Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock MB Asus m5a88-m + FX6100 + ATI XFX 7850 2gb


lowagite

Posts recomendados

Pessoal tenho essa configuração ASUS M5A88-M / FX 61003.3Ghz / 8gb Corsair XMS3 1600Mhz / Corsair HX620w Modular / ATI XFX 7850 2GB

Cooler do processador padrão, eu poderia fazer um oveclock no processador e vga? via bios ou algum programa? Meu pc não tem o desempenho esperado, não sei porque, gostaria de fazer overclock para ver se resolveria esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@lowagite,

 

Seu processador e da série FX ou seja tem o multiplicador de clock desbloqueado.Assim você pode tanto subir o clock da cpu quanto baixar.

Fazer over você pode sem problemas.Na VGA ao instalar o catalist da AMD( conjunto de drivers da VGA) na versão adequeada para sua 7850 tem uma opção dentro do aplicativo chamada "Desempenho" que lhe permite alterar os valores de clock da GPU e das memos da sua VGA.

 

Mas a tudo isso deve-se levar em conta alguns pequenos detalhes: A refirgeração do seu gabinete deve ser eficiente.Ou após o overclock do cpu e vga as temperaturas vão subir o que é normal.Mas se o gabiente for mal resfrigerado isso gera uma bolha de calor dentro dele ocasionanto travamentos e resetes aleatórios em função da alta temperatura.

Assim é interessante voce postar aqui o que você tem de coolers adicionais no seu pc.E nos dizer em que disposição eles se encontram.

 

Over hoje em dia é mais prático do que antes mas não deixa de requerer certos cuidados.Simples, mas indispensáveis.

 

Deixe mais informações aqui que teremos a maior alegria em te ajudar.

 

Outra coisa, existem bons tópicos sobre over em cpu e vga aqui mesmo no fórum.Dá uma procurada.Caso após procurar a dificuldade ainda persistir é só perguntar aqui.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@iky_the_cat

Tenho um gabinete Cooler Master HAF912 com um cooler frontal que não lembro a medida e um traseiro, acho que são ambos de 120mm, eles vieram com o gabinete,eu gostaria de saber o que eu mudo na bios para fazer over no processador, estou esperando chegar pasta térmica que importei e irei pegar um sistema de refrigeração a agua da cooler master que um amigo tem, para ai sim fazer over no processador, na vga ja aumentei um pouco o Clock da GPU para 1000mhz e o Clock da memória para 1275mhz porém não notei melhora nenhuma, e a temperatura ficou minima coisa maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lowagite

 

Essa melhora que você não sentiu deve-se ao fato de sua placa de vídeo já ser bastante poderosa.Assim só se notaria algo jogando em altíssimas resoluções e usando algum aplicativo para medição de FPS (Quadro do segundo no jogo).

 

Quanto ao over no seu processador, e bem simples pois você tem um CPU com multiplicador de clock destravado feito exatamente para que se possa aumentar as frequências de clock dele.No BIOS na opção onde se vê CPU ou Overclock ou onde se pode fazer ajustes no CPU basta você procurar a opção de multiplicador e vcore. Aumente de pouco em pouco o multiplicador.No caso o valor padrão do seu processador é de 16.5(multiplicador padrão ) x 200 (frequência base) onde temos:

 

16.5 *200=3.300 MHZ ou 3.3GHZ.

 

Se você aumentar para 17*200=3400MHZ e assim sucessivamente.

Mas lembre-se que mesmo sendo um processador para overclock vai chegar um ponto que será necessário um aumento no Vcore que é a tensão do núcleo do processador.Se aumentar o clock demais e o processador não estabilizar é sinal de que o Vcore precisará ser aumentado, ou seja, deverá fornecer um pouco mais de energia para que ele funcione com estabilidade.Tudo feito com calma e paciência para que se consiga aumento de clock com estabilidade.

 

Existem ótimos artigos explicando tudo sobre overclock na internet.Aqui mesmo no Clube do Hardware tem um dos melhores e mais bem explicados.Dê uma boa lida antes de mexer no seu.E qualquer dúvida volte aqui pra te ajudarmos.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...