Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV HD rodando em FULL HD. Tem Problema?


alielson

Posts recomendados

Tenho uma TV de plasma (LG 42PA4500) widescreen com 1024*768p de resolução, sendo que esta resolução (1024*768) era a máxima que podia ser selecionada na resolução de vídeo do Windows (Windows 7 64 Home Premium).

Acontece que “do nada”1 eu consigo agora selecionar resoluções mais altas, teoricamente não suportadas por minha TV, como 1920*1080p!

O bom disso tudo é que visualizando fotos agora as imagens não ficam um pouco esticadas (gordinhas), o mesmo acontecendo com vídeos. E o melhor é nos jogos: consigo rodar qualquer jogo agora em 1080p (a imagem fica mais ‘lisa’, efeito só conseguido utilizando-se Anti-Aliasing x4 ou superior) e alguns jogos 16:9 como Assassin’s Creed que ficavam com tarjas pretas em cima e em baixo na resolução 4:3 original da minha TV estou jogando agora sem tarjas!

Estou feliz com isso, MAS O PROBLEMA É A DÚVIDA: será que não estou fazendo uma espécie de ‘overclock’ na minha TV fazendo ela rodar resoluções acima da suportada oficialmente e consequentemente diminuindo sua vida útil?

No momento não tenho condições de comprar um monitor gamer (o que eu tenho interesse custa mais de mil reais!) e também fica muito melhor disputar com os amigos algumas partidas de futebol (PES ou FIFA) numa tela de 42”!

 

NOTA: esse “do nada”1 aconteceu depois que alguns jogos começaram a não rodar (algum tipo de conflito com a última atualização do MSI Afterburner – Só depois descobri) e como eu havia instalado recentemente o driver 335.23 WHQL da Nvidia achei que fosse isso e reverti para o 327.23 WHQL; não adiantou. Formatei o SO, recomecei a instalar os drivers e programas e só então descobri onde era o problema: MSI Afterburner. Depois de um certo tempo, ao testar um jogo, percebi que era possível escolher a resolução 1920*1080! Atualmente estou utilizando o driver 337.50 BETA e continuo com as mesmas opções!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Não se preocupe, isso não diminuirá a vida útil do TV não!, se houvesse algum problema a imagem apagaria da tela do TV e a mensagem de "sinal não suportado" ou alguma outra mensagem semelhante de que ela não suporta a resolução enviada pelo PC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente como o colega disse, sem problemas, isso é uma característica dos aparelhos mais modernos "imaginando" que você iria usar um notebook ou outra coisa com resolução maior (caso contrário teria que diminuir e ficar esticado, como você disse). Eu tinha um projetor HD que suportava Full HD. Logicamente a resolução ainda será HD. A questão é mais técnica, imagine assim:

 

sua tv: 1024/768=1,3333... ou seja, se as resoluções abaixo fossem 1,333... sua tv poderia reproduzir sem distorcer (se suportasse, e no caso, suporta). Se for hd ou full haverá uma distorção que você pode corrigir atém mesmo com zoom da TV.

outras resoluções padrão: 800/600=1,3333...

hd: 1200/720=1,6666

full hd: 1920/1080=1,7777

 

Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!