Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não liga totalmente - possível problema na fonte?


Posts recomendados

Olá galera, sou novo no fórum e espero estar seguindo as regras.

Estou com um problema no meu computador, que ja aconteceu anteriormente com um anterior, então acho que isso pode ser um problema conhecido.

Tenho um computador em que a configuração basicamente é um Intel Core2Quad Q6600, Nvidia GTX 550ti, 1 HD 320 GB e a Placa mãe GigaByte P35c-DS3r, com 4 pentes de 1 GB de RAM, a fonte é uma Zalman 460B-APS. A configuração do PC anterior não vem ao caso, pois era totalmente diferente e ja faz alguns anos.

Bem o que ocorre é que após alguns anos de uso, o computador passou a desligar sozinho esporadicamente e estranhamente, ele só desligava quando estava sem uso, basicamente quando não tinha ninguém mexendo nele, com uso intenso por outro lado, o problema não acontecia(coincidência? Certamente não é nenhuma configuração no Windows). Após alguns dias com esse problema, passou a não ligar regularmente, necessitando que eu desligasse o computador da energia e religasse. Acontece que nos últimos dias, passou a efetivamente não funcionar mais, acontecendo de quando eu tento ligar o computador, os LEDs e ventoinhas ligam e permanecem ligados, mas não acontece nada além disso.

Desmontei totalmente o computador e o limpei, troquei a pasta térmica e após montar tudo de novo, o problema continua acontecendo. Abri a fonte e percebi que tem pelo menos 2 capacitores estufados, o que me leva a crer que esteja aí o problema.

Antes de trocar a fonte tenho algumas dúvidas:

1- De fato é a fonte que pode estar causando esse problema ou pode ser que algum componente defeituoso estragou a fonte e está causando isso?

2-A fonte pode ser utilizada com capacitores estufados?

3-Se instalar uma fonte genérica de uns 400W posso danificar algum componente da máquina?

4- Como o PC é velho, não pretendo mais fazer nenhum upgrade nele. Andei pesquisando e encontrei como alternativas a Zalman 500-LE e a Corssair CX430, ambas na faixa de preço de 200 reais com frete incluso. Qual fonte mais barata atualmente posso utilizar com essa configuração?

Vou fazer mais alguns testes com um PC antigo que eu tenho, mas pela "idade" dele, os testes podem não ser os mais precisos.

Obrigado a todos desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  1.  Pode mesmo ser a fonte, acho que você já dever ter feito, mas teste com as memórias separadas também;

 Ela pode até ligar, porém sem os capacitores mais componentes tendem a queimar;

 O ideal é instalar uma fonte de marca conhecida como as que você citou a abaixo, a fonte de 400w genérica não vai apresentar problemas instantaneamente, e sim com o tempo em uso; 

 Enquanto a fonte, a Zalman é mais potente, contudo não conheço essa marca, se fosse eu, ficaria com a Corsair.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todas as informações que o Arley Jean te passou estão corretas.

Mesmo que a fonte funcione com os capacitores estufados, evite utilizar pois, estará trabalhando com um sistema cheio de instabilidades e causando danos a outros componentes de seu computador.

A fonte CORSAI é uma das mais recomendadas então poderá comprar sem medo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você informou que este problema vem se agravando e terminou por não iniciar mais o computador, além da fonte que esta com problemas, e você deve troca-la, ainda assim não é certeza absoluta que seu computador irá iniciar normalmente pois, o uso da fonte em condições ruins de forma contínua pode ter danificado componentes da placa mãe. Uma alternativa é testar com uma fonte genérica mesmo e se ligar normalmente, ai sim, adquira uma fonte de boa qualidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas, galera!

Fiz alguns testes, mas não tinha postado ainda porque estou sem internet em casa a mais de 20 dias(!). Postando agora do trabalho.

O problema na verdade não é que não dá vídeo, mas sim ele reiniciando automaticamente, antes de aparecer o vídeo.

Testes com a fonte genérica:

Formas testadas:

Ligado no filtro de linha com todos os componentes ligados - Problema continuou.

Ligado diretamente na rede elétrica com todos os componentes ligados - Iniciou a primeira vez normalmente, depois o problema continuou.

Ligado diretamente na rede elétrica com todos os componentes ligados, dando start com chave de fenda diretamente pela placa mãe - Problema continuou

Ligado diretamente na rede elétrica com 2 pentes de memória e sem drive óptico, dando start com chave de fenda diretamente na placa mãe - Funcionou perfeitamente.

Ligado diretamente na rede elétrica com os 4 pentes de memória e sem drive óptico, dando start com chave de fenda diretamente na placa mãe - Funcionou perfeitamente.

Testes com a fonte atual:

Ligado diretamente na rede elétrica com todos os componentes ligados - Problema continuou.

Ligado diretamente na rede elétrica com todos os componentes ligados, dando start com chave de fenda diretamente pela placa mãe - Problema continuou

Tudo indica que o problema está na fonte mesmo, mas vou precisar fazer mais testes. Quando vi meu computador funcionando de novo não resisti e fui jogar Dark Souls e matar a saudade que era muita.

Não vou continuar usando a fonte genérica por muito mais tempo, porque os fios não alcançam se ela ficar instalada dentro do computador, tive que deixar ela do lado de fora do case(!!!).

Uma nova dúvida surgiu, vale a pena tentar trocar os capacitores na fonte com problemas??

Obrigado e abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...