Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reforçando a segurança em sistemas Windows


Posts recomendados

Olá,

 

Uso Linux há mais de 8 anos mas por motivos empresariais vou ter que usar Windows também, a partir da semana que vem. E como faz tempo que estou fora, estou desatualizado sobre as melhores maneiras de reforçar a segurança no Windows. Preciso de dicas, e ai vai o que tenho em mente até agora:

* Voltar a comprar o Kaspersky Internet Security;

* Usar uma VPN sempre, e adicionar o Tor quando precisar ficar no anonimato;

* Comprar o MalwarebytesPRO;

* Encriptar o disco para assegurar proteção contra ataques físicos;

* Deixar o UAC no máximo (realmente não me incomoda);

* Deixar o Windows sempre atualizado;

 

 

Dicas são apreciadas.

Grato,

 

Amarildo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se o trabalho q você vai desenvolver no windows precisa de tudo isso, então você lida com coisas muito importantes e está no caminho certo

 

 

mas no geral e a depender do usuário q você seja, basta ter o windows atualizado com um antivirus de sua preferência.. eu particularmente e com o meu uso aqui so para navegacao e etc nunca tive problemas com virus e nem coisas do tipo, mesmo usando o antivirus do proprio windows. mas com kaspesky o nivel melhora consideravelmente, se você julga necessario.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se o trabalho q você vai desenvolver no windows precisa de tudo isso, então você lida com coisas muito importantes e está no caminho certo

 

 

mas no geral e a depender do usuário q você seja, basta ter o windows atualizado com um antivirus de sua preferência.. eu particularmente e com o meu uso aqui so para navegacao e etc nunca tive problemas com virus e nem coisas do tipo, mesmo usando o antivirus do proprio windows. mas com kaspesky o nivel melhora consideravelmente, se você julga necessario.

Arrisco a dizer que você não achou nenhum vírus, o que não signifique que você nunca teve um :P

 

Isso é por causa do Marco Civil da internet?

Minha preocupação não é com o Marco Civil da Internet. Pelo menos não totalitariamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos lá!

 

Meu modelo de segurança - Tipo "Casa da Moeda":

- No que é meu só eu ponho a mão;

- Não executo pendrives, Cds e DVDs de estranhos;

- Antivírus tem que passar no teste: Clique pra ver;

- Anti Malware e addware: Malwarebytes é bom, mas sozinho não faz milagre tem que ter atenção;

- Varredura completa semanal com todas as ferramentas de defesa;

- Atualização: Não apenas do windows como também de TODOS os aplicativos instalados. Photoshop, Flash e Java já tiveram vulnerabilidades exploradas;

- Criptografia apenas em discos auxiliares ou secundários com  informações importantes;

- UAC no "médio": Nada de escurecer tela pra chamar atenção;

- Hosts: MUITA ATENÇÃO!!!! - Boa parte dos ataques ou infecções na net podem ser evitados com bloqueios simples. Nesse caso bloquear os sites é a melhor solução e para isso o windows possui um mecanismo básico e eficiente, o arquivo hosts.  Clique aqui e saiba mais. Exemplo de bloqueios: CLIQUE AQUI. Eu ainda coloquei aí o Facebook, o twitter e um monte de links AdSense do Google;

- Imagem personalizada de recuperação em disco diferente do sistema - Recovery partition  como os integradores OEM;

- Backup semanal de arquivos e configurações adicionais;

- Boas práticas na net e no uso do equipamento -  Isso, e apenas isso, já garante 80% da segurança necessária.

 

Tudo isso aí vale tanto para as versões do windows quanto para o Ubuntu, respeitados os limites de cada um.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos lá!

 

Meu modelo de segurança - Tipo "Casa da Moeda":

- No que é meu só eu ponho a mão;

- Não executo pendrives, Cds e DVDs de estranhos;

- Antivírus tem que passar no teste: Clique pra ver;

- Anti Malware e addware: Malwarebytes é bom, mas sozinho não faz milagre tem que ter atenção;

- Varredura completa semanal com todas as ferramentas de defesa;

- Atualização: Não apenas do windows como também de TODOS os aplicativos instalados. Photoshop, Flash e Java já tiveram vulnerabilidades exploradas;

- Criptografia apenas em discos auxiliares ou secundários com  informações importantes;

- UAC no "médio": Nada de escurecer tela pra chamar atenção;

- Hosts: MUITA ATENÇÃO!!!! - Boa parte dos ataques ou infecções na net podem ser evitados com bloqueios simples. Nesse caso bloquear os sites é a melhor solução e para isso o windows possui um mecanismo básico e eficiente, o arquivo hosts.  Clique aqui e saiba mais. Exemplo de bloqueios: CLIQUE AQUI. Eu ainda coloquei aí o Facebook, o twitter e um monte de links AdSense do Google;

- Imagem personalizada de recuperação em disco diferente do sistema - Recovery partition  como os integradores OEM;

- Backup semanal de arquivos e configurações adicionais;

- Boas práticas na net e no uso do equipamento -  Isso, e apenas isso, já garante 80% da segurança necessária.

 

Tudo isso aí vale tanto para as versões do windows quanto para o Ubuntu, respeitados os limites de cada um.

- Correto. No meu host só eu mexo. Crio máquinas virtuais caso alguém queira mexer no meu PC.

- Eu também não. Mas se tiver que executar, configuro o Kaspersky para tornar a execução automática de qualquer dispositivo desativada.

- Kaspersky Pure. Passado com sucesso.

- Não executo programas piratas (sou militante de software original), e tudo que entra por fontes duvidosas (amigos, parentes, e-Mail, chefe, sites desconhecidos) é cautelozamente analisado e posto em sandbox caso ainda tenha dúvidas.

- Essa era uma prática minha quando usava Windows no passado. Eu tenho ainda os CD's de Boot de vários antivirus (Kaspersky, Avira, GDATA, Bitdefender) e escaneava com todos eles a cada Domingo. É demais, eu sei.

- Básico do básico.

- Faço em todos os discos.

- UAC no máximo! :D hehehehe

- Ótima dica. Apenas vou remover os maliciosos pois não pertenço a nenhuma rede. O cabo da NET entra no modem e sai dele pra entrar diretamente ao PC. Pretendo comprar um Firewall físico mais tarde.

- Depende da sensibilidade dos dados. Eu faço backup sempre que algo importante é mudado. Já aconteceu de eu planejar meus backups sempre no Domingo e problemas ocorrerem no Sábado :P

- Apenas faltou citar quais boas práticas são essas. Eu já as conheço, mas quem vem de fora pode não saber de todas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...