Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com rádio bosch Los Angeles


Posts recomendados

  • Coordenador

Isso pode ser defeito no decodificador de estéreo dele (CI V601 = CA1310), o ajuste do Led de estéreo é feito no trimpot R604 (foi o que consegui ler, o esquema não esta bom!).

Esse trimpot fica bem próximo do CA1310 (decodificador de estéreo), talvez o número dele não seja R604 como mencionei!, mas é o único próximo ao CI!...


PS: na entrada desse CI tem uns dois capacitores eletrolíticos, verifique/troque eles (parece ser C601 e C602)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Bom dia pessoal;

Sou fã e colecionado desses radios bosch, estou com um San Francisco e um Rio de Janeiro, ambos com o mesmo defeito.

Quando liga sintoniza o FM super bem, depois de alguns minutos a sintonia começa a chiar ate desaparecer e não sintoniza mais nada... ja troquei o Varicap e nada. tenho o esquema aqui, a fonte esta OK, alguem tem alguma dica?

Nas eletronicas que levei ninguem sabe dar um diagnostico... BCpetronzio, vi que tem bastante experiencia... pode ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@claudio rodrigo meneghim Bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Esse defeito é no diodo varicap do circuito oscilador de FM, No esquema é o D1 da placa PL06, você pode colocar ai no local, um diodo varicap BB119 ou BB203.

O BB119 você encontra no mercado livre:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-731892363-diodo-varicap-1s2790-ba125-bb-119-1sv114-1sv125-_JM

 

PS: Seria interessante trocar também o transistor V3  (BF451), e como você não mencionou, a tensão regulada pelo circuito  da placa PL12, transistor (v2000) BC338  e diodo zener V2000  BZX79 B9,1V (Zener de 9,1V)...

Se a tensão na saida desse regulador também variar, afetará diretamente na regulagem da frequência no diodo Varicap D1...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Bcpetronzio, acabei me equivocando na descrição, o componente que troquei foi o ressonador ceramico de 10.7

Agradeço muito pela ajuda, vou providenciar as peças e efetuar a substituição.

Colocarei minhas observações no fórum assim que concluír a substituição.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Estou tentando conseguir o Diodo Varicap aqui mesmo na minha cidade, as opções que deram foi  BB119 ou BB203, mas qual seria o original mesmo?

Não consigo ler no esquema.

Estarei indo para São Paulo no sábado, alguem indica alguma loja na Ifigenia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

No esquema o diodo é "1B2", desse diodo, eu não encontrei nada a respeito, os que indiquei são os que responde o mais próximo da frequência de "batimento" para a FI do FM...

Lembrando que o BB204, BB205... tem o formato de um transistor, só o BB203 e o BB119 tem o formato de um diodo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom dia pessoal, tenho boas e mas noticias...

Comprei o Varicap que o Bcpetrozio indicou, desmontei o radio, com toda delicadeza do mundo, que trampo....

Pra trocar o Varicap tem que desmontar tudo mesmo... frente... sintonizador em fim, em fim,  troquei, refiz algumas soldas só por precaução, remontei e liguei, ficou perfeito por uns 5 min, o que significa que o Varicap indicado realmente é compativel..., dai a sintonia sumiu e o led vermelho da sintonia apagou! depois de uns 2 min estralando voltou a sintonizar e ficou ciclando assim o dia todo, verifique todos os componentes e nao encontrei nenhum com mal contato... vou postar umas fotos pra todos verem... Bcpetronzio, obrigado pela ajuda... mais alguma dica?

P_20160325_101746[1].jpg

P_20160325_092936[1].jpg

Esqueci de mencionar, a tensão de alimentação da placa esta em 8,5V constante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal.

Não encontrei o transistor BF451, o equivalente que encontrei é o BF450.

A unica diferença nas especificações é o ganho minimo.

BF450 = 60

BF451 = 30

Demais parâmetros são idênticos, acha que posso ter problemas? Tenho medo de acabar inserindo mais problema no circuito.

É comum transistor dar problemas com a característica que estou descrevendo acima?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 17/04/2014 às 22:09, Bcpetronzio disse:

Sim! se o som é normal depois de ligado, esse ruído que você esta escutando é os CIs amplificadores sendo energizados...

 

O seu Pioneer, com certeza tinha o controle de MUTE, ai o som característico do CI sendo energizado é suprimido...

 

Você não deve conhecer!, mas se tiver oportunidade, verá que o amplificador TOJO GR100A produz um ruído muito superior ao que você esta escutando! Hehehe!!!...

 

Olha a relíquia ai:

equalizador-tojo-gr-100-veja-detalhes-93

 

Eram Fabulosos 100W de potência!!!

Saudades desse Tojo apesar do ruido o som dele era muito gostoso de ouvir, esse 100WRMS tirava sorriso do rosto^_^

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal.

 

Acabei de substituir o Transistor BF451 pelo BF450. na loja que comprei estava na seção obsoletos! kkkkk

Por fim, o defeito permanece, depois de alguns minutos a sintonia some e volta e some...

Se alguem tiver mais alguma sugestao... agradeço.

Abaixo fotos do conserto...

P_20160407_212409.jpg

P_20160407_212356.jpg

P_20160407_224249.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ainda não peguei nenhum caso que a troca do diodo e dos transistores não resolvessem! 

O que pode estar acontecendo ai é que os diodos que eu indiquei não são completamente compatíveis ou os dois únicos capacitores eletrolíticos dessa placa (PL06) a mesma do diodo varicap, que são os C57 e C58 ambos de 2,2uF/16V estão esgotados! tente troca-los.

Um outro detalhe que me passou aqui, é que esse conjunto de sintonia seu, esteja com impurezas no núcleo das bobinas!

Note que quando você gira a sintonia, um bastão de ferrite entra ou sai de um pistão de alumínio (bobina), experimente limpar esse conjunto com um limpa contatos tipo freon (Muito volátil), como ele congela o circuito, não energize o rádio antes da completa evaporação do freon e resíduos de água que ficam!....

Tem que resolver! Esse rádio era muito bom!

[Off-Tópic] Tenho aqui um Los Angeles II que apresentou esse defeito depois de uns anos de uso! (comprei usado) em torno de 1987, naquela época encontrava em qualquer loja essas peças!, Encostei ele depois que o motor do Tape parou de funcionar! (quase 8 anos depois) final de 1994! Mas o rádio ainda funcionava perfeitamente!. [Fim do Off-tópic]

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom dia pessoal.

Após a troca dos capacitores, limpeza com ar comprimido, funcionou bem por 1 hora, passado esta hora o defeito permanece... esse esta sendo persistente!!!

No meu outro radio "Sam Francisco" só pega 1 radio, na faixa de 103Mhz.

Se tiverem mais alguma sugestão, continuarei tentando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo Bcpetronzio, mais uma vez voce me ajudando... obrigado novamente... ja refiz todas essas soldas e o defeito permanece, ja mexi em todos os componentes com o radio ligado so pra ver se a sintonia volta e não houve reação...

Não creio que seja esse o problema.

Se tiver mais alguma sugestão... fico a sua disposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/04/2016 às 23:41, Bcpetronzio disse:

Colega @claudio rodrigo meneghim, se ele chegou a funcionar por esse tempo todo!, Comece a suspeitar de soldas ruins!

Vá com calma e ressolde toda essa placa dele! 

 

outro dia eu salvei um los angeles assim, refiz algumas soldas e voltou a funcionar.

estou com um LD243 aqui e to quebrando a cabeça. ele esta com um ruido de fundo, tipo um zumbido, independente do volume.  quando ligado no carro a situação piora ainda mais. troquei alguns capacitores que vão ligados no 12v mas nada resolveu. alguma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Olá @box1.9, esse Bosche LD243 usa dois TDA2002 como amplificador de saída, (um para cada canal), a primeira verificação seria verificar se não tem defeito em um deles, e a outra verificação (o que mais acontece), é verificar minuciosamente as trilhas próximo aos CIs e próximo as três teclas do painel frontal (FM, OC, OM), pode ter trilhas partidas ou aberta por zinabre.

Ainda não vi, mas acredito que se as chaves de comutação de faixa estiverem com mau contato com o terra (Carcaça), também pode provocar ruídos...

PS: Você não esta falando do ruido que pode ocorrer com o carro ligado né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/05/2016 às 21:30, Bcpetronzio disse:

Olá @box1.9, esse Bosche LD243 usa dois TDA2002 como amplificador de saída, (um para cada canal), a primeira verificação seria verificar se não tem defeito em um deles, e a outra verificação (o que mais acontece), é verificar minuciosamente as trilhas próximo aos CIs e próximo as três teclas do painel frontal (FM, OC, OM), pode ter trilhas partidas ou aberta por zinabre.

Ainda não vi, mas acredito que se as chaves de comutação de faixa estiverem com mau contato com o terra (Carcaça), também pode provocar ruídos...

PS: Você não esta falando do ruido que pode ocorrer com o carro ligado né?

o zumbido que falo acontece com o radio ligado na fonte e acontece tmb com o carro desligado. se eu der partida no carro então, fica impossivel!! ja testei com outros radios (bosch inclusive) e não pegam um ruido sequer! você falou para verificar os ci´s de saida né. se apenas um Ci estiver com defeito o sumbido aparece nos dois canais? vou verificar as trilhas novamente. olhei meio por cima mas não achei nada de errado. posso ter deixado passar algo. obrigado Bcpetronzio, sempre ajudando hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...