi em duas camadas para resolução:

 

1 - Hardware

2 - Software/Drives/SO

 

Se for Hardware então vou explicar teste simples para diagnostica:

 

-Ping o gateway com o parâmetro -t que faz um ping continuo, sem parar no IP alvo e então veja se tem perda de pacote, se houver é porque existe erro na comunicação(não ping um IP da internet, porque muitas vezes é normal perca de pacotes na internet, só faça esse teste com IPs da rede interna)

 

-Se você mandou ping no gateway da sua rede local e deu perda de pacotes, então vamos para o segundo teste, ping um IP do computador mais próximo com mesmo parâmetro -t e verifique se tem perda de pacotes. Caso não tenha então problema é no hardware da sua placa de rede ou no cabeamento da sua rede que leva ate o gateway ou no proprio gateway. AGORA SE DEU PERDA DE PACOTES então é problema no computador, pode ser placa de rede ou no cabeamento que leva ate o switch ou drive da placa de rede.

 

PACOTE: QUANDO MENCIONO PACOTE voce PODE PENSAR EM UMA SOLICITAÇÃO PARA O IP DE DESTINO PARA SABER SE TEM COMUNICAÇÃO E ESPERA A RESPOSTA PARA SABER SE ESTA TUDO OK NAQUELE MOMENTO(ESSA DEFINIÇÃO SÓ SE APLICA Á PACOTES DE PING)

 

 

Queria explicar mais como faz testes de rede, mas tenho que trabalhar, falou galera e mais informações, pesquisa na net definição de ping, pacotes, gateway de rede, switches, cabeamento de rede e placas de rede.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um problema parecido também, tenho um computador que apresenta perda de pacotes quando eu ping o gateway da rede e ja mudei o computador de tomada rj45, mesmo assim o problema persisti, fiz um teste enviando ping continuo para o gateway e outro para um computador da rede local ao mesmo tempo, então deu varias vezes perda de pacote no ping com o gateway, mas não no ping ao outro computador.(recomendo você a fazer o mesmo teste, assim defini se o problema é na placa)

Resumindo: Só tenho perda de pacotes na comunicação com o gateway ou quando passa através dele, mas quando ping um computador na rede interna então a comunicação fica perfeita. 

Alguma sugestão?

 

Soluções ja implementadas:

-Troca o IP

-Reiniciar a placa e o computador

-Troca de ponto rj45

-Escaneamento com antivirus

 

Hipóteses minha:

-Gateway ta conflitando com o endereço MAC da placa do pc, por alguma configuração feita no gateway que na verdade é um linux que funciona com squid para executar roteamento, pensando bem é meio difícil também essa hipótese porque não daria perda em apenas um pacote, mas em todos continuamento se fosse configuração

 

-Placa do computador está com defeito que eu considero muito difícil de ser pois no teste de ping continuo em dois host(gateway e computador da rede local) iria aparecer perda de pacotes em ambos, mas só ocorreu no gateway.

 

-Placa está funcionando incorretamente, enviando pacotes defeituosos e como squid é mais sofisticado que o outro computador que simultaneamente recebia o pacote, ele acaba rejeitando os pacotes defeituosos, acredito que um drive de rede defeituoso pode causar isso na geração do pacote.

 

Se há realmente um conflito entre o MAC e o Gateway a solução é simples, basta trocar a placa (caso seja offboard), ou adicionar uma off caso use onboard.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é problema de conflito MAC, ja fiz um scaneamento de rede na qual descobrir dos os MACs da rede e não existe conflito, alem de ser muito difícil conflitos de MAC pois cada fabricante tem seu range de MAC, só placas de fabricantes chineses e vagabundos que podem causar esse problema ou VMs(Maquinas virtuais).

 

Para quem quiser um scanner de rede eficiente e que traga informações sobre os MACs das placas de rede, IPs, Fabricante da placa e outras informações pode usar:

 

-Advanced IP Scanner

 

E O MEU PROBLEMA JÁ FOI RESOLVIDO, MAS NAO SEI EXPLICAR COMO RESOLVI, APENAS FIQUEI FAZENDO TESTE NO PC, MANDANDO PINGs CONTÍNUOS NOS IPs da rede para mapear a causa, Então quando fui vê o problema estava resolvido, eu tenho um proxy na rede e um gateway centralizado no linux CentOS e rodando o Squid.

 

Mas pessoal continuem respondendo possíveis causas para um problema assim, porque um belo dia não muito distante vai ter um caboclo da informatica com esse mesmo B.O e o conteúdo, soluções possíveis aqui vão poder ajudar!

Valeu, Falou pessoal

Qualquer novidade sobre esse assunto vou comentar aqui e continuar acompanhando o tópico para discutir a soluções para esse problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...