Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Multímetro não mede resistência


nick4xd

Posts recomendados

Olá pessoal, comprei um multímetro de 18,00 bem parecido com esse

 

tester.jpg

 

Acontece, que o ohmímetro dele parou de funcionar, fica sempre dando fundo de escala (1) mesmo quando não estou medindo nada, e isso em qualquer escala, seja 2M ou 200R

 

Não sei porque, foi do nada.. Sei que esses multímetros não prestam, mas não faz nem 1 mês que comprei...

 

Alguém já teve problemas parecidos?
 

Ps: já me falaram de fazer um multímetro usando o arduíno, mas vai demorar para chegar, e não pretendo usar sempre como multímetro, queria ter um multímetro individual mesmo, para ficar mais completa minhas ferramentas kkk

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esses multímetros tem fusível internamente, justo para protegê-los de seus operadores quando esses acabam, por descuido ou falta de conhecimento, medindo grandezas em escala errada, assim como por exemplo medir tensão AC da tomada ou de uma bateria com a escala em ohms, ou medir corrente colocando o multímetro direto na fonte de tensão.. Abra ele e cheque a integridade desse fusível..

 

Olhe, como exemplo, a página 16 dai: http://www.demec.ufmg.br/disciplinas/ema103/Et-1001-1103.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um parecido que uso como burro de carga.

Tenho outro de melhor qualidade que só uso quando o burro de carga não apresenta a precisão desejada.

Devo ter ele há uns cinco anos e só tive que trocar a bateria de 9V e passar um pouco de lápis-borracha para melhorar alguns dos contatos.

Ah! troquei também aquelas ponteiras ridículas. O fio que vai ao neutro coloquei ponteira do tipo jacaré e incluí uma agulha grossa, fixada com espaguete retrátil na ponteira positiva. Já me espetei um pouco, mas agora ficou legal.

Quando as leituras de resistência parecem absurdas, movo bem pouco a chave, entre as conexões adjacentes para melhorar o contato ou para melhor posicionar o contato deslizante.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um Hikari desses, pouco tempo atras, usei-o para medir corrente e deixei-o de lado.

Estava usando um Minipa para medir 127v, estavam um ao lado do outro.

 

Depois de meia hora, meu projeto não funcionava, então peguei a ponta de prova mais próxima e fui medir se chegava os 127v

Adivinha? peguei as pontas do Hikari, o bichinho, por dentro, acendeu como uma lâmpada, foi até legal...hehehe

No meu, o R9 virou carvão, más ele ainda mede CA, CC e continuidade. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso bastante o multimetro, gostaria da opinião de vocês se compensa comprar um profissional e qual.. Levem em conta que necessito bastante do amperímetro, pelo menos ultimamente (medir pico de corrente durante o pulso é um exemplo)

Alguém tem boas sugestões? Não pretendo pagar 100,00 só pra deixar claro kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto da marca Minipa, está no mercado a uns 30 anos e seus aparelhos sempre foram de boa qualidade.

 

mservice_Multimetro%20Digital%20Minipa%2

O Minipa ET-1002 é um modelo básico e custa por volta de 50,00 dinheiros.

Creio que você não achará nada mais barato que isso, pelo menos não um que tenha a qualidade do Minipa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum.. E quanto a este Minipa, há algum diferencial nele em relação ao meu da Brasfort com exceção da qualidade? Amperímetro por exemplo, tem precisão maior ou é quase a mesma coisa? 

 

multimetro-digital-multifuncoes-dt830b-m

 

Entre esse Minipa ou Forceline Multímetro e Amperímetro Alicate qual indica?  

 

PROD_IMG_1020.jpg

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A precisão é a mesma.

Veja bem, Eu acho que você teve azar com esse multímetro.

A Brasforte, apesar de fabricar produtos simples, básicos e baratos, costumam ser melhor que os chineses e outros xing-lings que hoje inundam o mercado.

 

Entre o Minipa e o Brasforte só existe a diferença de escalas, e o Minipa tem melhor acabamento e pontas de prova melhores.

O Brasforte tem ainda a escala para medir onda quadrada. É muito mais fácil um Brasforte apresentar defeitos que um Minipa.

 

Geralmente as escalas mais abrangentes fazem uma melhor precisão de medidas, quanto maior a escala de medição, menor a precisão.

Imagine que você precise medir uma tensão de 380v em uma zona rural, onde as tensão são geralmente maiores ou menores que a nominal.

 

O Minipa teria uma maior precisão pois a escala mais próxima é de 600v, enquanto os outros dois tem escala de 750v.

Um aparelho com uma escala de 450v teria maior precisão que os anteriores.

 

Eu sempre digo que para aparelhos de medição, você tem que ter somente aqueles que irá usar,

O alicate amperímetro é muito importante caso você trabalhe com elétrica, más nem tanto em eletrônica, pois esse modelo aí só mede corrente em CA e os outros dois só medem corrente em CC.

 

Então eu aconselharia (caso use em eletrônica) a comprar um Minipa e depois quando estiver mais folgado compre um alicate desses.

Caso precise de um aparelho com capacímetro, é mais barato comprar um capacímetro que comprar um multímetro já com capacímetro, quanto mais medidores em um só aparelho, mais caro esse aparelho fica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá,

 

eu já queimei muitos amarelinhos, porque usava em circuitos de TV Microondas e uma deslizada e já erá,

 

então resolvi encarar a realidade e ver se dava pra fazer alguma coisa pros meus 15 pila não virar fumaça tão rápido kkkk

 

o que eu consegui fazer foi usar um zener de 5V1 1/2W com uma capinha de termo retrátil, pois ele gera tensão se receber luz.

 

coloquei o zener na entrada do chip (que recebe 200mV)

 

tem um fusível mas só protege a escala de mA, então encontrei a trilha que é ligada antes do fuse para as outras escalas, cortei a trilha e liguei depois do fuse.

 

nos pinos de entrada de tensão coloquei ainda um centelhador de 1,2KV

 

e não é que o amarelinho que durava alguns dias passou a durar anos!!!! kkkk

 

ah, os amarelinhos são baseados no chip ICL7106, se quiser implementar o que eu fiz, tem centelhador na farnel e os pinos de entrada do chip é fácil de encontrar com ajuda do datasheet do ICL.

 

Mas não me responsabilizo por danos e mau uso da informação!!!

 

Para durar mais os equipamentos, esteja sempre com a cabeça fria, se começar a ver coisas deixe imediatamente o local e só volte depois de meia hora!!!

 

Note que dificilmente um aparelho vai se danificar se ficar alí paradinho, então, sem querer ofender a ninguem nem e eu mesmo, o queimador é o usuário e isso não tem jeito de resolver! kkk

 

boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser algum resistor da escala de resistência aberto, medir resistores smd, da placa do multímetro com outro multímetro de preferência escala automática. e fazer a troca do mesmo. Antes retirar o seletor e verificar se a lamina de contado entre o seletor e a placa não soltou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Desculpem reabrir o tópico mas é por necessidade mesmo. Estou com um Hikari HM100 que deu puff aqui nas escalas de medição de tensão continua e alternada. Creio que medi algo errado mesmo. Fazendo a leitura das resistencias encontrei 2 sem nada apresentar no multitste digital e analógico. O amigo que abriu o tópico poderia nos dizer o que consta nas resistencias R22 e R23 ? Se possivel ler o que esta em cima do componente e medir com o teste digital. Agradeço muito a ajuda.Um abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...