Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com rádio bosch Los Angeles


Posts recomendados

Boa noite a todos! sou novo aqui, procurei um tópico de apresentação mas não achei. ja acompanho o fórum a algum tempo, mas só agora me cadastrei. recentemente adquiri um bosch los angeles (datado de 10/1986). desmontei a frente, limpei e troquei as lampadas da frente que estavam queimadas. testei em casa com uma fonte e um falante de 4" que tenho aqui. até ai beleza, sem nenhuma novidade. quando instalei no carro percebi que o radio faz um grande estalo a hr que liga/desliga. acho que em casa não notei por causa do pequeno falante, mas como no carro tenho 4 falantes o barulho apareceu. o que posso fazer para resolver isso??

 

desde já muito obrigado

 

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim, nesse som o fio terra é comum tanto aos falantes quanto na alimentação.

Tive um desses, e ele não apresentava ruídos ao ligar/desligar! Mas o meu era só dois canais!

No meu caso coloquei um canal na traseira e outro na dianteira...

Dois falantes de 8 Ohms por canal + dois Tweeter de 8 Ohms também...

 

Observe se ele não foi modificado para "Levantar" uma antena "automática", esse fio ligado ao botão de Volume que também é o Liga/desliga, pode provocar ruídos grandes no amplificador...

 

Se você não esta usando esse recurso e nem a chave liga/desliga original (Botão de volume), o problema pode ser o CI de saída.... (TDA1510)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, nesse som o fio terra é comum tanto aos falantes quanto na alimentação.

Tive um desses, e ele não apresentava ruídos ao ligar/desligar! Mas o meu era só dois canais!

No meu caso coloquei um canal na traseira e outro na dianteira...

Dois falantes de 8 Ohms por canal + dois Tweeter de 8 Ohms também...

 

Observe se ele não foi modificado para "Levantar" uma antena "automática", esse fio ligado ao botão de Volume que também é o Liga/desliga, pode provocar ruídos grandes no amplificador...

 

Se você não esta usando esse recurso e nem a chave liga/desliga original (Botão de volume), o problema pode ser o CI de saída.... (TDA1510)

o esquema do radio é esse. as cores batem perfeitamente. :

Vermelho porta fusível.................................................................. + Bateria

Carcaça (lata)................................................................................. – Bateria

Conector Binoculo preto com verde.................... Falante Dianteiro Direito

Conector Binoculo preto com azul................... Falante Dianteiro Esquerdo

Conector Binoculo preto ,verde amarelo.............. Falante Traseiro Direito

Conector Binoculo preto ,azul amarelo.............. Falante traseiro Esquerdo

Verde com Filtro de Ruído................................................Antena Elétrica

Azul com Filtro de Ruído...........................................Iluminação Dimmer

eu não entendi o que você quis dizer com "modificado para "Levantar" uma antena "automática". ele originalmente ja tem o fio com saida para antena eletrica. eu ligo e desligo o radio no botão do volume mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

OK!, o seu Los Angeles deve ser de modelo superior ao que tive instalado...

 

Achei o meu na sucata aqui... é o Los Angeles II, ele é bem diferente desse seu ai...

A modificação que eu mencionei, é para "levantar" a antena elétrica (O meu não tinha) eu que fiz a adaptação.

Como o seu já vem com supressor de ruídos na alimentação da antena elétrica, não é por ai que vem o ruído, só pode ser do próprio amplificador dele (Não tem MUTE).

Como o seu possui 4 saídas o ruído de "ligar" deve ser bem mais perceptível mesmo!... Mas é normal, e não é defeito!...


Hoje todos aparelhos são controlados por micro controladores que "liberam" o MUTE só depois que o aparelho for completamente energizado e "pronto" para funcionar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

você acha que é normal então??? eu acho o ruido alto, mas tmb pode ser porque eu tava acostumado com um pioneer moderno que não tem nenhum ruido.

Sim! se o som é normal depois de ligado, esse ruído que você esta escutando é os CIs amplificadores sendo energizados...

 

O seu Pioneer, com certeza tinha o controle de MUTE, ai o som característico do CI sendo energizado é suprimido...

 

Você não deve conhecer!, mas se tiver oportunidade, verá que o amplificador TOJO GR100A produz um ruído muito superior ao que você esta escutando! Hehehe!!!...

 

Olha a relíquia ai:

equalizador-tojo-gr-100-veja-detalhes-93

 

Eram Fabulosos 100W de potência!!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

conheço sim BCpetronzio hehehe. tenho quase 30 anos, mas desde moleque gosto de som...

 

ah, um detalhe que lembrei agora: o radio esta ligado na saida ACC, não esta ligado no positivo direto da bateria. ele só tem positivo quando a chave é virada. isso influencia algo??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é a versão básica "Los Angeles I"

 

Bosch Los Angeles I

 

A diferença entre os modelos superiores "Los Angeles II, III e IV é na quantidade de canais, faixa de rádio e outros recursos que o seu tem ai...

obrigado Bcpetronzio. me deram a sugestão de trocar os capacitores da saida. não sei se vale a pena tentar. o que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Pela "idade" desse som, todos eletrolíticos dele já devem estar desgastados, em cada saída ele possui um capacitor de 1000uF em série com o falante, mas não acredito que a troca deles fará muita diferença não!...


O problema maior dele é que o Pino de Stand-By do CI amplificador (pino 11), esta ligado direto com o pino de alimentação dele! (pino 10). (CI TDA1510)

 

Acredito que, se o pino 10 estivesse ligado direto no fio de bateria, e o pino 11 ligado depois da chave liga/desliga, esse ruído ao ligar seria completamente eliminado ou pelo menos muito amenizado!

 

Mas não é só no Los Angeles que a ligação é assim!, No modelo Miami I, II, IV e no San Francisco também estão ligados dessa forma; Não se preocupe, o ruído não danifica os falantes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela "idade" desse som, todos eletrolíticos dele já devem estar desgastados, em cada saída ele possui um capacitor de 1000uF em série com o falante, mas não acredito que a troca deles fará muita diferença não!...

O problema maior dele é que o Pino de Stand-By do CI amplificador (pino 11), esta ligado direto com o pino de alimentação dele! (pino 10). (CI TDA1510)

 

Acredito que, se o pino 10 estivesse ligado direto no fio de bateria, e o pino 11 ligado depois da chave liga/desliga, esse ruído ao ligar seria completamente eliminado ou pelo menos muito amenizado!

 

Mas não é só no Los Angeles que a ligação é assim!, No modelo Miami I, II, IV e no San Francisco também estão ligados dessa forma; Não se preocupe, o ruído não danifica os falantes...

menos mal que esse ruido não estrague os falantes. sou muito detalhista, esse barulho me incomoda. tmb me deram a sugestão de colocar capacitores externos, ligados direto nos falantes. não sei o que fazer viu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

fiquei um tempo fora e ainda não consegui fazer o teste. ontem peguei um blaupunkt caribe e notei que o som não sai com a mesma intensidade nos 4 canais. um canal sai mais alto, e tem um leve zumbido em todos. isso é caracteristico de falha nos capacitores tmb não é???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

fiquei um tempo fora e ainda não consegui fazer o teste. ontem peguei um blaupunkt caribe e notei que o som não sai com a mesma intensidade nos 4 canais. um canal sai mais alto, e tem um leve zumbido em todos. isso é caracteristico de falha nos capacitores tmb não é???

Esse tipo de falha é comum nesses aparelhos que tem controle de volume por potenciômetro, se você conseguir acessa-los, faça uma limpeza nos potenciômetros com "Freon" (Limpa contatos).

Mais de 90% dos casos, são resolvidos....

Limpe também os potenciômetros de graves e o de agudos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

atualizando o topico. não vou comentar isoladamente, vou responder tudo junto para não poluir. vamos la:

 

o los angeles fazia barulho ao ligar/desligar. troquei os capacitores da saida (1000/10 e 100/10). aparentavam vazamentos. não resolveu o problema o ruido continua. não foi serviço perdido pois os capacitores não estavam bons. OBS: no los angeles o pino 10 e 11 do tda1510 recebem positivo juntos através da chave on/off. tmb tenho um san francisco aqui. conferi a ligação nele e é diferente. no san francisco o pino10 tem positivo direto da bateria e o pino11 recebe só quando liga o radio. penso em fazer essa modificação. o que acham???

 

ja o blaupunkt caribe apresentava diferença em volume entre os canais, mesmo com o botao de balanço e fader no centro. ao aumentar o volume o som parecia um pouco distorcido tmb. lavei os potenciomentros com limpa contato e não resolveu. troquei os capacitores da saida ( estavam totalmente vazados. um estava ate meio inchado) e o problema foi solucionado.

 

outra duvida:  vou ligar um equalizador tojo no som, porém vou liga-lo no acionamento da antena eletrica ( com rele). assim não preciso ficar apertando o botão toda vez que ligar o som. a questão é: gostaria que esse rele fosse acionando com uns 2 segundos de retardo depois que receber o sinal positivo da saida da antena eletrica. pesquisei aqui no fórum e achei um circuito bem simples, com um resistor de 560R em serie no negativo da bobina do rele + um capacitor de 470uF em paralelo a bobina do rele. fiz o teste e não funcionou. tem algum outro meio fácil de fazer isso???

 

desde já muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
o los angeles fazia barulho ao ligar/desligar. troquei os capacitores da saida (1000/10 e 100/10). aparentavam vazamentos. não resolveu o problema o ruido continua. não foi serviço perdido pois os capacitores não estavam bons. OBS: no los angeles o pino 10 e 11 do tda1510 recebem positivo juntos através da chave on/off. tmb tenho um san francisco aqui. conferi a ligação nele e é diferente. no san francisco o pino10 tem positivo direto da bateria e o pino11 recebe só quando liga o radio. penso em fazer essa modificação. o que acham???

Acredito que se você fizer a modificação na ligação dos pinos 10 e 11 do Los Angeles, ele não vai mais apresentar o ruido ao ligar/desligar, como já é no San Francisco...

outra duvida:  vou ligar um equalizador tojo no som, porém vou liga-lo no acionamento da antena eletrica ( com rele). assim não preciso ficar apertando o botão toda vez que ligar o som. a questão é: gostaria que esse rele fosse acionando com uns 2 segundos de retardo depois que receber o sinal positivo da saida da antena eletrica. pesquisei aqui no fórum e achei um circuito bem simples, com um resistor de 560R em serie no negativo da bobina do rele + um capacitor de 470uF em paralelo a bobina do rele. fiz o teste e não funcionou. tem algum outro meio fácil de fazer isso???

Acredito que não funcionou porquê a bobina do rele não estava aterrada, inverta a posição do resistor que deve funcionar...

 

Ficaria: Fio para acionar antena > Resistor > Rele > Terra...

O capacitor continuaria em paralelo com a bobina do rele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

atualizando..

 

fiz o teste com o rele de varias formas e não funciona. no los angeles mudei a ligação no tda deixando o pino 10 alimentado direto. nao mudou nada, o barulho continua.

 

arrumei mais uma sarna: um san francisco. o fm falha muito. quando mexo no bloco de sintonia o som volta a funcionar . ai fica um tempo. quando para, dou umas batidinhas e ele volta. ja refiz a solda em todo o bloco e não resolveu. alguma dica????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sobre o ruido não, por mim separando o pino de stand-by da alimentação do CI, resolveria o problema do  ruido ao ligar! O jeito é acostumar com esse ruido mesmo...

Sobre a sintonia do San Francisco,  o diodo varicap desses Bosch, (os que não possuem capacitor variável), são muito problemático.

 

Se você possui alguma sucata que funcionava perfeitamente o FM, faça a substituição desse diodo, ou do módulo completo para testar essa teoria...

 

No esquema, você identifica quem é o diodo varicap comparando com o desenho abaixo:

250px-Varicap_symbol.svg.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Que tipo de ajuste você precisa fazer?

 

Caso o dial esteja mostrando corretamente as estações de AM e as de FM estão um pouco fora (deslocadas), você tem o recurso de ajuste no capacitor variável C22, ele pode se parece com um das figuras abaixo:

 

s_MLB_v_O_f_222495826_1638.jpg

 

ou:

 

trimmer3.jpg

 

ou ainda...

 

trimercolor.jpg

 

O que tenho aqui na sucata, esta de difícil acesso! (fundo do baú)...


Na placa, o diodo varicap esta identificado como D1, se ele estiver com defeito, as estações também são mostradas fora do local correto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...