Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador i7 4770 a 59 graus pela bios.


Ir à solução Resolvido por Edskyline,

Posts recomendados

E ai pessoal!! acabei de montar meu pc, e notei na bios que o processador esta a 59 graus, sera que essa temperatura é a correta? ou eu montei alguma coisa errada, usei a pasta térmica que vem no próprio dissipador da Intel. obrigado a quem poder me ajudar!

Se esta temperatura for em IDLE, ou seja, com o processador em carga mínima, ocioso, está alta e muito! Você tentou utilizar algum programa de monitoramento que não seja o da própria BIOS? teste outros como o AIDA64, por exemplo, e veja se confirma essa temperatura. Outra coisa, O COOLER STOCK da Intel é muito fraco, especialmente pra essa quarta geração core da Intel, que tem sido relatada como bem quente. Recomendaria você instalar um cooler melhor. Como não vai fazer over, sugeriria um Cooler Master Hyper 212 evo, que já deve dar uma boa melhorada. Com relação ao composto térmico pegue uma Arctic Silver 5, ou se não se sentir seguro na aplicação, já que ela contém prata, pegue uma Arctic Cooling MX-4, que é livre de metais e atua tão bem quanto a Arctic Silver na dissipação do calor.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se esta temperatura for em IDLE, ou seja, com o processador em carga mínima, ocioso, está alta e muito! Você tentou utilizar algum programa de monitoramento que não seja o da própria BIOS? teste outros como o AIDA64, por exemplo, e veja se confirma essa temperatura. Outra coisa, O COOLER STOCK da Intel é muito fraco, especialmente pra essa quarta geração core da Intel, que tem sido relatada como bem quente. Recomendaria você instalar um cooler melhor. Como não vai fazer over, sugeriria um Cooler Master Hyper 212 evo, que já deve dar uma boa melhorada. Com relação ao composto térmico pegue uma Arctic Silver 5, ou se não se sentir seguro na aplicação, já que ela contém prata, pegue uma Arctic Cooling MX-4, que é livre de metais e atua tão bem quanto a Arctic Silver na dissipação do calor.

Abraço.

Instalei o AIDA64 e no inicio da instalação apareceu uma mensagem dizendo que minha placa mãe é desconhecida e reportar erro, instalei o evereste ontem e apareceu a mesma mensagem e o programa nem funcionou, fiz uns screens antes e depois de um jogo, testei com o jogo RAGE por 15 minutos que é bem pesado. segue abaixo:

20fax5i.png

e depois de 15 minutos:

2nh2cjp.png

 

Já com o AIDA64 apareceu outra temperatura, porque será, pelo easytune que vem com o cd de driver da placa mão, fica em 33 graus em idle e quando joguei o rage foi a 67 graus, tenho uma pasta térmica aqui em casa da marca IMPLASTEC dessas mais baratas.2553zpl.jpg

To afim de remover toda pasta que venho com o cooler box e aplicar ela, tenho um core 2 duo E4500 que fica a 28 graus em idle com essa pasta.

pelo menos pra testar, até poder comprar um cooler descente.

Mais uma duvida, qual a temperatura máxima que o i7 4770 suporta, vi uns testes de overclock com um i5 chegando até 99 graus.

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, as temperaturas pelo AIDA estão boas para o cooler box. Só fique ligado no núcleo 3 e 4, que estão mais altos. Veja se fica sempre assim ou se todos eles oscilam (o que é normal). Se os dois últimos realmente estiverem mais altos, pode ser que a pasta TIM tenha sido mal aplicada internamente. No momento não teria problema, até porque esse processador não faz over. Em alguns casos, quando um núcleo fica a 60 e o outro a 80, o pessoal faz o delid. 

 

Mas não aplique a implastec. Acho que vai ficar pior do que a pasta pré-aplicada. Compre uma MX4, que deve custar uns 25 reais. mas tudo isso é só ganbiarra, porque você só vai ficar realmente tranquilo depois que comprar um cooler separado. Mas não economize muito, pois está arriscado a ficar igual. Num kit desses, pelo menos uns 70 reais você tem que separar para o cooler (o Kabum chega a vender alguns modelos sem cooler, mais barato, por causa disso) Não que vá mudar muito com o cooler novo, mas a temperatura não oscila tanto e não passa de uma certa temperatura. Tipo o meu, que não passa de 65ºC, nem no verão de 40 graus. Ele fica estável entre os 40ºC e 60ºC. Eu já nem olho mais temperatura.

 

Fica mais seguro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Instalei o AIDA64 e no inicio da instalação apareceu uma mensagem dizendo que minha placa mãe é desconhecida e reportar erro, instalei o evereste ontem e apareceu a mesma mensagem e o programa nem funcionou, fiz uns screens antes e depois de um jogo, testei com o jogo RAGE por 15 minutos que é bem pesado. segue abaixo:

20fax5i.png

e depois de 15 minutos:

2nh2cjp.png

Já com o AIDA64 apareceu outra temperatura, porque será, pelo easytune que vem com o cd de driver da placa mão, fica em 33 graus em idle e quando joguei o rage foi a 67 graus, tenho uma pasta térmica aqui em casa da marca IMPLASTEC dessas mais baratas.2553zpl.jpg

To afim de remover toda pasta que venho com o cooler box e aplicar ela, tenho um core 2 duo E4500 que fica a 28 graus em idle com essa pasta.

pelo menos pra testar, até poder comprar um cooler descente.

Mais uma duvida, qual a temperatura máxima que o i7 4770 suporta, vi uns testes de overclock com um i5 chegando até 99 graus.

Obrigado!!!

Suas temperaturas em IDLE estão boas, ainda mais por estar usando o cooler STOCK. Você removeu a pasta que vem pre-aplicada nele para utilizar esta da implastec? Se sim, por que fez isso? Com relação as temperaturas após o jogo apenas o núcleo 3 está realmente elevado, os cores 1, 2 e 4 são praticamente idênticos. Agora o ideal seria você monitorar as temperaturas durante o jogo, pois ainda que esta marcação seja pouco depois de ter fechado o jogo da uma diferença significativa. O esquema de remover o dissipador de metal do CPU eu não recomendaria, pois apesar do pessoal estar conseguindo bons resultados você perde a garantia de 3 anos da Intel. Além disso é preciso ter um conhecimento razoável e bastante segurança na hora de executar esse procedimento. Volto a recomendar uma pasta de qualidade, Arctic silver 5 ou Arctic cooling MX-4 mais um cooler básico, como o CM hyper 212 evo, já que você não vai fazer over.

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Também tenho o mesmo processador, com o desprezível e vergonhoso cooler stock da intel (brincadeira um i7 vir com um cooler tão tranqueira)

 

Fui na BIOS só para confirmar e afirmar que infelizmente as temperaturas ficam em torno disso mesmo:

 

Temperatura Ambiente         20 ºC

Temperatura da placa mãe  31ºC

Temperatura da CPU pela BIOS começou em 48 e foi subindo até 54 ºC isso só na tela da BIOS

 

Pelo jeito o negócio para nós é trocarmos o cooler e colocarmos algo decente, se na BIOS tá nessa temperatura, imagine na hora dos jogos, conversão de vídeo, autocad e etc

 

ABraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tenho o mesmo processador, com o desprezível e vergonhoso cooler stock da intel (brincadeira um i7 vir com um cooler tão tranqueira)

Fui na BIOS só para confirmar e afirmar que infelizmente as temperaturas ficam em torno disso mesmo:

Temperatura Ambiente 20 ºC

Temperatura da placa mãe 31ºC

Temperatura da CPU pela BIOS começou em 48 e foi subindo até 54 ºC isso só na tela da BIOS

Pelo jeito o negócio para nós é trocarmos o cooler e colocarmos algo decente, se na BIOS tá nessa temperatura, imagine na hora dos jogos, conversão de vídeo, autocad e etc

ABraços

é manolo seu caso ta tenso faça como eu crie um intelmaster kkkkkkkkkkk batisaro ela assim aqui no forum um cooler box com dissipador intel e um cooler da cooler master de processador 775 gambiarra all star kkk se quiser da uma olhada ai

http://forum.clubedohardware.com.br/index.php?/topic/1069366-duvida-de-cooler-775-cooler-master-em-placa-mãe-1155

mais uma dica tava no shop fui numa loja de informatica e vi esse cooler la dando sopa custou 22 pilas mais puts perfeito com a combinação do intelmaster com esse cooler consegui colocar no sistema 32 graus o pc em repouso e 33 graus na bios eeeee kk ta ai as fotos do cooler

vypyha5u.jpg

eqegu7uq.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Também tenho o mesmo processador, com o desprezível e vergonhoso cooler stock da intel (brincadeira um i7 vir com um cooler tão tranqueira)

 

Fui na BIOS só para confirmar e afirmar que infelizmente as temperaturas ficam em torno disso mesmo:

 

Temperatura Ambiente         20 ºC

Temperatura da placa mãe  31ºC

Temperatura da CPU pela BIOS começou em 48 e foi subindo até 54 ºC isso só na tela da BIOS

 

Pelo jeito o negócio para nós é trocarmos o cooler e colocarmos algo decente, se na BIOS tá nessa temperatura, imagine na hora dos jogos, conversão de vídeo, autocad e etc

 

ABraços

É verdade, estou começando a achar que é isso mesmo, meu processador tava indo a 59 graus no inicio pela bios também, e pelo hwmonitor ficava em 51 a 55 graus sem executar nada, quando executava um jogo chegava a 75 graus,, meu gabinete já tem um cooler lateral, dai coloquei um outro cooler na parte traseira como exaustor e acho que deu uma resolvida, agora ta ficando entre 40 e 45 pela bios e pelo hwmonitor fica a 30 graus sem executar nada, e quando rodo algum jogo não esta passando dos 65 graus, não sei se a temperatura ambiente influencia, pois moro em porto alegre e esta fazendo uns 13 graus ultimamente.

continuo sempre monitorando a todo instante para ver se a temperatura não esta subindo, e parece que deu uma estabilizada legal agora.

Vou dar mais um tempo e vou ver se consigo colocar um desses coolers com refrigeração a água, porque com certeza esse cooler box é uma porcaria mesmo.

Eu queria trocar a pasta térmica, mais ainda não mexi pra ver, li no manual do processador que se a pasta térmica que acompanha o cooler original for removida o processador perde a garantia de 2 anos, sera que é verdade? enquanto isso vou continuar fazendo os meus testes, por enquanto não esta acontecendo nada de anormal, o PC ta rodando lisinho, a unica coisa que esta acontecendo e me deixando intrigado e com meu HD, mais vou abrir um tópico la na área correta pra ver se alguém me ajuda, Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade, estou começando a achar que é isso mesmo, meu processador tava indo a 59 graus no inicio pela bios também, e pelo hwmonitor ficava em 51 a 55 graus sem executar nada, quando executava um jogo chegava a 75 graus,, meu gabinete já tem um cooler lateral, dai coloquei um outro cooler na parte traseira como exaustor e acho que deu uma resolvida, agora ta ficando entre 40 e 45 pela bios e pelo hwmonitor fica a 30 graus sem executar nada, e quando rodo algum jogo não esta passando dos 65 graus, não sei se a temperatura ambiente influencia, pois moro em porto alegre e esta fazendo uns 13 graus ultimamente.

continuo sempre monitorando a todo instante para ver se a temperatura não esta subindo, e parece que deu uma estabilizada legal agora.

Vou dar mais um tempo e vou ver se consigo colocar um desses coolers com refrigeração a água, porque com certeza esse cooler box é uma porcaria mesmo.

Eu queria trocar a pasta térmica, mais ainda não mexi pra ver, li no manual do processador que se a pasta térmica que acompanha o cooler original for removida o processador perde a garantia de 2 anos, sera que é verdade? enquanto isso vou continuar fazendo os meus testes, por enquanto não esta acontecendo nada de anormal, o PC ta rodando lisinho, a unica coisa que esta acontecendo e me deixando intrigado e com meu HD, mais vou abrir um tópico la na área correta pra ver se alguém me ajuda, Valeu!!!

tem nada a ver isso ai n cara perde a garantia se você lascar o produto compre uma pasta com aditivo de prata aplique e veja o resultado 13 graus ai puts aqui faz 29 30 graus todo dia e meu pc fica em idle 37 39 graus aqui em recife é quente u.u
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Trocar pasta térmica não perde garantia. O que perde a garantia é você remover o dissipador de metal do próprio processador pra reaplicar um novo composto térmico, método muito eficiente especialmente na plataforma Haswell e conhecido como "deliding".  O Delidng consiste na troca do composto térmico original que vem entre o chip do processador e o dissipador de metal que fica sobre o mesmo. Tem gente que consegue resultados assombrosamente interessantes, com ou sem overclock, mas o problema é que com isso você também remove a "cola" original que a intel usa na fabricação do chip e corre o risco de danificar os núcleos. Isso sim leva sua garantia pro buraco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trocar pasta térmica não perde garantia. O que perde a garantia é você remover o dissipador de metal do próprio processador pra reaplicar um novo composto térmico, método muito eficiente especialmente na plataforma Haswell e conhecido como "deliding". O Delidng consiste na troca do composto térmico original que vem entre o chip do processador e o dissipador de metal que fica sobre o mesmo. Tem gente que consegue resultados assombrosamente interessantes, com ou sem overclock, mas o problema é que com isso você também remove a "cola" original que a intel usa na fabricação do chip e corre o risco de danificar os núcleos. Isso sim leva sua garantia pro buraco.

sua colocação ficou meia cabreira kkk como ele ia por a pasta termica por cima do dissipador kk q vigem

como falei pode trocar a pasta termica de boas so tendo cuidado para n por d+ e transbordar e lascar o processa ai sim você perde a garantia mais tirando o cooler box n vejo problema algum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sua colocação ficou meia cabreira kkk como ele ia por a pasta termica por cima do dissipador kk q vigem

como falei pode trocar a pasta termica de boas so tendo cuidado para n por d+ e transbordar e lascar o processa ai sim você perde a garantia mais tirando o cooler box n vejo problema algum

 

Amigo acho que você que viajou.

 

Que parte não entendeu??? Vou detalhar mais. O pocessador tem dois componentes, um PCB que contem os núcleos e memória cache soldados e um dissipador metálico colado de fábrica. Nesse dissipador vem gravado (inscrito) o nome do processador, alguns códigos, país de fabricação etc... O local onde se aplica pasta térmica é exatamente em cima dessa chapa de metal! Isso é o padrão. Concorda??? O que acontece é que através do deliding você remove essa chapa metálica, usando um estilete, por exemplo, retira um composto térmico que faz o contato entre os núcleos e a chapa (existe um composto térmico preaplicado de fábrica que faz esse contato), aplica uma pasta térmica de qualidade, coloca novamente a chapa ou dissipador metálico do processador e depois de instalado no soquete você aplica pasta térmica sobre o mesmo. Só então o cooler é instalado. Fui claro ou ainda há dúvidas companheiro???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo acho que você que viajou.

Que parte não entendeu??? Vou detalhar mais. O pocessador tem dois componentes, um PCB que contem os núcleos e memória cache soldados e um dissipador metálico colado de fábrica. Nesse dissipador vem gravado (inscrito) o nome do processador, alguns códigos, país de fabricação etc... O local onde se aplica pasta térmica é exatamente em cima dessa chapa de metal! Isso é o padrão. Concorda??? O que acontece é que através do deliding você remove essa chapa metálica, usando um estilete, por exemplo, retira um composto térmico que faz o contato entre os núcleos e a chapa (existe um composto térmico preaplicado de fábrica que faz esse contato), aplica uma pasta térmica de qualidade, coloca novamente a chapa ou dissipador metálico do processador e depois de instalado no soquete você aplica pasta térmica sobre o mesmo. Só então o cooler é instalado. Fui claro ou ainda há dúvidas companheiro???

kkkk eu tive q rir nen precisava a explicação wikipedia pelo q o usuario perguntou se trocando a pasta termica perderia a garantia eu acho q ele perguntou a maneira convencional de se fazer e n remover a placa de metal e bla bla bla eu falei de dissipador cooler box entendeu? a ventoinha q vem junto ao dissipador do cpu q se tira e poe pasta em cima do processa compreendeu cidadão ?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, meu processador voltou a esquentar e eu instalei 2 programas da Intel para monitoramento,o Intel Processor Diagnostic Tool 64bit e o Intel® Extreme Tuning Utility os dois fazem um teste, "acho que de estres do processador", chegando a 100% de uso da cpu, testei os 2 programas e pelos resultado dos dois o PC passou no teste, o primeiro software o  "Intel Processor Diagnostic Tool 64bit"  fez o teste e usando 100% da Cpu, chegou no máximo a 61 graus, já o segundo software o "Intel® Extreme Tuning Utility" fez o teste também usando os 100% da Cpu e a temperatura do teste chegou a 81 graus no máximo, só que no final do teste ele também aprovou meu processador, disse que está dentro do padrão.

Alguém já usou algum desses programas e poderia dar algumas dicas? pois não entendo porque aparece dois resultados diferentes de temperatura.

Li em algum site que esse segundo software o "Intel® Extreme Tuning Utility" é para fazer overclocks de maneira fácil e rápida, mas só funciona nas placas mães da Intel, e a minha é gigabyte, será que teria ocorrido algum erro por minha placa não ser da Intel?

Se alguém puder me ajudar agradeço desde já, Valeu,no aguardo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, meu processador voltou a esquentar e eu instalei 2 programas da Intel para monitoramento,o Intel Processor Diagnostic Tool 64bit e o Intel® Extreme Tuning Utility os dois fazem um teste, "acho que de estres do processador", chegando a 100% de uso da cpu, testei os 2 programas e pelos resultado dos dois o PC passou no teste, o primeiro software o  "Intel Processor Diagnostic Tool 64bit"  fez o teste e usando 100% da Cpu, chegou no máximo a 61 graus, já o segundo software o "Intel® Extreme Tuning Utility" fez o teste também usando os 100% da Cpu e a temperatura do teste chegou a 81 graus no máximo, só que no final do teste ele também aprovou meu processador, disse que está dentro do padrão.

Alguém já usou algum desses programas e poderia dar algumas dicas? pois não entendo porque aparece dois resultados diferentes de temperatura.

Li em algum site que esse segundo software o "Intel® Extreme Tuning Utility" é para fazer overclocks de maneira fácil e rápida, mas só funciona nas placas mães da Intel, e a minha é gigabyte, será que teria ocorrido algum erro por minha placa não ser da Intel?

Se alguém puder me ajudar agradeço desde já, Valeu,no aguardo!!!

Os valores são diferentes por que os programas utilizam algoritmos diferentes para estressar o processador, apesar de ambos puxarem a utilização do mesmo para 100%. Dependendo do cooler da CPU, da temperatura ambiente e da ventilação e manejo de cabos dentro do seu gabinete estas temperaturas podem ser consideradas aceitáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os valores são diferentes por que os programas utilizam algoritmos diferentes para estressar o processador, apesar de ambos puxarem a utilização do mesmo para 100%. Dependendo do cooler da CPU, da temperatura ambiente e da ventilação e manejo de cabos dentro do seu gabinete estas temperaturas podem ser consideradas aceitáveis.

Em relação de a placa Mãe ser da gigabyte e não da Intel, não interfere em nada? porque li acho que no site da Intel, que o "Intel® Extreme Tuning Utility"  seria somente para placas mãe da Intel.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, meu processador voltou a esquentar e eu instalei 2 programas da Intel para monitoramento,o Intel Processor Diagnostic Tool 64bit e o Intel® Extreme Tuning Utility os dois fazem um teste, "acho que de estres do processador", chegando a 100% de uso da cpu, testei os 2 programas e pelos resultado dos dois o PC passou no teste, o primeiro software o "Intel Processor Diagnostic Tool 64bit" fez o teste e usando 100% da Cpu, chegou no máximo a 61 graus, já o segundo software o "Intel® Extreme Tuning Utility" fez o teste também usando os 100% da Cpu e a temperatura do teste chegou a 81 graus no máximo, só que no final do teste ele também aprovou meu processador, disse que está dentro do padrão.

Alguém já usou algum desses programas e poderia dar algumas dicas? pois não entendo porque aparece dois resultados diferentes de temperatura.

Li em algum site que esse segundo software o "Intel® Extreme Tuning Utility" é para fazer overclocks de maneira fácil e rápida, mas só funciona nas placas mães da Intel, e a minha é gigabyte, será que teria ocorrido algum erro por minha placa não ser da Intel?

Se alguém puder me ajudar agradeço desde já, Valeu,no aguardo!!!

tenta usar o aida64 ou o prime95 eu usei o aida64 no mei i3 com cooler adptado e chegou no maximo 59graus use o aida64 é rápido e eficiente tbn
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...