Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de roteadores X rede


Posts recomendados

Olá pessoal, Bom dia,

 

 

Mais uma vez retorno ao fórum para pedir ajuda, anda meio corrido para ajudar em outras áreas.

 

Vamos lá, o caso é o seguinte:

 

Estou com uma rede que está configurada da seguinte forma:

 

1 Modem adsl

 

1 Roteador Asus (wireless) RT N56U

 

2 Tp-Links (wireless) Tp1 e Tp2 WR841ND(BR) V8

 

E eles estão ligados da seguinte maneira:

 

Modem

    /\

  Asus

  /\    /\

        Tp1   Tp2

Liagdos via cabo.

 

Nesta configuração a internet está tendo saída nos PCs que estão ligados na rede, seja no Asus ou nos Tps, isso não é problema.

 

O problema está no caso de que as máquinas que estão ligadas no Asus não enxergam as máquinas que estão ligadas nos Tps e vice-versa,

O server de arquivos que está com os documentos que as máquinas ligadas aos Tps precisam não o enxergam acessar e tal.

 

 

O que eu consegui verificar

 

a configuração de rede do Asus é seguinte

 

IPs 192.168.1.x

Mask 255.255.255.0

 

 

As dos Tps

IPs 192.168.0.x

Mask 255.255.255.0

 

 

Só que aí rola o seguinte:

-- se eu SETAR o pool de IPs nos Tps para o mesmo do Asus 1.x e Mask igual o roteador não deixa,

-- se setar antes de pegar o IP do ASUS ao entrar na rede do ASUS o Tp muda para 0.x

Nestas situações mantém o Mask.

 

 

 

Daí eu questiono:

 

Se alterar o Mask para 255.255.0.0 ele resolve esta treta?

 

O que faço para que:

 

Fiquem todos na mesma faixa e se enxergando para acessarem as pastas e arquivos?

 

 

Eu sei que poderia por os Tps como repetidores do Asus, mas isto vai sobrecarrega-lo e trava-lo?

 

São +/- umas 25 máquinas que deveriam ser distribuídas entre os três roteadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mudar a máscara não resolve, principalmente se você estiver usando a porta WAN.

 

O ideal é você ou utilizar os roteadores como APs (procure no fórum) ou então substituir os roteadores por APs.

 

Você pode visitar o tópico do gargoyle ou dd-wrt que com eles, você transforma os roteadores em APs. (Claro fazendo as devidas configurações. Ambos possuem tópicos próprios)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...