Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A fonte ideal


Asdoph

Posts recomendados

Pesquisando sobre peças para um computador (inclusive já encomendadas), fui recomendado a comprar uma GTX 770 e um processador i5 3330.
-Eu sou completamente leigo no assunto-

A GTX 770, por sua vez, tem como recomendação uma fonte de 600w ou superior, há de constar que o processador também consome 77w. Logo, seria necessário, pelo menos, uma fonte de 700w ou superior? Com a ajuda de membros do fórum e a confirmação de um técnico, fui recomendado a comprar a fonte EVGA 500 Bronze, aqui seguem suas especificações:

Modelo: 100-B1-0500-KR

Potência máxima: 500W
Fans: 01
Conector PCI-Express: 2 x 6+2-Pin
Suporte Haswell: Certificado
Eficiência: >85%
Energy-Efficient: 80 PLUS BRONZE Certified
Faixa de freqüência de entrada: 50/60 Hz
Aprovações: RoHS, UL FCC TUV, CE
tensão: 100 - 240V

Proteções:
Proteção da tensão 
Proteção contra curto circuito
Proteção de Energia
Proteção da temperatura


Pode ser que eu esteja falando algo absurdamente estúpido, mas me bateu um medo depois de ter visto os 600w atrás da caixa da placa de vídeo que já chegou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jorno Obrigado, pretendo ler depois. Estou com um pouco de pressa. (offtopic: fiquei curioso com isso em árabe na sua assinatura)

@Math.Pi Mas realmente seria necessário alguma acima de 500w? Li um pouco sobre a GTX 770 e vi que com 500w funcionaria, mas teria um risco de ser prejudicial para todo computador, mas também vi  que boas fontes de 500w não ficam para trás de algumas de 600 e 650.

@ Sim, ela consome mais ou menos 230w mesmo, mas é que achei um pouco assustador ver que recomenda no mínimo 600w (quando vi de primeira achei que consumia 600w, tomei um susto), com uma dessas calculadoras, vi que com os componentes do computador, 500w daria de sobra, mas ainda estou com um medo, afinal, não estou dentro do que é recomendado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

.... Sim, ela consome mais ou menos 230w mesmo, mas é que achei um pouco assustador ver que recomenda no mínimo 600w (quando vi de primeira achei que consumia 600w, tomei um susto), com uma dessas calculadoras, vi que com os componentes do computador, 500w daria de sobra, mas ainda estou com um medo, afinal, não estou dentro do que é recomendado.

 

Tente entender ai porque os fabricantes de placas de video recomendam fontes de muita, mas muita potencia:  10 Razões para o fabricante da placa de vídeo pedir fonte de exagerada potência     

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller Isso significa que 500w daria conta? Essa fonte tem certificado, a placa consome em média uns 230w, o i5 3330, 77w, levando em consideração que só terei 1 HD de 1TB e 1 SSD de 120GB, 8GB RAM (2x4 G.Skill Ripjaws)...

O consumo médio da GTX 770 ta bem longe de ser 230w:

http://tpucdn.com/reviews/NVIDIA/GeForce_GTX_770/images/power_average.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O consumo médio da GTX 770 ta bem longe de ser 230w:

http://tpucdn.com/reviews/NVIDIA/GeForce_GTX_770/images/power_average.gif

Ha, ha. Não cheguei a ver uma tabela dessas (eu simplesmente pesquisei de uma fonte de 500w plus bronze suportaria GTX 770, em uma das respostas vi falando que chegava a 230w). Então creio que 500w dará conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O consumo médio da GTX 770 ta bem longe de ser 230w:

 

Desculpa aí, @braconius mas você olhou o gráfico errado. Você em que olhar no gráfico escrito "Maximum" e não "Average = médio "

http://www.techpowerup.com/reviews/NVIDIA/GeForce_GTX_770/25.html No Techpowerup deu na faixa de 214w.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desculpa aí, @braconius mas você olhou o gráfico errado. Você em que olhar no gráfico escrito "Maximum" e não "Average = médio "

http://www.techpowerup.com/reviews/NVIDIA/GeForce_GTX_770/25.html No Techpowerup deu na faixa de 214w.

Será que você tem mesmo razão em recomendar maximum???

Veja a definição, citada no teste, de maximum:

Maximum: Furmark Stability Test at 1280x1024, 0xAA. This results in a very high no-game power-consumption that can typically be reached only with stress-testing applications. The card was left running the stress test until power draw converged to a stable value.

 

Ou para quem necessita de tradução:

 

Máximo: Com o software chamado Furmark, no teste de estabilidade em 1280x1024, 0xAA. Isso resulta em um muito elevado consumo de energia, não-jogo, que normalmente pode ser alcançado apenas com aplicativos de teste de esforço. A placa foi deixada a execução do teste de estresse até a potência demandada convergir para um valor estável.... 

 

Ou seja, numa situação totalmente irreal, só alcançada fora da vida normal de uma placa de vídeo, depois de algum tempo exercitada por programas especiais que dela exigem um desempenho absolutamente anormal para quem a quer para uso normal..  Se queres te enganar sim use essa especificação de máximo dai.. Caso contrário, para dimensionar, dentro da normalidade, use o valor médio ou, no pior dos casos use o valor de pico, 180 Watts, que é bem diferente de 230 Watts citados pelo demandante..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser que não chegue nesse valor e até retiro pela correção que fiz, mas então se por exemplo usar aquela calculadora eXtreme Power Supply como já é muito usada, ela refere-se à capacidade máxima da placa de vídeo por aplicativo. Então pela recomendação pela famosa calculadora está errada? O valor de pico deu 237w. Qual relevar? Ela realmente não chega com jogos em full load.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode ser que não chegue nesse valor e até retiro pela correção que fiz, mas então se por exemplo usar aquela calculadora eXtreme Power Supply como já é muito usada, ela refere-se à capacidade máxima da placa de vídeo por aplicativo. Então pela recomendação pela famosa calculadora está errada? O valor de pico deu 237w. Qual relevar? Ela realmente não chega com jogos em full load.

Você esta novamente errado.. Se colocares como config, somente a GTX770 vai dar sim como mínima potencia de fonte recomendada o valor de 237 Watts, mas tens de retirar dai o valor de 34 Watts que a calculadora computa mesmo se não colocares absolutamente nada na mesma.. Experimente lá para ver que existe uma demanda de offset, como condição inicial, ai colocada mesmo sem nada de config declarada. Essa demanda se explica pois coisas como cooler de CPU, teclado, mouse etc são colocados ai como consumo obrigatório de uma config seja qual ela for..

Subtraindo dos 237 aquele default de 34 se tem aproximadamente a demanda que o software aplica a placa, de  203 Watts, se colocado a variável System Load em 90% como o autor do software aconselha..

Como o programa é conservador esse valor de demanda para essa placa é de cerca de 230 Watts e isso se pode ver ao colocar o system Load em 100%, dizendo a calculadora que a placa sempre será exigida em seu valor de pico de demanda.( o que é uma absoluta besteira e impossível de acontecer na prática)  Ai vais ver que a calculadora diz que a placa demanda coisa de 263 Watts que deve ser subtraído do valor default de 42 Watts (agora, com 100% de system load, a demanda default sobe para 42 Watts) e o resultado vai dar 221 Watts..

Eu acho que usar system load em 90% como sugere o autor da ferramenta chega a ser conservador demais e talvez o ideal mesmo fosse baixar isso dai para 80%.

Ai o consumo default seria de 34 Watts e a demanda só com a placa fica em 210 Watts e desse modo somente a placa seria de 210 - 34 = 176 Watts em muito pouco diferente do valor de pico dos resultados já citados. ( e muito diferente dos 230 Watts pelo autor citados) ..

Use a ferramenta como o autor aconselha e estarás dimensionando a fonte com muita segurança e com uma folga bastante segura... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!